O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

domingo, 7 de maio de 2023

Morre o Dr. Erasmo de Almeida - grande personagem do Desenvolvimento Regional no Brasil.

 

Clique aqui para ler a materia completa no Diário de Pernambuco


Estou de luto. Faço questão de me colocar assim. 

A passagem do Dr. Erasmo de Almeida, simplesmente "Dr. Erasmo", para o plano espiritual coloca de luto uma legião de admiradores do homem público que ele foi.

Aqueles de tiveram o privilégio de o conhecer, atestarão isso à unanimidade. A ele se deve, sem favor, o início do desenvolvimento do Vale do São Francisco e a existência da CODEVASF, da qual foi seu segundo presidente e quem a consolidou, como um farol de excelência técnica nos primórdios da agricultura irrigada no Vale do São Francisco e no Semiárido brasileiro.

Não é possível fazer, sequer uma síntese, das passagens do Dr. Erasmo pela administração pública e o quanto lhe devem a História da Codevasf, o Estado de Pernambuco, O Nordeste Semiárido e a Administração Pública Brasileira.

Poucos homens públicos puderam construir um legado tão rico e com tanta amplitude em favor da sociedade em que viveram.

Conheci muitos administradores públicos (ministros, secretários, presidentes e diretores, na minha carreira). Trabalhei sob a liderança do Dr. Erasmo por alguns anos, na CODEVASF, como técnico e como diretor em suas gestões e posso afirmar que ele é um dos homens públicos brasileiros, que podem ser colocados na galeria dos grandes.

Convido-os a abrir o link abaixo e conhecer a homenagem dos funcionários da CODEVASF ao seu eterno líder.


Que descanse em paz Dr. Erasmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.