15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estão "faltando" homens no DF e "sobrando" em Santa Catarina. É o IBOPE quem diz.




.Pontos para sua reflexão: pesquisas do IBOPE sobre o Brasil .

Vi na Folha de São Paulo e copiei (via scanner) as imagens abaixo para o blog. 
São três espelhos de pesquisas sobre:
  • o uso da Internet pelos brasileiros, 
  • a questão do emprego e renda em nosso país 
  • e sobre o perfil dos brasileiros relativamente ao estado civil e a taxa de fecundidade.
Todas as três pesquisas são úteis para quem deseja manter-se bem informado sobre temas de caráter generalista a respeito do Brasil. Destaco principalmente as duas primeiras. 
Para nós que somos usuários da Internet é interessante saber que o numero de pessoas que acessaram a rede e o numero de domicílios com acesso à Internet tem crescido. Foram 31,9 milhões em 2008 e 67,9 milhões em 2009. Mais que o dobro.
Sobre os empregos e a renda é do nosso interesse, também, saber que há um aumento no numero de desocupados (desempregados) de 18,3% entre 2008 e 2009 embora a renda média do trabalho dos brasileiros tenha crescido para o patamar de R$ 1.111,00.
Por fim o quadro mais curioso que é o do perfil dos brasileiros em relação ao estado civil. Nem vou comentar. Vale a pena chegar no quadrinho e explorá-lo.
Enfim, minha sugestão para quem esteja interessado é que examine as ilustrações e se o interesse aumentar acesse o site do IBOPE  que vai encontrar outras pesquisas e muita coisa interessante para conhecer e se ilustrar.



http://www.ibope.com.br/imagens/logotipo_ibope.gif
Clique no logotipo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.