28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Dicas para quem evoluiu no seu organograma pessoal.


Dicas para quem subiu de caixinha

Pretende subir na carreira? Assumir as próximas "caixinhas de cima"? Melhorar sua posição na hierarquia? Aceitou ótima proposta para mudar de empresa? Ou seja, vai crescer profissionalmente mudando de ares? É com você mesmo que quero conversar.

Para quem deseja e projeta enfrentar a ascensão na carreira e enfrentar a Fórmula 1 das corridas corporativas, tenho algumas dicas.

Antes devo dizer que tenho certa experiência nesse jogo. Coloco a modéstia de lado para dizer que fiz minha carreira galgando postos por promoções e méritos, sempre buscando crescer nas diversas corporações onde trabalhei. Veja meu perfil no LinkedIn clicando aqui .

Assim sendo, gostaria de passar-lhes aquelas dicas que prometi acima: 

  • Avalie, apurando todas as informações possíveis sobre o seu novo destino, se vale à pena e como conseguir o apoio do novo grupo que vai recebê-lo. Procure saber sobre o nível de comportamento; às vezes pode estar tão baixo (corrupção, insubordinação, desleixo) que não vale o sacrifício. É melhor pular fora e declinar da proposta. Ou seja não caia no  canto das sereias.
  • Se achar que compensa "enfrentar" a corporação (partindo do princípio de que ela é saudável) assuma a função e então não se movimente com muita agitação no início da sua gestão. Não modifique layouts, mesas e divisórias. E, se possível, nem as secretárias. Adapte-se primeiro ao ambiente que encontrar. Você terá muito tempo para cuidar destas “miçangas” e "enfeites dos pequenos poderes"...

  • Nos primeiros dias deixe o ritmo antigo fluir. Seja muito mais um espectador do que um ator. Não se dê a conhecer facilmente, não tenha e nem faça "confidentes". Eles se transformarão em "clientes" e lhe “venderão” aos colegas; e depois será difícil desatendê-los.
  • Estude muito e tudo a respeito da sua nova função. Pergunte muito e queira saber tudo, do tipo Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? Só depois de haver mapeado a sua nova "selva" arrisque-se a explorá-la mais profundamente.
  • Surpreenda sempre com suas atitudes e decisões. Não se deixe ser previsível. Seus novos comandados procurarão sempre descobrir um padrão de comportamento em você.
  • Se o grupo lhe “conceder” o “certificado” de líder (sim, isso mesmo! ser líder é ser portador de um "certificado" concedido pelos liderados) finalmente chegará o momento de colocar sua marca pessoal nas operações do setor. Não perca essa oportunidade. Aja rápido. É uma zona de transição que passa como um bólido à sua frente. É neste ponto que você fará as modificações que julgar necessárias e escolherá seus “colaboradores de confiança”.

A propósito, assista o vídeo abaixo com a consultora, palestrante, Youtuber e autora de livros Maria Fernanda Amaral que aponta, nos seus conceitos, "As 5 Regras de Ouro Para Subir na Carreira



  • Não descuide um só dia de manter a pressão no ponto certo para conseguir a produtividade exigível. Aquela história de “matar um leão por dia” é verdadeira. Escolha o "leão do dia" e concentre-se nele. Se você não “matar o leão de hoje” ele vai persegui-lo para lhe devorar amanhã; e já serão dois para matar... Imagine o que ocorrerá quando você não der conta de matar todos os leões que se acumularam nos dias anteriores!

  • Embora seja importante, não valorize muito o "dar exemplos pessoais" de pequenos comportamentos e valores dos tipos: chegar antes de todos e sair depois; ser rigorosamente pontual; ser intolerante com pequenos erros e coisas que tais.
  • É mais importante você desenvolver seu trabalho e se fazer respeitar por seu estilo pessoal de convivência e definir com clareza os seus níveis e critérios de exigências nas relações profissionais e nos resultados. Seja verdadeiro, sem truques e maquiagens.
  • Respeite profundamente todos os seus subordinados, Sejam de que níveis da hierarquia forem. Goste deles, escute-os sempre com atenção e se interesse pelos seus problemas. Da mesma forma não fuja dos problemas. Eles são a grande alavanca que movimenta sua ascensão em qualquer setor da vida profissional e pessoal

  • Esteja atento à "radio-corredor", mas não valorize além da conta as informações que recebe dessas... "fontes". Procure saber as origens mais importantes das "notícias" e fique de olho nelas. Os executivos de alto nível são vítimas naturais das fake news. Quanto menos você se importar com o "noticiário" ele terá menor impacto. Não o despreze, mas não o valorize.
  • Finalmente, lembre-se sempre que lealdade é via de mão dupla. Não a reclame se não pode retribuí-la no mesmo nível. Também não exija performance de quem não tenha capacidade de cumpri-la. Lembre-se da famosa frase de Vinicius de Moraes: "Não peça muito a ninguém, porque ninguém tem muito para dar".


Para colocá-lo nas posições de destaque são muitos os padrinhos, mas depois que você estiver lá dentro da jaula, sozinho com as feras, não vai aparecer ninguém para ajudá-lo. Será você e suas circunstâncias, como disse Ortega e y Gasset




(Artigo de Herbert Drummond)

4 comentários:

  1. Excelente post! E chega num momento crucial em minha vida profissional! Foi muito útil, obrigado caro amigo HD!

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de me identificar! Sou o Frederico Calazans (Fred - Codevasf)! Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Fred, desculpe não lhe haver dado retorno antes. Quero agradecer sua visita e comentário, principalmente sabendo que lhe foi útil. Conheço sua expertise e preparo. Fico feliz em poder contribuir para sua vida profissional. Grande abraço e volte sempre. O blog é pensado, principalmente, para jovens executivos como você.

      Excluir
  3. Muito bom! Excelentes dicas para não "quebrar a cara".

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.