||| 05 de março DE 2026 ||| 5ª feira ||| dia nacional da música clássica ||| "Não escondas as tuas cicatrizes. Elas fazem de ti aquilo que és.". (Frank Sinatra) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional da Música Clássica é comemorado anualmente em 5 de março no Brasil. A data, oficializada em 2009, homenageia o nascimento do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), o maior expoente da música erudita no país. O objetivo é valorizar a produção nacional e o legado de Villa-Lobos.


Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) foi um compositor, maestro, violoncelista, pianista e violonista brasileiro, descrito como "a figura criativa mais significativa do Século XX na música clássica brasileira", e se tornando o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos. Compositor prolífico, escreveu numerosas obras orquestrais, de câmara, instrumentais e vocais, totalizando mais de 2 mil obras até sua morte, em 1959. Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira na música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contêm nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas.[https://pt.wikipedia.org/wiki/Heitor_Villa-Lobos]


domingo, 12 de maio de 2024

Wikipédia: Efemérides/12 de maio - 2ª Guerra Mundial: o Afrika Korps, do Gal. Rommel, se rende na Tunísia.

 WikipédiaEfemérides/12 de maio




Dia das Mães no Brasil (2024)Dia Internacional da Enfermagem (1974); Dia Internacional da Sanidade Vegetal (2020)

Nasceram neste dia…

Augusto II da Polônia (16701733)  • Florence Nightingale (18201910)  • Ruth de Souza (imagem) (19212019)  • Manuel Alegre (n. 1936)

Morreram neste dia…

Santa Joana, Princesa de Portugal (14521490)  • Edme Mariotte (16201684)  • Evaristo da Veiga (17991837)  • H. R. Giger (19402014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.