||| 02 de agosto DE 2026 ||| domingo ||| Campanha do Agosto Dourado - Mês do Aleitamento Materno ||| *Reflexão: "Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la". (Cícero) |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Agosto Dourado é a campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Instituída no Brasil pela Lei nº 13.435/2017, a escolha da cor dourada simboliza o "padrão ouro" de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo e precioso para o desenvolvimento saudável dos bebês. Prefeitura de São Paulo +2 Principais Objetivos da Campanha Incentivar a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida do bebê. Estimular o aleitamento complementar até os 2 anos de idade ou mais. Fortalecer a rede de apoio que envolve mães, pais, familiares e profissionais de saúde. Promover a doação de leite humano para abastecer os bancos de leite e salvar bebês prematuros. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) +4 Benefícios do Leite Materno Nutrição completa: Contém todas as proteínas, vitaminas, gorduras e água que o recém-nascido precisa. Anticorpos naturais: Funciona como uma vacina, protegendo a criança contra infecções respiratórias, alergias e diarreias. Desenvolvimento orofacial: O movimento de sucção fortalece os músculos da face, auxiliando na respiração, fala e dentição correta. Recuperação da mãe: Ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rápido e reduz o risco de câncer de mama e ovário.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mayse Braga de Oliveira (Rio de Janeiro, 1957) é uma médium, escritora e uma das mais notórias palestrantes espíritas do Brasil. Reconhecida internacionalmente por sua atuação na divulgação da doutrina codificada por Allan Kardec, ela acumula mais de cinco décadas de dedicação voluntária às atividades da Comunhão Espírita de Brasília. Suas preleções públicas são marcadas por um estilo afetuoso e acolhedor, acumulando milhões de visualizações em plataformas digitais.Biografia e JuventudeNascida na cidade do Rio de Janeiro, Mayse Braga mudou-se para Brasília com a família ainda na primeira infância. Aos 13 anos de idade, começou a manifestar os primeiros sinais visíveis de sua mediunidade, com episódios marcantes de vidência e audiência. Pouco tempo depois, aos 14 anos, aproximou-se formalmente do Espiritismo.Sua trajetória como oradora iniciou-se de forma inesperada aos 15 anos de idade na Comunhão Espírita de Brasília. Na ocasião, devido à ausência do palestrante escalado para o momento da prece direcionada aos espíritos suicidas, Mayse voluntariou-se para falar ao público, dando início à sua carreira de pregações evangélico-doutrinárias. (criado pela IA /Google)

 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Personalidades brasileiras foram cassadas pelo AI-5. Foi um momento de vergonha histórica para o governo militar do Brasil (1969).


A lista de cassações aumentou no mês de janeiro em consequência da edição do Ato Institucional número 5 (AI-5), em dezembro de 1968. A punição atingiu parlamentares e até ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os que perderam o mandato estavam dois senadores - Aarão Steinbruck e João Abraão -, 35 deputados federais, três ministros do STF - Hermes Lima, Vítor Nunes Leal e Evandro Lins e Silva, além de aposentar compulsoriamente os ministros Antônio Gonçalves de Oliveira e Carlos Lafaiete de Andrade. O AI-5 não poupou nem o ministro do Superior Tribunal Militar (STM) Peri Constant Bevilacqua, que, segundo o porta-voz do Presidente Costa e Silva, Carlos Chagas, era acusado de "dar habeas-corpus demais". O Congresso foi fechado, e só foi reaberto em outubro, para eleger o general Emílio Garastazu Médici à Presidência da República.

O AI-5 foi o instrumento criado para dar amparo legal aos atos arbitrários cometidos pela ditadura militar. O decreto autorizou o presidente da República a fechar o Congresso, intervir nos Estados e municípios, cassar mandatos parlamentares, suspender por 10 anos os direitos políticos de qualquer cidadão, confiscar bens considerados ilícitos, além de suspender a concessão de habeas-corpus. Os encarregados de inquéritos políticos estavam autorizados a prender qualquer pessoa por 60 dias, 10 dos quais estas deveriam permanecer incomunicáveis. Emissoras de televisão e de rádio, e redações de jornais seriam ocupadas por censores. O AI-5 foi seguido por mais 12 atos institucionais, 59 atos complementares e oito emendas constitucionais, e foi revogado em 17 de outubro de 1978.
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.