Desde então, tenho colecionado artigos e insights sobre o tópico. Pensei então, por onde começar? A resposta surgiu ao revisitar o website da Talogy, onde encontrei um "Glossário de Características de Personalidade". Pronto, é por aí que vou iniciar a exploração do tema das personalidades.
O glossário faz parte do Sistema Caliper* para seleção de talentos, desenvolvido pela Caliper Corporation, "uma empresa fundada em 1961 nos Estados Unidos. Desde então, ele tem sido amplamente utilizado por empresas ao redor do mundo para avaliar competências e traços de personalidade de candidatos, ajudando na tomada de decisões estratégicas de recrutamento e desenvolvimento profissional."
- *O Sistema Caliper é uma ferramenta de avaliação comportamental utilizada para ajudar empresas a selecionar talentos de forma mais estratégica. Ele mede traços de personalidade, competências profissionais e comportamentos para prever o desempenho de um candidato em determinada função. O Perfil Caliper analisa 22 traços de personalidade, agrupados em 280 comportamentos e 56 competências profissionais, permitindo um job-matching mais preciso entre o candidato e os requisitos do cargo. Além disso, ele pode ser usado para seleção, desenvolvimento, promoção e planejamento de sucessão dentro das empresas. Se quiser explorar mais sobre essa metodologia, você pode conferir detalhes aqui ou aqui.
Tudo explicado, apresentamos a base dos estudos - o glossário - sobre as Características de Personalidade, sob a ótica do Sistema Caliper. Devo citar que existem outras abordagens que podem ser consultadas clicando aqui. Vamos conhecer o glossário? Ao final, aproveite para verificar com quais delas você se identica.
![]() |
Clique aqui e conheça o website da Talogy |
Glossário de Características de Personalidade
As
características de personalidade avaliadas pelo Perfil Caliper estão definidas
abaixo, acompanhadas de breves explicações sobre o significado de uma pontuação
alta ou baixa em cada uma delas.
Apesar de todas as características serem consideradas
importantes, por favor observe que aquelas que são mais significativas para se
prever o sucesso em um determinado contexto vão variar. Dependendo do
comportamento, competência ou função, uma característica de personalidade pode
tanto impulsionar o desempenho em uma direção positiva, como interferir
negativamente.
Capacidade de Raciocínio Abstrato
Potencial para solucionar problemas e compreender as relações lógicas entre conceitos. Pessoas que demonstram um alto nível de capacidade de raciocínio abstrato devem ser capazes de compreender assuntos complexos. Pessoas com níveis mais baixos têm a tendência a ser mais eficazes ao controlar problemas que têm soluções diretas.
Abertura a Mudanças
Receptividade a novas ideias ou alternativas. Pessoas com níveis altos nesta característica tendem a estar dispostas a considerar as sugestões de outras pessoas. Aquelas que têm baixas pontuações tendem a se concentrar em sua própria maneira de fazer as coisas.
Aderência a Normas
Grau de sensibilidade de uma pessoa às regras e normas existentes. Pessoas que demonstram um alto nível de aderência a normas são propensas a serem receptivas a um ambiente estruturado com regras. Pessoas com baixos níveis podem ser menos responsivas à autoridade.
Agressividade
Inclinação para se afirmar de maneira mais firme. Pessoas que apresentam níveis altos em agressividade têm a tendência de serem vigorosas ao defender suas ideias ou ações. Pessoas com níveis baixos não têm a propensão de assumir uma abordagem firme.
Assertividade
Potencial de comunicar informações e ideias de uma maneira direta. Pessoas com níveis altos nesta característica devem estar dispostas a comunicar suas ideias e opiniões. Pessoas com níveis baixos em assertividade podem não se sentir à vontade para expressar seus pontos de vista.
Autonomia
Preferência por determinar métodos de trabalho de maneira independente. Pessoas com níveis altos têm a propensão de serem motivadas a determinar de maneira independente sua abordagem de trabalho, enquanto as que apresentam níveis baixos em autonomia não têm a propensão de definir seus próprios métodos de trabalho.
