29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Não se deixe manipular pela mídia. Veja como é feito.

N
ão, não vou escrever sobre a posse do presidente Barack Obama. Todas as mídias do mundo inteiro estão tratando do assunto. O meu objetivo com o post é mostrar como a opinião pública brasileira - e vou ficar só pelo Brasil mesmo - é manipulada, distorcida e principalmente mal informada. É a cultura de "vender o produto a qualquer preço". Jornais, que disputam a tapas e cotoveladas os seus espaços, não fogem à regra. A manchete principal da primeira página é a embalagem que vai destacar o jornal nas vendas das bancas de revistas e na sua imagem institucional. É o que fica para história... E para o leitor comum.
Veja a imagem acima. São as capas dos três jornais de tiragem nacional mais vendidos. Influentes como todo grande jornal "O Globo" e a "Folha de São Paulo" não titubearam em colocar a mesma manchete para destacar a cobertura da posse do presidente norte-americano. Só "O Estado de São Paulo" (o menos lido dos três, diga-se de passagem) colocou a manchete que reflete melhor a abrangência do discurso de Barack Obama. Nada mais injusto e distorcido com a verdade do que disse Obama em seu discurso de posse.
Quem lê a manchete da Folha ou d'O Globo vai concluir que a fala do presidente teve como destaque a defesa dos gays e imigrantes. Nada menos verdadeiro. A referência feita aos gays, no discurso, foi de apenas um parágrafo onde Obama disse o seguinte:
  • "Nossa jornada não estará completa até que os nossos irmãos e irmãs gays forem tratados como qualquer outra pessoa perante a lei, pois se realmente fomos criados como iguais, certamente o amor que atribuímos uns aos outros deve ser igual também."
Sobre os imigrantes disse logo a seguir:
  • "Nossa jornada não estará completa até que encontremos uma maneira melhor de acolher os esforçados e esperançosos imigrantes que ainda veem os estados Unidos como uma terra de oportunidades, até que jovens e brilhantes estudantes e engenheiros sejam incorporados em nossa força de trabalho, em vez de expulsos de nosso país."
E foi só. Registre-se que o discurso de Obama tem dezenas de parágrafos (Copiei-o por inteiro - veja link no final do post - e preenchi cinco páginas do Word com a fonte Arial 12). E os jornais dão destaque para apenas dois parágrafos? Foi a mesma coisa com os telejornais da noite de ontem. Todos "vendendo" seus produtos e pouca preocupação com a informação ao cliente, o leitor.
O trecho onde a imprensa está colocando mais foco tem seis parágrafos e define, entre muitos outros, os principais compromissos que o presidente assumiu com a nação no seu discurso. Leia-os abaixo onde grifei o foco de cada frase:
 http://ep01.epimg.net/internacional/imagenes/2013/01/21/estados_unidos/1358798707_612346_1358798920_portadilla_normal.jpg
  • “Agora, é tarefa de nossa geração continuar o que aqueles pioneiros começaram, pois nossa jornada não estará completa até que nossas esposas, nossas mães e filhas puderem ganhar a vida de acordo com a medida justa de seus esforços”.
  • Nossa jornada não estará completa até que os nossos irmãos e irmãs gays forem tratados como qualquer outra pessoa perante a lei, pois se realmente fomos criados como iguais, certamente o amor que atribuímos uns aos outros deve ser igual também.
  • Nossa jornada não estará completa até que nenhum cidadão seja obrigado a esperar durante horas para exercer seu direito de voto.
  • Nossa jornada não estará completa até que encontremos uma maneira melhor de acolher os esforçados e esperançosos imigrantes que ainda veem os Estados Unidos como uma terra de oportunidades, até que jovens e brilhantes estudantes e engenheiros sejam incorporados em nossa força de trabalho, em vez de expulsos de nosso país.
  • “Essa é a tarefa de nossa geração – transformar esses esforços, esses direitos, esses valores de vida e liberdade e a busca verdadeira pela felicidade em algo real para todos os norte-americanos.”
É sobre essa manipulação de quem tem a responsabilidade de informar corretamente que produzi esse post. Aqueles que o lerem poderão ou não concordar comigo, mas se pelo menos um leitor começar a prestar atenção nessa distorção que os meios de comunicação de massa no impõem a cada dia bem... Já me darei por satisfeito.

Leia o discurso de Obama por inteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.