28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 7 de março de 2011

Pernambuco, o Leão do Norte, voltou a rugir forte!!!

Puxando a brasa para minha sardinha!
Não sou muito de estar falando (ou escrevendo) sobre mim mesmo, mas por algumas dicas que deixei escapar aqui e ali no blog os amigos blogueiros já perceberam que sou pernambucano. Nasci em Recife (no bairro da Boa Vista) e sou conterrâneo do meu querido amigo Gato Guga (aliás, por onde anda o meu brother desde que deixou a blogosfera?). 
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQk-CXl0L5Dj34nuDbmBZHTtupdDo8IUSuO49d_8rhM5w_2bhaBNão sou bairrista e abomino o bairrismo. Acho um atraso sociocultural, um costume assim meio primitivo, tribal... Cultivo, sim, as tradições de todos os povos e comunidades, mas me irrita e aborrece qualquer demonstração de bairrismo. Mas esse não é o foco do post. 
Voltemos a Pernambuco, terra onde nasci e fui criado. Nos meus tempos - haja memoria! - o Estado liderava a corrida de desenvolvimento no Nordeste. Recife era a 3ª cidade brasileira disparada deixando Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza atrás. Era a epoca da SUDENE em alta e dos investimentos públicos que procuravam tirar o Nordeste da pobreza extrema. No correr dos tempos esse panorama mudou e Pernambuco, pobre em recursos naturais, perdeu a condição de liderança para Bahia e Ceará.
Por isso surpreendi-me ao ler a Folha de São Paulo de ontem (domingo, 6 de março de 2011) trazendo uma extensa reportagem sobre a "Revolução Industrial Pernambucana" (clique no link para se informar). Não tinha idéia da magnitude do que está ali ocorrendo . Não pude conter certo ufanismo e principalmente uma  intima alegria pessoal por saber que a terra onde nasci volta a ocupar seu justo lugar na rota do desenvolvimento social, cultural e economico. 
Incontinenti resolvi divulgar tudo isso no blog mesmo correndo o risco de parecer um marqueteiro regionalista pelos "não pernambucanos". Estou orgulhoso do meu Estado e quem poderá criticar-me por isso?
Coloco logo abaixo trechos da materia que a Folha publicou e o link correspondente para continuidade da leitura:
  • [...] "Preencher vagas anda mais e mais difícil para as empresas instaladas no Complexo Industrial-Portuário de Suape. Uma guerra entre as empresas corre solta na região. A busca por profissionais é tamanha que há empresa oferecendo até passagem aérea só para trazer um candidato a vaga."Não há mais cordialidade entre os departamentos de recursos humanos. Estamos vivendo uma guerra por profissionais. Pagamos até passagem aérea para trazer um candidato a vaga para uma entrevista", diz Clóvis Gomes, 44, gerente de RH da Impsa."
  • "A empresa busca 178 funcionários para a fábrica de turbinas hidrelétricas, uma nova unidade que será construída em Suape para montar as turbinas da usina Belo Monte, no rio Xingu (PA). A Impsa não é a única empresa com problemas. O EAS (Estaleiro Atlântico Sul) precisa contratar 1.200 pessoas até junho."
  • "Essa oferta abundante de vagas reduziu o desemprego na RMR (Região Metropolitana do Recife) nos últimos anos. O nível de desemprego medido pelo IBGE caiu de 14,3% em dezembro de 2006 para 8,1% em dezembro do ano passado. O ritmo da geração de novas vagas acelerou-se em 2010, ano em que só a construção civil cresceu 25%. Apenas em 2010, o Estado de Pernambuco criou 113 mil empregos com carteira assinada, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)." [...] (clique aqui para continuar leitura)
Para finalizar este meu surto ufanista,  coloquei abaixo a belissima foto do Porto de Suape   e logo abaixo graficos (publicados na reportagem da Folha) que demonstram o surto de crescimento e desenvolvimento que experimenta o Estado de Pernambuco, o Leão do Norte como é "intimamente" conhecido pelos seus filhos..

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWRUia71ld3F6MlbuxBwomFqihhwKSSc7VCEQtlXI8JMECPVwZbANão me considero um "pernambucano da gema" como se diz por lá. Minhas raízes não estão completamente lá. Aliás, filho de militar, meu caso, não finca raízes. definitivas em lugar algum. Todavia passei em Recife e em Pernambuco quase toda a minha infancia, adolescencia e inicio da vida adulta. Lá me formei - na velha e sempre querida Politécnica - vivi uma das melhores fases da minha vida, enquanto estudante, como radialista esportivo na tradicional Radio Club de Pernambuco e só sai de lá  para cuidar da vida quando completei o curso de engenharia civil. Ai é outra historia que passa por Minas Gerais e Bahia. Sou pernambucano com muito orgulho sim!
http://f.i.uol.com.br/folha/publicidade/images/11064577.jpeg
Vista do canal de acesso de navios ao porto de Suape
http://www.guianet.com.br/pe/mapape.gif
http://f.i.uol.com.br/folha/mercado/images/11064470.gif 


Alceu Valença cantando o belo Hino de Pernambuco em ritmo de frevo e lindas imagens



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.