19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 25 de abril de 2021

Cantinho do TED - A sua linguagem




Estou, com este post, criando um novo espaço, uma nova tag na Oficina de Gerência. Vai se chamar "
Cantinho do TED".

Para que não conhece, o que é o TED? 

TED é o acrônimo para Tecnologia, Entretenimento e Design

É uma organização não lucrativa cujo lema é "Ideas worth spreading" (ideias que vale a pena disseminar). Essa disseminação se dá por meio dos "TED Talks" que são palestras de até 18 minutos com pessoas que têm algo muito interessante para compartilhar.” (definição no site oficial do TED- Clique aqui (para quem não lê em inglês, use a tradução do próprio Google).

Na imagem abaixo estão os dados oficiais do TED: 

No Brasil, assim como em vários países de todos os continentes, existe pelo menos uma organização derivada do TED. 

"A TEDx Brasil é uma versão independente, não é filial, mas sua metodologia é a mesma da instituição original. "O programa TEDx ajuda comunidades, organizações e indivíduos a produzir eventos no estilo TED em nível local. Os eventos TEDx são planejados e coordenados de forma independente, comunidade por comunidade, sob uma licença gratuita do TED."  Clique aqui para conhecer o TEDxSão Paulo. 

Muito bem, apresentado o TED - para quem não o conhecia -  vamos inaugurar o "Cantinho do TED" na Oficina de Gerência. A ideia é apresentar um post por semana, trazendo vídeos de palestras sobre assuntos que estejam contidos no "core business" do blog. As palestras podem ser em inglês com legendas ou no nosso idioma quando o palestrante for brasileiro. 

Escolhi com première no Cantinho do TED a palestra intitulada "Como a linguagem modela nossa forma de  pensar" (clique sobre o link do título). A palestrante é a cientista cognitiva Lera Boroditsky

É uma palestra que, certamente, vai fazer pensar quem a assistir.


"A beleza da diversidade linguística revela para nós a engenhosidade e a flexibilidade da mente humana". (Leraq Boroditsky)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.