13 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| SÁBADO ||| Dia Nacional do Forró ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível, crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Hoje celebramos o Dia do Forró, ritmo que nasceu no Nordeste e se tornou símbolo da cultura brasileira. Com zabumba, triângulo e sanfona, o forró embala festas, aquece corações e mantém viva a tradição de mestres como Luiz Gonzaga. Registrar o Dia do Forró é reconhecer sua importância como patrimônio cultural e reafirmar o compromisso de manter viva essa expressão popular que conecta gerações. Viva o forró, viva nossa cultura!


Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 – Recife, 2 de agosto de 1989) foi um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro. Também conhecido como o Rei do Baião, foi considerado uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo (conjunto básico dos cantores de baião, que ele mesmo definiu), levou para todo o país a cultura musical do nordeste, como o baião, o xaxado, o xote e o forró pé de serra. Suas composições também descreviam a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino. Era torcedor declarado do Santa Cruz Futebol Clube. Luiz Gonzaga ganhou notoriedade com as antológicas canções "Asa Branca" (1947), "Juazeiro" (1948) e "Baião de Dois" (1950). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Gonzaga)

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 24 de janeiro de 2009

Museu do Prado no Google Earth. Imperdível!

Trago a novidade para conhecimento dos frequentadores do blog conforme está na revista Isto É. Já tinha visto a mesma notícia no blog "Bombou na Web". Este é um dos vídeos mais vistos no YouTube (327.824 exibições até o momento do download). Entretanto ele é apenas o vídeo que faz a publicidade da parceria entre o (maravilhoso) Museu do Prado e o Google Earth. Espero que os que acessaram tenham também visitado o link que exibi as telas.
A idéia é sensacional, fui conferir e fiquei encantado ao acessar as obras citadas pelas lentes do Earth. Ao final do post coloquei o link para acesso.
É uma grande notícia. O vídeo do YouTube dá uma idéia de como veremos as obras já enquadradas na parceria. É fantástico ver detalhes que os gênios da pintura registraram em suas telas seculares. Confiram.

ISTOÉ - Independente

"Catorze obras de arte expostas no Museu do Prado, em Madri, estão disponíveis através do Google Earth - e, surpreendentemente, apresentam-se com mais detalhes do que quando admiradas pessoalmente. As imagens foram escaneadas no incrível patamar de 14 trilhões de pixels - ou seja, são 1,4 mil vezes mais detalhadas que uma foto tirada com a mais moderna das câmeras digitais. Assim, pontos imperceptíveis podem agora ser vistos, como, por exemplo, uma delicada costura em um lenço que compõe o quadro As meninas, de Diego Velázquez, ou uma lágrima na face de um homem em A descida da cruz, de Rogier van der Weyden."




Clique aqui ou na imagem abaixo para visitar o link do Google Earth onde estão as imagens que podem ser exploradas com os poderosos recursos deste site. Vale pena pois é uma "viagem" pela arte dos grandes gênios da pintura em todos os séculos.
Lá estão 14 telas entre as quais "As meninas" de Diego Velasquez, "A descida da cruz" de Roger van der Weyden, "Auto-Retrato" de Albrecht Dürer e as demais, todas obras primas da arte universal. Não percam essa oportunidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.