O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Eliane Cantanhede comenta sobre a Faixa de Gaza

Em meio ao "cessar-fogo" (entre aspas de propósito porque não acredito muito nele) que tirou as mortes de crianças palestinas do noticiário para ceder espaço total à posse de Barack Obama, "peguei" este comentário de Eliane Cantanhede publicado na Folha de São Paulo.
O texto foi escrito às vésperas do cessar-fogo, mas está tão atual que não resisti em trazê-lo para o blog e ajudar - como tem sido o meu objetivo - na formação de opiniões sobre este tema tão momentoso. Leiam o comentário da excelente colunista brasileira e guardem o texto para conferir no futuro. Concordo totalmente com ela.
Os bombardeios de Israel sobre Gaza não serão esquecidos tão cedo. Apesar da opinião pública israelense não dar muita confiança para o que o resto do mundo pensa quando eles cometem suas atrocidades, desta vez deverá ser diferente. Não lembro de tantas crianças serem deliberadamente mortas em um conflito entre países ou grupos (Sim senhores! Se fossem enquadrados em qualquer código penal os bombardeios seriam qualificados de "crimes dolosos").
Por isto as conseqüências contra Israel virão quando a poeira dos escombros assentar e o mundo tiver tempo para analisar tudo que viu pela TV e pelos vídeos do You Tube e seus co-irmãos.

Imagem hospedada por www.mh2img.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.