15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

quinta-feira, dezembro 13, 2012

Gorgeta e corrupção estão correlacionadas? Pesquisa da Harvard School diz que sim.



G
osto muito de reproduzir reportagens e matérias de grandes jornais e revistas nacionais. A Veja é a minha preferida entre as revistas porquanto sou assinante da edição impressa  e da digital e isso facilita publicar as matérias escolhidas em forma de imagem, como fiz aqui nesse post. O tema é super diferente e interessante. 
Além das imagens coloquei também o texto que está na matéria da revista Veja para quem esteja interessado em conhecê-la por inteiro. 
Pesquisadores da "Harvard Business School", liderados pelo professor Magnus Thor Torfason, surpreenderam o mundo quando afirmaram existir uma correlação entre o ato simples, costumeiro e consagrado de dar gorjetas com a prática de suborno nas sociedades onde as duas atitudes são mais habituais.
Que coisa! Confesso que fiquei sem saber o que dizer. Depois, lendo a pesquisa cujo título em português é “Aqui vai uma gorjeta: gratificações pró-sociais estão ligadas a corrupção” percebi que os investigadores da Harvard School conseguiram estabelecer uma correlação entre as duas coisas: hábito de dar gorjetas e propensão à corrupção.
No gráfico que está no post esta correlação está bem visível. Não me perguntem como eles chagaram nesses resultados. Quem estiver interessado é só ler a pesquisa inteira que está publicada em inglês no link a seguir (clique aqui).
Quero apenas trazer a informação e provocar a discussão. O que você acha? Faz sentido ligar as duas coisas? Pessoalmente acho que a conclusão é meio forçada.  Não acho razoável alinhar o costume da gorjeta no mesmo nível da corrupção como propensão social.
Porque não correlacionar o "agrado" (é assim que também é chamada a gorjeta em no nordeste) a outros itens do comportamento humano como generosidade, boa vontade e valorização de méritos?
Quando se dá dinheiro para um funcionário de empresa passar alguém na frente de outro ou para levar alguma vantagem isso não pode ser chamado de gorjeta, é propina mesmo. Ao final do post coloquei um lista de países visitados por turistas brasileiros e as relações entre o valor das gorjetas e os serviços prestados.
E você, o que acha disso tudo?
http://images.paraorkut.com/img/katrix/maozinha.gif 
Clique no logo
 

Este é o gráfico que está no trabalho original da Harvard Business School e logo abaixo o mesmo gráfico traduzido na matéria da Veja
http://images.paraorkut.com/img/katrix/maozinha.gif

Coloquei abaixo uma lista com informações sobre gorgetas em vários países  que normalmente estão nos destinos dos brasileiros. Veja abaixo.

País Restaurantes Porteiros Táxis
Argentina 10% $ 1 Somente tarifa.
Austrália 10% só em restaurantes finos $ 2 por mala Arredondar para cima
Bolívia 10% 75 centavos por        mala 10%
Brasil 10 - 15% $ 1 por mala 10%
Canadá 15% $ 1 - $ 2 por mala 10%




Chile 10%, além da taxa de serviço $ 1 por mala Somente tarifa
China 3% nas grandes cidades Total de $ 2 - $ 1 Somente tarifa
Colômbia 10% 75 centavos por mala Somente tarifa
Cuba $ 1 para serviço especial $ 1 para serviço especial $ 1 para serviço especial
Egito 5-10% + taxa de serviço $ 1 por mala Arredondar para cima
Inglaterra 10% se há taxa de serviço $ 1 por mala 15%
França 5-10% $ 1 por mala Arredondar para cima
Alemanha 5-10% $ 1 por mala Arredondar para cima
Grécia 5-10% em adição a uma taxa de serviço $ 1 por mala Arredondar para cima
Israel 12-15%, se há taxa de serviço $ 1 por mala 12-15%
Itália 10% além da taxa de serviço $ 1 por mala Arredondar para cima
Japão Gorjeta é percebida como um insulto Nada Somente tarifa
Paraguai 10% 75 centavos por mala 10%
Peru Até 10% para o serviço especial 75 centavos por mala Somente tarifa
Portugal 10 - 15%, se há taxa de serviço $ 1 por mala Arredondar para cima
África do Sul 10% se há taxa de serviço 50 centavos no total 10%
Espanha 7-10% além da taxa de serviço $ 1 por mala 10%
Turquia Arredondar para cima $ 1 por mala Arredondar para cima
Fonte: Dash Harvard
Arrows gif fileLeia mais em: 
 Os países mais corruptos são os que dão melhores gorjetas - Metamorfose Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário