15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

terça-feira, novembro 27, 2012

Teste (não só) para Executivos - Conheça suas qualidades.

http://www.animatedgif.net/bulletsballs/balrouge_e0.gif

Lá fui eu novamente explorar o meu baú de coisas antigas para trazer ao blog um pouco da experiência pessoal passada ao longo da minha extensa jornada. Remexi e "achei" esse "Teste Confidencial Para Executivos" que ganhei de presente de um amigo que trabalhava na empresa de consultoria que o produziu. Como já faz muitos anos acho que não estarei "praticando" nada antiético ao reproduzi-lo aqui na Oficina de Gerência até porque "cortei" o logotipo da empresa na imagem.
Para trazer o teste ao blog tive que transformá-lo em imagens (quatro folhas) que dispus em sequencia natural. É só segui-las à medida que for respondendo. Sugiro que imprima as imagens para melhor trabalhar.
Na verdade o teste é um conjunto de quatro subtestes para avaliar qualidades e características consideradas importantes para os chamados executivos "top". As instruções para respondê-lo estão logo no início. As questões referem-se a quem esteja respondendo. Algo como atenção, liderança de grupo, atitude crítica, ambição... Ao final (sugiro que não leia antes de terminá-lo) estão as instruções sobre como interpretar as respostas.
Sugiro que respondam ao teste. Ele é muito pessoal e como o título diz é confidencial; não é nenhuma dessas pegadinhas que aparecem a toda hora na internet (inclusive não está na internet). No mínimo cada um que se der ao trabalho de respondê-lo terá oportunidade de refletir um pouco sobre uma série de questões que vivenciamos no dia-a-dia, mas não nos damos conta do que representam em nossas personalidades.
Alguns exemplos das questões:
  • Faz as coisas à sua maneira apesar dos outros
  • Não é meticuloso como poderia ser
  • Aproxima-se rapidamente dos outros
  • Julga as pessoas abaixo de si
Que tal? Eu fiz esse teste em vários momentos da minha vida profissional e o apliquei algumas vezes em colaboradores que eu desejava promover (só me utilizava das notas finais, pois o teste é muito pessoal). Posso dizer que ele tem uma ótima aproximação com a verdade daqueles que o respondem com total sinceridade e isenção. Boa sorte.

http://www.animatedgif.net/bulletsballs/balrouge_e0.gif
http://3.bp.blogspot.com/_sbMOl8tpOlE/SYhNupBiGUI/AAAAAAAAAaI/2dx4LhRxJg8/s400/testeQF.jpg





http://www.graphicsgrotto.com/animatedgifs/borders/dividers/images/agbdmisc12.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário