OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 26 de junho DE 2026 ||| 6ª FEIRA ||| dia nacional do diabetes ||| *Reflexão: “A censura é o imposto da inveja sobre o mérito". (Laurence Sterne) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Diabetes, celebrado em 16 de junho, anualmente, é uma data comemorativa em saúde criada com o objetivo de promover a conscientização sobre os riscos da doença, suas complicações, prevenção e controle. Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção da insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o funcionamento do organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do corpo. Quando a insulina não é produzida adequadamente ou não consegue realizar suas funções, o nível de açúcar aumenta e pode provocar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte. Tipos de diabetes: – Tipo 1: causada pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos diabéticos. – Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção desse hormônio. Ocorre em cerca de 90% dos diabéticos. – Diabetes gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida. – Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados com outras doenças ou pelo uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística, etc.); induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos, etc.). Sintomas: Diabetes tipo I e tipo II têm em comum sintomas como fome e sede excessiva e vontade de urinar muito mais vezes ao dia. No tipo I, podem ocorrer, ainda: – Perda de peso; – Fraqueza; – Fadiga; – Mudanças de humor; – Náusea e vômito. E no tipo II: – Formigamento nos pés e mãos; – Infecções frequentes na bexiga, rins e de pele; – Feridas que demoram para cicatrizar; – Visão embaçada.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase

 

sábado, 12 de maio de 2012

Grandes Mestres da Pintura Universal. Conheça-os.

Tela "No Terraço", de Renoir
Há tempos que estou com este site "guardado" para produzir um post sobre ele. De muitos que visitei sobre a arte dos grandes mestres da pintura universal (reunidos e à disposição de nossos cliques em uma única Home Page) este é o mais completo! Chama-se simplesmente "Pintores Famosos - Obras Mestras da Nossa Pintura" e é originário do Chile (clique no logotipo abaixo).
Ele traz para nosso deleite algo em torno de noventa links que nos remeterão às telas mais famosas do mundo com uma maravilhosa qualidade de imagem. Além dos mais o site apresenta links para visitação de forma personalizada dos artistas mais renomados, das telas mais famosas, pintores de vários países e de diversas escolas. E não bastasse isso ainda disponibiliza links para ouvirmos música clássica dos também grandes mestres da arte. Enfim, um show magnífico de imagens e cultura através do mundo da pintura e da música.
Insisto sempre para que as pessoas que desejam subir a escada do sucesso não  se descuidem dos conhecimentos da cultura universal.  Livros, músicas, biografias, cinema... Tudo conta quando estamos disputando espaços e percorrendo a rota do êxito e da fortuna. Por isso mesmo que estou sempre publicando posts dentro do tema e este é um dos melhores que já tive oportunidade de colocar aqui no blog.
Cliquem à vontade nos links, conheçam obras famosas dos mais extraordinários gênios da arte da pintura de todos os tempos; conheçam também os artistas importantes que embora não tão famosos foram considerados extraordinários por seus talentos e excelência em suas obras. Explorem muito e permanentemente este site que nunca os fará perder tempo.
.
 .

http://pintoresfamosos.juegofanatico.cl/images/top-index-big.jpg


"Galeria de quadros representativos de pintores famosos. Gênios da arte clássica de todos os tempos. Telas a óleo, afrescos nas paredes, pinturas sobre madeira, aquarelas, têmperas e aguadas.
Muitos desses artistas, que desenvolveram seus trabalhos há 400 anos ou mais não dispunham da gama de cores dos mestres mais modernos. Os pintores famosos da antiguidade fabricavam suas próprias cores e utilizavam diversas receitas pessoais para conseguir colorações e matizes que eram inexplicáveis para outros pintores da mesma época.
Mesmo com essa limitação, os grandes mestres da pintura superaram a perfeição para deixar-nos plasmadas sua arte e vocação sublimes. Cada um desses pioneiros, manejou o tempo à sua vontade vontade e o deteve para sempre dentros dos confins de sua obra." (tradução do original em espanhol)

Pintores Famosos

Altdorfer De Cosimo Manet Sargent
Bazille Degas Mantegna Signac
Bellotto Delacroix El Masaccio Signorelli
Bosch Della Francesca Memling Sisley
Botticelli Dürer Miguel Angel Sohlberg
Bouts Elsheimer Monet Tiepolo
El Bronzino Fouquet Murillo El Tintoretto
Bruegel Fra Angelico El Parmigianino Tiziano o Titian
Caillebotte Fra Carnevale El Perugino Van Baburen
El Canaletto Fragonard Picasso Van der Weyden
El Caravaggio Gauguin Pissarro Van Dyck
Cavallini Ghirlandaio Poussin Van Gogh
Cézanne Giordano Rafael Van Meegeren
Christus El Giotto Rembrandt Velázquez
Clouet Holbein Renoir Vermeer
Courbet Ingres Rivera El Veronés
Cranach Leonardo Rossetti Whistler
David Lotto Rubens Indice Cronológi

Pinturas Famosas

Pintores Importantes Impresionistas Pintoras Famosas
Destacados Pintura Chilena Témperas sobre Madera
Clásicos Francesa Pirograbados a Mano
Antigua Española Sitios Relacionados con Pintura
Oleo Pintores Rusos Obras de Artesanía Antigua
Norteamericanos Autorretratos

Escute Música Clássica

Scarlatti Rossini Chopin Haydn
Mozart Schubert Bizet Verdi
Brahms Schumann Vivaldi Más Compositores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.