26 DE OUTUBRO DE 2025 ||| DOMINGO ||| Dia do Matemático ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O 26 de outubro celebra o Dia do Matemático, homenageando profissionais e estudantes dessa ciência. A data também homenageia o matemático brasileiro Joaquim Gomes de Sousa, que dedicou sua vida à pesquisa matemática no país. É uma oportunidade para celebrar o impacto da matemática no progresso científico e tecnológico e a importância dos seus profissionais para a sociedade. Origem e Homenageados: A data é celebrada em homenagem a Joaquim Gomes de Sousa, um importante matemático brasileiro. No Brasil, também é uma data para parabenizar todos os matemáticos e estudantes da área, incluindo os que inspiram novas gerações através do ensino. Objetivos da Data: Homenagear profissionais da área de matemática. Incentivar o interesse pela matemática em alunos. Promover atividades educativas e culturais ligadas à matemática. Celebrar o papel da matemática em diversas áreas do conhecimento, como engenharia, física e economia.


Euclides foi um matemático grego, considerado o pai da Geometria. Escreveu o livro "Elementos", sua grande obra. Foi professor de Matemática na Escola Real de Alexandria, no Egito. Euclides, também conhecido por Euclides de Alexandria, nasceu na Grécia, durante o século III a.C. Viveu em Alexandria, no Egito, quando a cidade era o centro do saber da época. Muito antes de Euclides a geometria já era assunto no Egito. Era usada para medir terrenos e projetar pirâmides. Tão famosa era a geometria egípcia, que matemáticos gregos como Tales de Mileto e Pitágoras, iam ao Egito para ver o que havia de novo em matéria de linhas e ângulos. Embora sejam escassos os dados sobre a vida de Euclides, sabe-se que ele lecionou na Escola Real de Alexandria, durante o reinado de Ptolomeu I (306-283 a.C.). Foi com Euclides que a geometria do Egito se tornou importante fazendo de Alexandria o centro mundial do compasso e do esquadro. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Euclides)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Dia 2 de janeiro: Chiang-Kai-Chek assume o governo da China (1930); Ulisses Guimarães assume a Assembléia Nacional Constituinte do Brasil.

2 de Janeiro

2 de Janeiro é o 2º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 363 para acabar o ano (364 em anos bissextos).

(clique na imagem e conheça frases de Dr. Ulisses)
http://jc.uol.com.br/blogs/blogdejamildo/infograficos/6116p.jpg

Em 02 de janeiro de 1987, Ulysses Silveira Guimarães assumia a presidência da Assembléia Nacional Constituinte. Tornou-se presidente do PMDB em 1980 e sempre foi considerado um dos maiores representantes na busca pela democracia do Brasil. Morreu em acidente de helicóptero em 12 de outubro de 1992.
(clique no logotipo)

Eventos históricos

(clique na imagem e conheça a biografia do famoso médico)
http://img.timeinc.net/time/magazine/archive/covers/1967/1101671215_400.jpg
  • 1967 - Philip Blaiberg é o segundo paciente operado pelo doutor Christian Barnard para receber um transplante de coração.
  • 1989 - O inquérito policial sobre a morte do seringueiro e sindicalista Chico Mendes apontou o fazendeiro Darci Alves da Silva como mandante.
  • 1998 - A Microsoft comprou o Hotmail, maior serviço de e-mail grátis da Internet.
  • 2002 - Eduardo Duhalde assumiu a presidência da Argentina no lugar de Adolfo Rodrigues Saá, que renunciou com duas semanas de governo. Duhalde, antes senador, foi eleito pela Assembléia Legislativa do país.

Eventos desportivos


http://cruzeirense.files.wordpress.com/2007/11/escudos.jpg
(clique na imagem e visite o site oficial do clube)
  • 1921 - Fundação do Cruzeiro Esporte Clube. Um grupo de imigrantes italianos fundou, em Belo Horizonte, a Società Sportiva Palestra Itália. Em 1942, o time mudou de nome para Palestra Mineiro e, depois, para Cruzeiro Esporte Clube.

Eventos culturais e de media/mídia

Nascimentos

Ficheiro:Sainte therese de lisieux.jpg
(clique na imagem)

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos



(clique no logotipo)
1492 - Os Reis Católicos entram em Granada, conquistada pelos muçulmanos.
1762 - A Inglaterra declara guerra à Espanha.
1798 - Fundação da loja inglesa nº 1 de Portugal.
1814 - Assembléia Representativa da Venezuela outorga poderes absolutos para Simon Bolívar.
1817 - Marcelino Champagnat funda os Irmãos Maristas.
1874 - Emilio Castelar, presidente da República espanhola, perde a confiança do Parlamento e pede a sua demissão.
1905 - Guerra russo-japonesa: O Porto de Arthur cai em poder dos japoneses.
1908 - São suspensas as garantias constitucionais nas províncias de Barcelona e Gerona, devido a uma onda de terrorismo.
1913 - O Império Otomano renuncia aos territórios europeus, com exceção dos estreitos, e propõe a independência da Albânia.
1914 - O rei da Espanha, Alfonso XIII, dissolve o Congresso.


1930
- Chiang-Kai-Chek assume a chefia do poder civil na China.


1935 - Bruno Hauptmann vai a julgamento pelo seqüestro e assassinato do filho do aviador Charles Lindbergh.
1939 - A imprensa é notificada que Vivien Leigh, Leslie Howard e Olívia de Havilland são contratados para estrelarem E o Vento Levou.....
1959 - A União Soviética lança no espaço a primeira nave com destino à Lua.
1960 - O Senador John F. Kennedy anuncia à nomeação à candidatura a presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata.
1987 - Os Estados Unidos cortam 32% da lista de produtos brasileiros isentos de tarifas. Entre outros, álcool, óleo vegetal e vários tipos de couro sofrem represália comercial.
1987 - Ulysses Guimarães, presidente do PMDB, é eleito presidente da Constituinte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.