||| 29 de setembro DE 2026 ||| 3ª feira ||| Dia dos Arcanjos (Miguel, Rafael, Gabriel) ||| # Reflexão: “É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas". -- Buda . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel comemora-se a 29 de setembro. Inicialmente a data celebrava apenas o Arcanjo Miguel, mas a celebração foi alterada para comemorar os três principais Arcanjos do catolicismo. Estes três arcanjos destacam-se entre os sete anjos de Deus referidos na Bíblia, o grupo restrito dos sete espíritos puros e seres mais perfeitos alguma vez criados, que são mensageiros dos decretos divinos na Terra. Dia dos Arcanjos A palavra “Arcanjo” significa anjo principal e anjo mensageiro. Além de mensageiros, partilhando grandes novas ao mundo, os arcanjos são os protetores dos homens. A crença popular é que no Dia dos Arcanjos as pessoas recebem forças dos anjos para os meses de outono e de inverno e que o tempo do outono depende da meteorologia deste dia: se fizer sol no Dia dos Arcanjos, o outono vai ser solarengo e agradável; se fizer chuva neste dia, o outono já vai ser chuvoso e frio. Arcanjo Miguel Considerado o chefe dos anjos e o protetor do trono celeste e do seu povo, o Arcanjo Miguel derrotou o Diabo em combate, sendo visto como o padroeiro da Igreja Católica. Acredita-se que o Arcanjo Miguel é quem guarda os portões do paraíso e quem decide se uma alma entra ou não no céu. Encontram-se muitas igrejas dedicadas a ele na Alemanha, visto ter sido o padroeiro deste país. Miguel significa “quem como Deus”. Arcanjo Rafael Rafael, cujo nome significa “Deus cura” ou “medicina de Deus”, é o guardião da saúde dos seres humanos, física e espiritual, estando responsável pela proteção dos doentes. Ele surge no Antigo Testamento no livro de Tobias, a quem restitui a vista. Arcanjo Gabriel O Arcanjo Gabriel foi quem anunciou a Santa Maria a chegada de Cristo ao mundo, e quem anunciou o nascimento de São João Batista. Como mensageiro divino é representado com uma trombeta e é encarado como padroeiro dos correios. O seu nome significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Thomas Jefferson (13 de abril de 1743 – 4 de julho de 1826) foi um Pai Fundador e o terceiro Presidente dos Estados Unidos, atuando de 1801 a 1809. Ele foi o segundo vice-presidente sob o mandato de John Adams de 1797 a 1801. Jefferson foi o principal autor da Declaração de Independência e um defensor fundamental do republicanismo e dos direitos humanos. Jefferson nasceu na classe de latifundiários da Colônia da Virgínia. Durante a Revolução Americana, ele representou a Virgínia no Segundo Congresso Continental, que adotou unanimemente a Declaração de Independência. A defesa de Jefferson pelos direitos individuais, incluindo a liberdade de pensamento, de expressão e de religião, ajudou a moldar os fundamentos ideológicos da revolução. Jefferson atuou como o segundo governador da Virgínia de 1779 a 1781. In 1785, o Congresso o nomeou como Ministro dos EUA na França, onde serviu de 1785 a 1789. O presidente George Washington então nomeou Jefferson como o primeiro secretário de estado da nação, cargo que exerceu de 1790 a 1793. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Jefferson]

 

sexta-feira, 11 de março de 2011

"Empresas Perenes" é livro que deve ser lido...

https://ssl-w03dnn0929.websiteseguro.com/livrosdeprogramaca/images/8522459886.jpg
A Folha de São Paulo tem uma seção notável no seu caderno de cultura. Chama-se "Bibliografico". Na verdade é um resumo que a equipe do jornal faz, em forma de infografico, de um livro escolhido pela editoria do jornal.
Vou procurar sempre que possível colocar um "bibliografico" aqui no blog. Não gosto de indicar livros que não tenha lido. Não li esse "Empresas Perenes"
No caso presente o livro escolhido foi  "Empresas Perenes" de Francisco Gracioso publicado pela Editora Atlas (clique na imagem da capa). 
O que eu gostei no bibliográfico foi o resumo de três pontos que representam um dos melhores e mais sucintos resumos sobre os relacionamentos corporativos que ligam os processos humanistas com o princípio da busca do lucro. Leiam o que está na figura e pensem um pouquinho. Tenho certeza que irão concordar. A pergunta é: sua empresa adota essas praticas corporativas?
  •  

Arrows gif file Resumo do livro extraído do site da Cia. dos Livros: "Uma ideia em marcha". É assim que o autor define a filosofia humanista na gestão empresarial. Neste livro, resultado de uma experiência pessoal de mais de 50 anos, na Administração de Empresas de vários tipos, Francisco Gracioso procura desmistificar a falácia segundo a qual seria impossível conciliar uma filosofia humanista com uma gestão de alta performance. O século XXI será, sem dúvida, o século do humanismo nas Empresas. Cada vez mais o primeiro objetivo de qualquer empresa é garantir a sua perenidade, crescendo nos anos propícios e atravessando com segurança os períodos de estagnação no mercado. Nos próximos anos, isso dependerá da qualidade, integração e motivação dos recursos humanos com que contamos, conciliando os objetivos da empresa e os interesses pessoais de nossos colaboradores. Este livro mostra como isso é possível, através de uma cultura organizacional rica em valores humanistas que respeite as diferenças entre os seres humanos e faça delas a sua principal força competitiva. O humanismo, como filosofia de gestão, faz parte da cultura de grandes Empresas, extremamente lucrativas e que nem por isso deixam de ser bons lugares onde se trabalhar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.