O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Hamas anuncia que aceita cessar fogo "em princípio" (leia notícia direto de Israel)

Postei abaixo uma cópia retirada diretamente do website do jornal israelense The Jerusalem Post dando conta que um cessar fogo pode estar próximo. Não é nada, não é nada, não é nada mesmo. 

Pessoalmente não acredito que Israel amenize sua ofensiva antes de Barack Obama tomar posse e "pedir" um cessar fogo ao seu governo. Não acredito que o partido político no poder em Israel (Kadima) e às vésperas de uma eleição vá perder essa oportunidade de "inflar" o balão do governo de Obama logo no início e de quebra dar a Hillary Clinton esse enorme prêmio de "boas vindas" à política internacional. 

Infelizmente é assim que se movimentam as peças nesse tabuleiro de xadrez movido a interesses inconfessáveis dos seus reis, rainhas, torres e bispos. É um palpite, uma aposta. O vetor político é muito forte nesse "pogrom" da Faixa de Gaza. 

Não foi à toa que os ataques israelenses começaram no vácuo de poder da transição presidencial norte-americana e as nações ocidentais - ONU inclusive - nada fazem de efetivo para paralisar a mortandade que torna a Faixa de Gaza um açougue de carne humana.

De qualquer forma é uma esperança. Torço para que seja de verdade. Para quem estiver interessado ai está a cópia e os links para acesso ao jornal que está no olho do furacão e serve de fonte para quase toda a imprensa internacional a respeito dessa insânia entre Israel e palestinos do Hamas.

A seguir uma tradução tosca do primeiro parágrafo da notícia publicada abaixo:

"Hamas anunciou nesta quarta-feira que havia aceitado a iniciativa egípcia para Gaza de um cessar-fogo "em princípio" e que está agora à espera da resposta de Israel. 

O anúncio foi feito depois de uma delegação Hamas haver concluído dois dias de uma maratonade  conversações com representantes do Serviço de Inteligência Geral egípcio no Cairo."

Jan 14, 2009 18:37 | Updated Jan 14, 2009 23:18

Hamas accepts Gaza cease-fire initiative 'in principle'

By KHALED ABU TOAMEH, HERB KEINON AND YAAKOV KATZ 

Hamas announced on Wednesday that it had accepted the Egyptian initiative for a Gaza cease-fire "in principle" and that it was now waiting for Israel's response.

A member of the Hamas...

A member of the Hamas delegation, Salah el-Bardaweel, talks during a press conference in Cairo on Wednesday.
Photo: AP

SLIDESHOW: Gaza op, Day 19

The announcement came after a Hamas delegation concluded two days of marathon talks with representatives of the Egyptian General Intelligence Service in Cairo.

Hamas denied reports in the Egyptianmedia to the effect that it had acceptedthe Egyptian initiative unconditionally.

Sources close to Hamas said that while some progress had been achieved in the talks, it was premature to talk about a cease-fire agreement.

They said that the Egyptians put heavy pressure on the Hamas officials and even threatened them against rejecting the initiative.

"There are still some sticking points," the sources said. "We still haven't reached an agreement over the length of the proposed cease-fire and the future of the border crossings into the Gaza Strip."

They said that Hamas was prepared to accept a short-term cease-fire with Israel, while the Egyptians were pressing for a long-term truce.

Hamas, the sources explained, is also insisting on playing a role in the management of the border crossings, particularly the Rafah terminal. The Egyptians want to hand over the terminal to forces loyal to Palestinian Authority President Mahmoud Abbas, that used to run the border crossing until they were kicked out by Hamas in 2007. [...] (continue lendo a reportagem clicando aqui)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.