O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

De onde vêm os visitantes da Oficina de Gerência?

Thank YouAdoro pesquisar os locais de onde os internautas acessam o blog. Acho fascinante. Em minha opinião nada representa melhor o universalismo da blogosfera do que saber (e ver) que pessoas das mais diversas localidades do planeta visitam minha página pessoal por sua livre escolha. Porque gostam, por curiosidade, por hábito... Seja pela motivação que for é mágico.

Para render um tributo a estes internautas postei o mapa-múndi do site FEEDJIT com os pontos de acessos ao blog ocorridos ontem (18/janeiro - domingo).
Destaco alguns locais de acessos porque não são países que tenham visitantes habituais na Oficina de Gerência. São eles Panamá, Cabo Verde, Belarus (Bielorussia) e Japão
. Como sempre os internautas do Brasil (74%) e de Portugal (21%) sempre sempre honrando o blog com suas visitas.

A todos minha gratidão e a esperança que tenham gostado e voltem mais vezes. Tenho sempre muita honra em "receber" visitantes de outros países - muitos são brasileiros vivendo e batalhando no exterior - pois é uma forma de servir como uma ponte entre eles, tão distantes, e o Brasil. Não é cascata não! É o que sinto de verdade.




2 comentários:

  1. Ismaelita,
    Grato pela visita. É sempre uma alegria receber os amigos principalmente quando deixam suas grifesnos comentários.
    Até breve.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.