O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

domingo, 6 de junho de 2010

Universo vence Flamengo e conquista título do basquetebol brasileiro.


http://2.bp.blogspot.com/_oPSInlX50-M/S8cDHyapA6I/AAAAAAAADlc/ND-qT5c1IW8/s400/artur.jpg
Manifesto minha alegria pessoal pela conquista do titulo brasileiro pelo time do Universo de Brasilia. Não porque seja um representante de Brasilia. Não dou muito valor a estes clubes formados a partir de interesses pessoais dos donos de empresas que usam o esporte para alavancar suas marcas. Respeito o esforço dos desportistas em formar estas equipes, mas não consigo torcer por elas. O time do Universo é bancado por um grupo economico ligado a uma universidade.
A minha alegria é específica por um dos atletas do Universo, o Arthur (fotos abaixo). Este atleta, hoje um profissional de grande destaque no basquetebol brasileiro, começou sua carreira junto com um dos meus filhos - Guilherme - no infantil do Clube Vizinhança de Brasilia. São amigos até hoje.
Acompanhei a carreira do Arthur desde esse período; muito talentoso desde sempre, perseguiu seu sonho com tenacidade de campeão. Seu pai, meu companheiro dos tempos de "pai-atleta" e paitrocinador" no Clube Vizinhança sempre lhe deu apoio e incentivo. O resto foi seu talento pessoal para jogar basquete, revelado desde os tempos de escolinha com o Professor Macedo.
Fico muito feliz pelo Arthur, por seu pai, por seus amigos. É antes de tudo um jovem super educado e com sólida formação familiar. Ele atingiu um sonho que acalentou desde criança e após ser convocado para a seleção brasileira de novos chega ao titulo de campeão brasileiro pelo Universo. Minha homenagem ao Arthur.
http://imgsapp.df.superesportes.com.br/app/noticia_127116951798/2010/06/06/1340/20100606122704745836e.jpg
Equipe do Universo, campeã do Brasil. Destaco o Arthur (2º - da esquerda p/direita - na turma de agachados), que foi companheiro do meu filho no Clube Vizinhança, cuja carreira vi nascer e acompanho desde então.
http://www.correiobraziliense.com.br/files/portlets/318/universocapa_0.jpg
Vitoria merecida e muito comemorada pelos fãs do basquetebol de Brasilia e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.