Cautela
Inclinação para tomar decisões cuidadosamente e refletir sobre alternativas e fatos relevantes. Pessoas com alta pontuação têm a tendência de serem cuidadosas ao ponderar opções e avaliar resultados. Em contraste, baixas pontuações neste traço sugerem uma tendência de agir sem refletir sobre todos os aspectos das situações.
Ceticismo
Inclinação a duvidar ou questionar os motivos dos outros. Pessoas altamente céticas têm a tendência de agir na defensiva e suspeitar das intenções dos outros. Pessoas com níveis baixos nesta escala têm a propensão de confiar e considerar os motivos dos outros. Talogy.com Talogy
Empatia
Potencial para perceber os sentimentos dos outros e se adaptar conforme necessário. Uma pessoa empática deve ser capaz de compreender os outros e se ajustar de acordo. Pessoas com níveis baixos estão inclinadas a não compreender corretamente as necessidades ou sentimentos das outras pessoas.
Energia
Potencial de sustentar um alto nível de atividade durante períodos prolongados. Pessoas com alta pontuação nesta característica de personalidade têm a tendência de ser ativas no local de trabalho, enquanto as pessoas com baixa pontuação podem não demonstrar energia na sua abordagem de trabalho.
Estabilidade Emocional
Potencial para manter a calma e uma disposição estável nas situações do dia-a-dia. Pessoas com alta pontuação nesse traço tendem a ser capazes de manter a compostura. Aquelas com baixa pontuação podem estar inclinadas a responder mais emocionalmente.
Exposição a Riscos
Disposição para assumir riscos. Pessoas com alta pontuação neste traço têm a propensão de assumir riscos em iniciativas que ainda não foram testadas. Pessoas com baixa pontuação têm a tendência de relutar em correr riscos.
Extroversão
Conforto para conhecer pessoas novas e iniciar conversas. Pessoas altamente extrovertidas têm a propensão de se sentirem à vontade ao estabelecer contato e fazer networking. As pessoas com pontuações baixas nesta característica podem se sentir desconfortáveis ao tomar a iniciativa em situações sociais.
Flexibilidade
Disposição para modificar uma abordagem e para se adaptar às novas circunstâncias. Indivíduos com alta pontuação neste traço de personalidade tendem a ser adaptáveis às mudanças. Aqueles que apresentam baixa pontuação tendem a ser relutantes em mudar sua abordagem.
Motivado para Persuadir
Grau de satisfação obtido em persuadir os outros. Pessoas com alta pontuação nessa característica tendem a ser motivadas por obter o comprometimento ou concordância do outro. Pessoas com baixa pontuação tendem a não investir muito esforço em obter essa concordância.
Orientação para Ideias
Preferência pelo pensamento criativo e geração de novas maneiras de solucionar problemas. Pessoas com alta orientação para ideias têm a propensão de serem motivadas a desenvolver soluções criativas e originais, enquanto pessoas com baixa pontuação são inclinadas a usar métodos bem estabelecidos.
Precisão
Tendência a prestar atenção aos detalhes. Pessoas com alta pontuação nesta característica são aptas a permanecer conscienciosas ao lidar com tarefas altamente detalhadas. Aquelas com níveis baixos podem não ter interesse em focar nas minúcias.
Prestatividade
Desejo de ajudar os outros. Indivíduos que apresentam alta pontuação nesta característica tendem a ser motivados por ajudar outras pessoas. Aqueles com pontuações mais baixas podem não demonstrar interesse em prover assistência.
Resiliência
Capacidade de lidar com rejeição e crítica. Pessoas com pontuação alta em resiliência têm a tendência de não se deixarem abater por reveses. Por outro lado, pessoas com pontuação baixa nesta escala podem ser sensíveis à crítica ou à rejeição.
Senso de Urgência
Motivação para agir rapidamente para obter resultados imediatos. Pessoas com níveis altos nesta característica têm a tendência de estar motivadas a agir rapidamente. Pessoas com níveis baixos de urgência estão inclinadas a não se apressarem ao lidar com suas tarefas.
Sociabilidade
O desejo de estar rodeado de pessoas e trabalhar
com os outros. Pessoas com pontuação alta em sociabilidade têm a propensão de
serem motivadas a interagir com os outros. Pessoas com pontuação baixa neste
traço podem não demonstrar interesse em ter interações sociais frequentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.