22 DE ABRIL DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DESCOBRIMENTO DO BRASIL |||

Bem vindo

Bem vindo

A famosa pintura que representa o descobrimento do Brasil com o desembarque dos portugueses é chamado "Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500", e foi pintado pelo artista brasileiro Oscar Pereira da Silva. Essa obra, concluída em 1900, retrata o momento histórico em que Pedro Álvares Cabral e sua tripulação chegaram ao território que hoje conhecemos como Porto Seguro, na Bahia. A pintura é considerada uma das representações mais icônicas desse evento histórico e faz parte do acervo do Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.


Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 – Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um nome importante na transição da primeira para a segunda geração do modernismo pelos poemas do livro Alguma poesia, e é geralmente identificado com a segunda geração modernista, apesar dele nunca ter se filiado a um projeto literário específico. Ao longo da vida, escreveu poesia intimista, filosófica, política e social, tendo composto também alguns contos e crônicas. Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões cotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época (Wikipédia)

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Roberto Carlos - 80 anos - Viva o Rei

Clique aqui e visite o site do Rei


Quem disse que o Brasil não tem realezas?

Temos duas. Dois grandes Reis; e um deles aniversaria hoje, ROBERTO CARLOS. O outro é o PELÉ. Raros os povos que veneram unanimidades em suas culturas. Roberto Carlos é uma delas, para nós os privilegiados brasileiros.

Hoje – 19 de abril - é o aniversário do Rei; oitenta anos. Não vou ter a veleidade de escrever sobre Roberto Carlos. Quero apenas registrar a minha homenagem ao artista que pontou momentos inesquecíveis em minha vida e na de milhões e milhões de fãs no Brasil e em muitos outros povos do planeta.

Poderia dizer que a minha geração (1945) foi privilegiada por viver em paralelo com a do Rei (1941). Errado! Roberto Carlos ultrapassou esse conceito geracional. Ele atinge hoje todas as gerações que o acompanham desde a década de 60 (se tiver interesse visite a página do Rei na Wikipédia - clique aqui).

Todos que viveram como adolescentes e jovens a partir dos anos 60 têm pelo menos uma música preferida no repertório de Robert Carlos. Diria mais, que a grande maioria tem várias preferidas.

Fazendo parte desse “clube” eu também tenho muitas favoritas, mas escolhi as três mais preferidas para colocar no post. Cada uma delas tem uma história para mim.

Que tal você escolher uma das suas preferidas e ouvi-la agora (clique aqui).


Nossa Senhora


Detalhes


Proposta (raridade de 1976)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.