04 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 5ª FEIRA ||| Dia Internacional da Propaganda e Publicidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Propaganda é comemorado anualmente em 4 de dezembro. A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja comercial, de bens ou de serviços. Afinal, como já diz o famoso ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Os profissionais que trabalham nesta área devem explorar a criatividade e a informação como “armas” para conseguir conquistar e persuadir os clientes finais (consumidores) a comprarem os produtos, serviços e imagens que estão a vender. A propaganda é muito importante para a economia, pois incentiva a competição entre as empresas, que buscam criar sempre produtos e serviços mais apelativos para o consumo. Atualmente, a propaganda pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, os jornais, a internet e etc. No Brasil, os profissionais da área ainda comemoram outras datas, como o Dia do Publicitário (1 de fevereiro) e o Dia do Profissional da Propaganda (17 de outubro). Origem do Dia Mundial da Propaganda Esta data foi criada em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, em 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires. Em 1937, esta data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. O reconhecimento como o Dia Mundial da Propaganda chegou apenas a partir de 1970.


Heraclito (português europeu) ou Heráclito (português brasileiro) de Éfeso (Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος, Éfeso, aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares. Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (em grego, πάντα ῥεῖ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo, em oposição ao paradigma de Parmênides) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito)

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 4 de setembro de 2010

Acordo ortográfico em uma folha só.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUxhqbVX8IS9vv8kVSBQ0lAX4shUCRPzg0nvHYxa9JO711N_WVDUjCxGaYIuMXqms-aGT3PvIbky2IbewQw7vIGj8RxhjxjhvSNsDHPVDnWZfZHMeyeWA27Pqbdis7nlwl6sBBJTdl2zL6/s400/acordo2.jpg 
.
 .

Recebi por e-mail este quadro com um resumo das principais regras do novo acordo ortográfico para nossa língua. Achei muito prático e o transferi como imagem para o blog. De quebra conheci o blog "Dicas de Português (clique no logotipo abaixo e conheça o site) do professor Sergio Nogueira.

Venho procurando manter ativa a tag "Dicas de Português" na Oficina de Gerencia porquanto cada vez mais observo um declínio entre os jovens técnicos que lutam nos seus cotidianos pelo lugar ao sol corporativo.

É assustadora a falta de cuidados e atenção com a boa aplicação das regras do nosso idioma, na linguagem escrita, que engenheiros, advogados, jornalistas, contadores e todos os tipos de técnicos de nível superior que circulam nos ambientes dos escritórios e empresas "praticam" alegremente nas linhas dos documentos que circulam na burocracia administrativa.

Claro que existem exceções, mas são tão poucas que não chegam nem para servir de exemplo. Os erros mais comuns e triviais são cometidos pela simples falta de se dar uma olhadela no dicionário ou mesmo na internet. Sim, na internet! Atualmente a internet dispensa tranquilamente o uso de dicionários para quem deseja tirar uma duvida ou buscar uma determinada expressão.

De vez em quando venho ao blog com alguma dica que descobri ou como agora, compartilhar orientações que tenha "descoberto" a respeito da nossa língua que, reconheço, não é nada fácil. Como de resto creio são todos as demais.

Há, sim, que se estudar muito, ler muito porque é lendo que aprende mais depressas e se dedicar a não cometer asneiras gramaticais. Falar com erros e vícios embora seja desagradável ainda é aceitável, mas escrever com erros grosseiros de linguagem é imperdoável para quem teve (e ainda tem) a oportunidade de aprender. 
Clique no logotipo e visite o blog do Professor Sérgio Nogueira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.