||| 29 de setembro DE 2026 ||| 3ª feira ||| Dia dos Arcanjos (Miguel, Rafael, Gabriel) ||| # Reflexão: “É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas". -- Buda . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia dos Santos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel comemora-se a 29 de setembro. Inicialmente a data celebrava apenas o Arcanjo Miguel, mas a celebração foi alterada para comemorar os três principais Arcanjos do catolicismo. Estes três arcanjos destacam-se entre os sete anjos de Deus referidos na Bíblia, o grupo restrito dos sete espíritos puros e seres mais perfeitos alguma vez criados, que são mensageiros dos decretos divinos na Terra. Dia dos Arcanjos A palavra “Arcanjo” significa anjo principal e anjo mensageiro. Além de mensageiros, partilhando grandes novas ao mundo, os arcanjos são os protetores dos homens. A crença popular é que no Dia dos Arcanjos as pessoas recebem forças dos anjos para os meses de outono e de inverno e que o tempo do outono depende da meteorologia deste dia: se fizer sol no Dia dos Arcanjos, o outono vai ser solarengo e agradável; se fizer chuva neste dia, o outono já vai ser chuvoso e frio. Arcanjo Miguel Considerado o chefe dos anjos e o protetor do trono celeste e do seu povo, o Arcanjo Miguel derrotou o Diabo em combate, sendo visto como o padroeiro da Igreja Católica. Acredita-se que o Arcanjo Miguel é quem guarda os portões do paraíso e quem decide se uma alma entra ou não no céu. Encontram-se muitas igrejas dedicadas a ele na Alemanha, visto ter sido o padroeiro deste país. Miguel significa “quem como Deus”. Arcanjo Rafael Rafael, cujo nome significa “Deus cura” ou “medicina de Deus”, é o guardião da saúde dos seres humanos, física e espiritual, estando responsável pela proteção dos doentes. Ele surge no Antigo Testamento no livro de Tobias, a quem restitui a vista. Arcanjo Gabriel O Arcanjo Gabriel foi quem anunciou a Santa Maria a chegada de Cristo ao mundo, e quem anunciou o nascimento de São João Batista. Como mensageiro divino é representado com uma trombeta e é encarado como padroeiro dos correios. O seu nome significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Thomas Jefferson (13 de abril de 1743 – 4 de julho de 1826) foi um Pai Fundador e o terceiro Presidente dos Estados Unidos, atuando de 1801 a 1809. Ele foi o segundo vice-presidente sob o mandato de John Adams de 1797 a 1801. Jefferson foi o principal autor da Declaração de Independência e um defensor fundamental do republicanismo e dos direitos humanos. Jefferson nasceu na classe de latifundiários da Colônia da Virgínia. Durante a Revolução Americana, ele representou a Virgínia no Segundo Congresso Continental, que adotou unanimemente a Declaração de Independência. A defesa de Jefferson pelos direitos individuais, incluindo a liberdade de pensamento, de expressão e de religião, ajudou a moldar os fundamentos ideológicos da revolução. Jefferson atuou como o segundo governador da Virgínia de 1779 a 1781. In 1785, o Congresso o nomeou como Ministro dos EUA na França, onde serviu de 1785 a 1789. O presidente George Washington então nomeou Jefferson como o primeiro secretário de estado da nação, cargo que exerceu de 1790 a 1793. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Jefferson]

 

sábado, 4 de setembro de 2010

Acordo ortográfico em uma folha só.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUxhqbVX8IS9vv8kVSBQ0lAX4shUCRPzg0nvHYxa9JO711N_WVDUjCxGaYIuMXqms-aGT3PvIbky2IbewQw7vIGj8RxhjxjhvSNsDHPVDnWZfZHMeyeWA27Pqbdis7nlwl6sBBJTdl2zL6/s400/acordo2.jpg 
.
 .

Recebi por e-mail este quadro com um resumo das principais regras do novo acordo ortográfico para nossa língua. Achei muito prático e o transferi como imagem para o blog. De quebra conheci o blog "Dicas de Português (clique no logotipo abaixo e conheça o site) do professor Sergio Nogueira.

Venho procurando manter ativa a tag "Dicas de Português" na Oficina de Gerencia porquanto cada vez mais observo um declínio entre os jovens técnicos que lutam nos seus cotidianos pelo lugar ao sol corporativo.

É assustadora a falta de cuidados e atenção com a boa aplicação das regras do nosso idioma, na linguagem escrita, que engenheiros, advogados, jornalistas, contadores e todos os tipos de técnicos de nível superior que circulam nos ambientes dos escritórios e empresas "praticam" alegremente nas linhas dos documentos que circulam na burocracia administrativa.

Claro que existem exceções, mas são tão poucas que não chegam nem para servir de exemplo. Os erros mais comuns e triviais são cometidos pela simples falta de se dar uma olhadela no dicionário ou mesmo na internet. Sim, na internet! Atualmente a internet dispensa tranquilamente o uso de dicionários para quem deseja tirar uma duvida ou buscar uma determinada expressão.

De vez em quando venho ao blog com alguma dica que descobri ou como agora, compartilhar orientações que tenha "descoberto" a respeito da nossa língua que, reconheço, não é nada fácil. Como de resto creio são todos as demais.

Há, sim, que se estudar muito, ler muito porque é lendo que aprende mais depressas e se dedicar a não cometer asneiras gramaticais. Falar com erros e vícios embora seja desagradável ainda é aceitável, mas escrever com erros grosseiros de linguagem é imperdoável para quem teve (e ainda tem) a oportunidade de aprender. 
Clique no logotipo e visite o blog do Professor Sérgio Nogueira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.