04 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 5ª FEIRA ||| Dia Internacional da Propaganda e Publicidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Propaganda é comemorado anualmente em 4 de dezembro. A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja comercial, de bens ou de serviços. Afinal, como já diz o famoso ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Os profissionais que trabalham nesta área devem explorar a criatividade e a informação como “armas” para conseguir conquistar e persuadir os clientes finais (consumidores) a comprarem os produtos, serviços e imagens que estão a vender. A propaganda é muito importante para a economia, pois incentiva a competição entre as empresas, que buscam criar sempre produtos e serviços mais apelativos para o consumo. Atualmente, a propaganda pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, os jornais, a internet e etc. No Brasil, os profissionais da área ainda comemoram outras datas, como o Dia do Publicitário (1 de fevereiro) e o Dia do Profissional da Propaganda (17 de outubro). Origem do Dia Mundial da Propaganda Esta data foi criada em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, em 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires. Em 1937, esta data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. O reconhecimento como o Dia Mundial da Propaganda chegou apenas a partir de 1970.


Heraclito (português europeu) ou Heráclito (português brasileiro) de Éfeso (Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος, Éfeso, aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares. Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (em grego, πάντα ῥεῖ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo, em oposição ao paradigma de Parmênides) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito)

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Gorgeta e corrupção estão correlacionadas? Pesquisa da Harvard School diz que sim.



G
osto muito de reproduzir reportagens e matérias de grandes jornais e revistas nacionais. A Veja é a minha preferida entre as revistas porquanto sou assinante da edição impressa  e da digital e isso facilita publicar as matérias escolhidas em forma de imagem, como fiz aqui nesse post. O tema é super diferente e interessante. 
Além das imagens coloquei também o texto que está na matéria da revista Veja para quem esteja interessado em conhecê-la por inteiro. 
Pesquisadores da "Harvard Business School", liderados pelo professor Magnus Thor Torfason, surpreenderam o mundo quando afirmaram existir uma correlação entre o ato simples, costumeiro e consagrado de dar gorjetas com a prática de suborno nas sociedades onde as duas atitudes são mais habituais.
Que coisa! Confesso que fiquei sem saber o que dizer. Depois, lendo a pesquisa cujo título em português é “Aqui vai uma gorjeta: gratificações pró-sociais estão ligadas a corrupção” percebi que os investigadores da Harvard School conseguiram estabelecer uma correlação entre as duas coisas: hábito de dar gorjetas e propensão à corrupção.
No gráfico que está no post esta correlação está bem visível. Não me perguntem como eles chagaram nesses resultados. Quem estiver interessado é só ler a pesquisa inteira que está publicada em inglês no link a seguir (clique aqui).
Quero apenas trazer a informação e provocar a discussão. O que você acha? Faz sentido ligar as duas coisas? Pessoalmente acho que a conclusão é meio forçada.  Não acho razoável alinhar o costume da gorjeta no mesmo nível da corrupção como propensão social.
Porque não correlacionar o "agrado" (é assim que também é chamada a gorjeta em no nordeste) a outros itens do comportamento humano como generosidade, boa vontade e valorização de méritos?
Quando se dá dinheiro para um funcionário de empresa passar alguém na frente de outro ou para levar alguma vantagem isso não pode ser chamado de gorjeta, é propina mesmo. Ao final do post coloquei um lista de países visitados por turistas brasileiros e as relações entre o valor das gorjetas e os serviços prestados.
E você, o que acha disso tudo?
http://images.paraorkut.com/img/katrix/maozinha.gif 
Clique no logo
 

Este é o gráfico que está no trabalho original da Harvard Business School e logo abaixo o mesmo gráfico traduzido na matéria da Veja
http://images.paraorkut.com/img/katrix/maozinha.gif

Coloquei abaixo uma lista com informações sobre gorgetas em vários países  que normalmente estão nos destinos dos brasileiros. Veja abaixo.

País Restaurantes Porteiros Táxis
Argentina 10% $ 1 Somente tarifa.
Austrália 10% só em restaurantes finos $ 2 por mala Arredondar para cima
Bolívia 10% 75 centavos por        mala 10%
Brasil 10 - 15% $ 1 por mala 10%
Canadá 15% $ 1 - $ 2 por mala 10%




Chile 10%, além da taxa de serviço $ 1 por mala Somente tarifa
China 3% nas grandes cidades Total de $ 2 - $ 1 Somente tarifa
Colômbia 10% 75 centavos por mala Somente tarifa
Cuba $ 1 para serviço especial $ 1 para serviço especial $ 1 para serviço especial
Egito 5-10% + taxa de serviço $ 1 por mala Arredondar para cima
Inglaterra 10% se há taxa de serviço $ 1 por mala 15%
França 5-10% $ 1 por mala Arredondar para cima
Alemanha 5-10% $ 1 por mala Arredondar para cima
Grécia 5-10% em adição a uma taxa de serviço $ 1 por mala Arredondar para cima
Israel 12-15%, se há taxa de serviço $ 1 por mala 12-15%
Itália 10% além da taxa de serviço $ 1 por mala Arredondar para cima
Japão Gorjeta é percebida como um insulto Nada Somente tarifa
Paraguai 10% 75 centavos por mala 10%
Peru Até 10% para o serviço especial 75 centavos por mala Somente tarifa
Portugal 10 - 15%, se há taxa de serviço $ 1 por mala Arredondar para cima
África do Sul 10% se há taxa de serviço 50 centavos no total 10%
Espanha 7-10% além da taxa de serviço $ 1 por mala 10%
Turquia Arredondar para cima $ 1 por mala Arredondar para cima
Fonte: Dash Harvard
Arrows gif fileLeia mais em: 
 Os países mais corruptos são os que dão melhores gorjetas - Metamorfose Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.