||| 21 de fevereiro DE 2026 ||| sábado ||| "Dia da Conquista de Monte Castelo (2ª Guerra Mundial)." ||| "O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete". (Aristóteles) |||

Bem vindo

Bem vindo

A conquista de Monte Castelo, ocorrida durante a Segunda Guerra Mundial, foi uma das mais árduas batalhas enfrentadas pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Campanha da Itália. O dia 21 de fevereiro de 1945 será sempre lembrado pelo admirável exemplo de bravura e sacrifício dos nossos pracinhas. Naquela gélida tarde do inverno europeu, teve sucesso a incursão rumo ao cume do Castelo. Sua conquista, um dos mais gloriosos feitos das Armas nacionais, marcou a história do Exército Brasileiro e contribuiu para acelerar a retirada das tropas alemãs do território italiano. (https://www.eb.mil.br/web/central-de-conteudos/w/81-anos-da-tomada-de-monte-castelo)


Anthony Robbins, ou Tony Robbins (29 de fevereiro de 1960, Glendora, Califórnia), é um estrategista, escritor e palestrante motivacional estadunidense. É um dos responsáveis pela popularização da Programação Neurolinguística (PNL). Ele também é um famoso coach. Realiza palestras sobre técnicas que permitem utilizar os recursos de comunicação interna e externa ao indivíduo de forma mais eficiente. Seus livros foram publicados nos idiomas mais falados. Várias personalidades internacionais receberam seu treinamento tais como Erin Brockovich, Andre Agassi, Norman Schwarzkopf, Princesa Diana, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, Sir Anthony Hopkins, Roger Black, Martin Sheen, Arnold Schwarzenegger e Quincy Jones. Em 2015, o cineasta Joe Berlinger dirigiu e produziu o documentário "Tony Robbins: Eu Não Sou Seu Guru", sobre o evento de Tony Robbins "Date with Destiny", após filmá-lo em Boca Raton, Flórida, em dezembro de 2014.[1] Estreou no festival de cinema South by Southwest em março de 2016 e foi lançado pela Netflix em 15 de julho de 2016. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Tony_Robbins}


sábado, 30 de abril de 2016

"Àtoa", "À-toa" e "Atoa". Qual a diferença entre estas expressões?

Qual a diferença entre "à toa", "à-toa" e "atoa"?


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEht6UQ-2vtWo3BakaTEDqu-yzK6GQWM3OvQuKTLW1WRv18IbeuKY6p4-Tvdo1nfRJfuEvO7Tb5_fDmx2gUMhyphenhyphenVt5rkRzsQQ6Q8CT17NrvCeSLTIx2RO5Xc1RJQ0a9Skbw1jufYAj6DpP-6N/s1600/pensando+na+vida+2.jpgÀ toa" (sem hífen) - ao acaso, sem rumo definido, a esmo, ao léu: "Estava à toa na vida, o meu amor me chamou
Pra ver a banda passar, cantando coisas de amor..."
  •  À toa, sem hífen, é uma locução adverbial que significa ao acaso, inutilmente, sem fundamento, impensadamente, sem motivo. Esta locução, já escrita sem hífen antes do Novo Acordo Ortográfico, é muito utilizada para indicar uma pessoa que está não está fazendo nada, que não tem nada para fazer. Chamamos de locução adverbial duas ou mais palavras que juntas atuam como um advérbio, alterando o sentido do verbo.

    Exemplos
  • Você pode vir agora mesmo porque eu estou à toa aqui em casa. 
  • Aquele menino anda à toa, sem saber o que fazer. 
  • Pare! Você está se irritando à toa.



"À toa" (também sem hífen) - inútil, ruim, mau, sem valor:https://felipecsleao.files.wordpress.com/2012/06/desenho-sala-de-aula-antiga.jpg
Aquela megera gritou comigo ainda disse prá todo mundo que eu é que estava nervosa... Ela é muito à-toa mesmo!

  • À toa, com hífen antes do Novo Acordo Ortográfico, era um adjetivo de dois gêneros e dois números, sendo invariável, ou seja, era usado sempre da mesma forma quer no feminino, no masculino, no plural ou no singular. 
  • Atualmente esta locução adjetiva é escrita sem hífen. Refere-se a alguma coisa ou a uma pessoa irrefletida, apressada, desprezível, desocupada, inútil. 
Exemplos
  • Não gosto nada dele, é mesmo um homem à toa. 
  • Sua opinião à toa provocou grandes confusões. 
  • Não se preocupe mais com este problema à toa.


"Atoa" - flexão do verbo atoar (levar a reboque). Esta forma é muito pouco usada hoje em dia.


Antes da entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, as duas formas estavam corretas: à toa era uma locução adverbial e à-toa um adjetivo, sendo usadas em situações diferentes. Com a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, passou a haver uma discordância entre diversos dicionários e gramáticos relativamente à eliminação ou manutenção do hífen em à-toa.
À-toa, com hífen, está registrada em diversos dicionários, mas não está reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras, que atesta que à toa, sem hífen, é ao mesmo tempo um advérbio e um adjetivo, tendo o hífen do adjetivo sido eliminado com as alterações trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico. Assim, podemos considerar que à toa, sem hífen, é a forma correta de escrita da locução. 
Exemplos: dia a dia, fim de semana, sala de jantar, cão de guarda, cor de vinho, café com leite, à toa, … 
Serão exceções a esta regra algumas locuções consagradas pelo uso, com significado próprio: água-de-colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia, ao deus-dará e à queima-roupa

http://duvidas.dicio.com.br/a-toa-ou-a-toa/



Este post está publicado no Blog da Oficina de Gerência desde 23 de abril de 2010 e é um dos mais consultados com mais de 385.000 visualizações.
Por isso mesmo resolvi reeditá-lo, trazendo-o para 2016 e acrescentando ilustrações e textos mais explicativos.

23 comentários:

  1. Tirei minha dúvida, sou escritora e estou perdida na nova ortografia... Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso não mudou com a nova ortografia. Sempre foram esses os significados.

      Excluir
    2. Leia o final da matéria Jose Roberto, e você verá que usava-se hífen para "à toa" como adjetivo e agora não se usa mais.

      Excluir
  2. Obrigada, a dúvida estava cruel.(risos) Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo, adorei, obrigada!!

    ResponderExcluir
  4. COMO PESQUISADOR ARTISTA PLÁSTICO E AQUARELISTA, FIQUEI FELIZ EM VISITAR ESSE BLOG PARABÉNS CONTRIBUIU MUITO PARA MINHA EXPOSIÇÃO DE AQUARELAS SOBRE A CIDADE DE IGARASSU.

    ResponderExcluir
  5. COMO PESQUISADOR ARTISTA PLÁSTICO E AQUARELISTA, FIQUEI FELIZ EM VISITAR ESSE BLOG PARABÉNS CONTRIBUIU MUITO PARA MINHA EXPOSIÇÃO DE AQUARELAS SOBRE A CIDADE DE IGARASSU.

    ResponderExcluir
  6. E quando se usam termos como: não é atoa que fizeram esse investimento? Qual seria a utilização correta?

    ResponderExcluir
  7. E quando se usam termos como: não é atoa que fizeram esse investimento? Qual seria a utilização correta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer que não é estranho

      Excluir
    2. Não Camila. A pergunta não é essa. Zizo perguntou se é atoa com hífen ou sem. Eu tambémnão sei a resposta.

      Excluir
    3. Não Camila. A pergunta não é essa. Zizo perguntou se é atoa com hífen ou sem. Eu tambémnão sei a resposta.

      Excluir
  8. Obrigada!
    Quando estou escrevendo me batem essas dúvidas bobas. rs
    Me ajudou bastante! :3

    ResponderExcluir
  9. Agradeço por tirar minha dúvida... Obgo

    ResponderExcluir
  10. Agradeço por tirar minha dúvida... Obgo

    ResponderExcluir
  11. @Zizo Mass: não foi à toa que fizeram este investimento. Tem o sentido de "não foi por acaso"

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.