28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 4 de maio de 2021

Hoje, 4 de maio, é Dia de Star Wars – Descubra como se originou



Como fã incondicional da saga do Star War não poderia deixar passar no blog o registro do Star War Day. Não sou daqueles que tem a fantasia e vai para os meetings curtir, mas não perco nenhum filme deles.

Como sei que o fã clube é imenso e tenho certeza de que muitos dos leitores da Oficina de Gerência também são vidrados no Luke Skywalker, Han Solo, Obi Wan Kenobi, DarthVader, Yoda, Chewbacca, Princesa Leia, R2-D2 e C3PO, resolvi publicar este artigo que achei no site Funstock (clique no link abaixo do logotipo) para comemorar.

Se quiser ler mais sobre Star War clique aqui e escolha quaisquer dos 761.000.000 de links que o Google abre para você.


origem do dia de star wars

 

Clique aqui e visite o site

Dia de Star Wars – Descubra como se originou

Guerra nas Estrelas é considerado um dos maiores fenômenos da cultura geek da história, pois não só mantém fãs fiéis como também segue conquistando as novas gerações, mesmo após mais de 40 anos de lançamento do primeiro filme. O Dia de Star Wars (Star Wars Day) é celebrado no dia 4 de maio pelos fãs da saga criada pelo cineasta George Lucas.  

Entenda a origem do Dia de Star Wars e porque essa data foi escolhida como feriado no mundo geek: Que a força esteja com você” é a saudação Jedi equivalente a soma de uma despedida e desejo de boa sorte, ou de coisas boas em geral. Atualmente, a frase tornou-se parte do vocabulário popular e se expandiu para além dos limites da geeklândia. A saudação também é utilizada pelos fãs para reconhecerem uns aos outros, e é fator determinante para que o Dia de Star Wars seja comemorado neste dia.

Explicando o trocadilho

Nos EUA, terra-natal de George Lucas e base que concentra parcela significativa dos fãs de Star Wars, a leitura dos calendários é diferente que a utilizada no Brasil: lá, lê-se primeiro o mês e depois o dia, que por sua vez é utilizado em formato ordinal.

Descubra porque existe o dia de star wars


Em inglês, o dia 04 de maio é lido como “may fourth”, que foneticamente é muito semelhante com a saudação Jedi “may the force be with you”. Por isso, nessa data ao invés de desejar “feliz dia de Star Wars”, os fãs usam um trocadilho entre a saudação Jedi clássica e a data: “May the fourth be with you”.

Margaret Thatcher e sua ligação com o Dia de Star Wars

Quem já ouviu falar da ex-primeira ministra britânica Margaret Thatcher deve estar pensando que leu errado o título acima, ou que estamos criando alguma teoria tão maluca quanto aquelas postadas em fóruns de Matrix. Mas não se preocupe, fizemos questão de verificar a origem dessa data tão especial para os fãs da saga de George Lucas com muito cuidado. Não é loucura: até a Dama de Ferro da Inglaterra teve relação com a escolha dessa comemoração.

a origem do dia de star wars


De acordo com o site oficial da saga Star Wars, uma das primeiras menções ao 04 de maio aconteceu no ano de 1979, quando Margaret Thatcher foi eleita como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira ministra da Inglaterra. Seus apoiadores veicularam no jornal London Evening seu apoio através de um anúncio de meia página com os dizeres: “May the Fourth be with you, Maggie. Congratulations.” (que a força esteja com você, Maggie. Parabéns).

Como comemorar o Dia de Star Wars?

Como fãs, acreditamos que a forma como você comemora o Dia de Star Wars é apenas um detalhe: o importante mesmo é comemorar com os outros fãs e demonstrar seu amor pela saga para todas as galáxias. Seja para você ou para algum Jedi obcecado que esteja presente na sua vida, a melhor maneira de comemorar é expressando sua admiração e entusiasmo pela saga. Decore os ambientes ou então presenteie aquele fã de carteirinha com coposbottons ou até mesmo uma mochila: vale de tudo para inserir Star Wars de uma maneira visível na sua vida e celebrar essa data especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.