15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| DIA DO PROFESSOR ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. História do Dia dos Professores: A data escolhida para comemorar o Dia do Professor faz referência ao dia 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, chamada de “Escola de Primeiras Letras”. Através dessa norma, todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.


 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fernando Henrique Cardoso, intelectual, é distinguido com alta honraria nos EUA.


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi agraciado com o Prêmio John W. Kluge para o Estudo da Humanidade - que é uma distinção concedida pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos a personalidades que se destacam por seus estudos e contribuições ao aperfeiçoamento da humanidade - por seu trabalho acadêmico como sociólogo e  de liderança intelectual na América Latina. 
Menos pelo valor - que não é pouco - de um milhão de dólares e mais pela honraria da indicação que é uma das mais importantes nos círculos intelectuais do planeta.
É um privilégio para o Brasil ter um intelectual como FHC sendo distinguido pelo Prêmio Kluge por sua contribuição intelectual e deve ser motivo de orgulho para nosso país tão carente dessas premiações e reconhecimentos no mundo acadêmico internacional.
Destaque negativo para a grande mídia brasileira que não deu repercussão maior da notícia e não entendo as razões (ou melhor, acho que entendo sim...). Gostei muito do texto que o site Recanto das Letras dedicou ao ex-presidente pela honraria recebida. (leia aqui). Fica o modesto registro da Oficina de Gerencia reproduzindo a matéria que foi publicada no site da revista Exame.

FHC é premiado por Biblioteca do Congresso dos EUA 
O prêmio de US$ 1 milhão lhe será dado por causa de suas contribuições à sociologia 

Germano Luders/EXAME
Fernando Henrique Cardoso no iFHC
O ex-presidente é a oitava personalidade agraciada com o prêmio Kluge
  •  
A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso receberá em julho o prêmio Kluge, no valor de US$ 1 milhão, por sua contribuição ao estudo da sociologia e por sua liderança como intelectual e especialista em política econômica da América Latina.
Fernando Henrique receberá o prêmio numa cerimônia na Biblioteca do Congresso, em Washington, em 10 de julho. A entidade frisou que as ideias e ações do ex-presidente permitiram que o Brasil se transformasse, após anos de ditadura militar, numa economia emergente.
Fernando Henrique Cardoso é a primeira personalidade que recebeu o reconhecimento devido à atuação em disciplinas como sociologia, ciências políticas e economia, afirmou a Biblioteca do Congresso em comunicado.
A instituição reconheceu que em seus estudos o político "desafiou a sabedoria convencional em relação às questões raciais e as estruturas da economia, assim como sua integração no sistema mundial".
"Talvez a mais clara prova de suas conquistas intelectuais é que seus sucessores continuaram muitas de suas políticas e asseguraram seu legado como um dos maiores líderes do Brasil", disse o comunicado. O ex-presidente é a oitava personalidade agraciada com o prêmio Kluge.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.