4 de nov. de 2019

Experimente formas diferentes de ver seu trabalho.



Quando nos propomos a pesquisar e ler sobre satisfação no trabalho, nos deparamos com uma realidade preocupante. 

Pelo que tive oportunidade de conhecer e vivenciar nesses muitos anos de trabalho em liderança e gerenciamento, direi sem receio de erro que o contingente de profissionais insatisfeitos com seu trabalho é superior àquele no outro extremo, os que estão contentes profissionalmente. Quem vive na selva corporativa saberá o que estou dizendo. 

Seja pelo ambiente, seja pela finalidade da empresa, pelas tarefas desempenhadas e por quaisquer outros fatores nesse nível o que se percebe são reclamações. É um festival de desgostos, aborrecimentos e contrariedades. Será que estou exagerando? 

De qualquer sorte não é o objetivo do post especular sobre as razões desses desprazimentos. Vamos falar sobre as formas e maneiras para que cada um que esteja descontente com seu trabalho possa reagir e buscar circunstâncias, situações e cenários que possam atenuar e até modificar a visão negativa que exista entre ele e seu trabalho.

O texto está no site da Universia Brasil e resolvi compartilhá-lo por sua atualidade, nesses tempos de tantas profissões e poucas oportunidades de emprego. Leiam com atenção e espero que possa ajudar a quem faça parte desse grupo que não está feliz dentro da sua corporação.


10 maneiras de ver o seu trabalho de uma maneira diferente

Saber como superar os problemas no trabalho olhando para as situações de uma maneira positiva é fundamental. Veja 10 dicas que podem ajudá-lo a se distanciar de uma rotina entediante
Algumas vezes na vida, especialmente quando se trata da carreira, a acomodação e o conforto daquilo que já possuímos pode causar uma sensação de rotina que não é favorável para gerar o desenvolvimento profissional. Para resolver esse tipo de problema e garantir que a sua carreira passe por fases de grande desenvolvimento até que você alcance o patamar desejado é fundamental que você saia do automático e encontre uma nova maneira de olhar as coisas. Mas como fazer isso? 
Confira algumas dicas para olhar as coisas sob outras perspectivas:

1. ESCOLHA AS SUAS PRÓPRIAS BATALHAS


Conforme você envelhece e fica mais sábio você percebe que nem todas as batalhas merecem a energia e o esforço dispensado. É muito importante saber reconhecer quais são as batalhas que valem a pena ser disputadas e por que elas valem ou não a pena. Se pergunte se você já pode prever o resultado antes mesmo de se envolver e prefira brigar apenas por aquilo que você realmente acredita.

2. ACEITE AS COISAS COMO SÃO

Especialmente para os jovens pode ser muito difícil aceitar que as coisas são de determinada maneira. É comum encontrar pessoas tentando mudar as outras, mudar cargos de trabalho ou qualquer outro assunto que simplesmente não pode ser modificado, mas isso exige muito tempo e esforço com coisas que muito provavelmente não trarão resultados. Não desperdice o seu tempo tentando mudar o imutável, simplesmente reconheça que certas coisas não podem ser alteradas e siga em frente.

3. RESPEITE A DIVERSIDADE

Você não precisa concordar com pensamentos, opções e ideologias de outras pessoas, só deve respeitá-las apesar disso. Se mantiver isso em mente você já terá meio caminho andado para ver as coisas de uma maneira diferente. Saber conviver com as diferenças é fundamental e as pessoas não devem ser temidas, ridicularizadas ou desrespeitadas só por serem diferentes do que você está acostumado.

4. NÃO QUEIME SUAS PONTES

Lembre-se de que o mundo em que vivemos hoje já é considerado pequeno e com a ajuda da tecnologia está se tornando ainda menor. Isso significa que a qualquer momento você pode encontrar alguém que já passou pelo seu caminho e, mais que isso, pode depender dessa pessoa para qualquer coisa. Portanto, mantenha bons relacionamentos, não destrua as ligações que você possui com as pessoas. Se você se dá bem com as pessoas em geral não precisará ficar paranoico vigiando cada uma de suas atitudes e pensando em como isso pode ser usado contra você.

5. TRATE OS OUTROS COMO GOSTARIA DE SER TRATADO

Embora seja um ditado antigo e clichê, é completamente verdadeiro. Respeite as pessoas ao seu redor e os seus comportamentos, da mesma maneira como você espera ser respeitado pelas suas ações. Talvez você não seja tratado por todos da mesma maneira que você os trata, mas poderá dormir com a certeza de que está fazendo o melhor que pode.

6. SAIBA RELEVAR

Não se deprima ou desista dos seus desejos só porque alguém fez um comentário negativo/maldoso a seu respeito e, mais que qualquer coisa, não leve esse tipo de comportamento para o lado pessoal. Provavelmente a pessoa que está ofendendo você sequer tem noção disso, portanto, saiba como relevar certos comentários e continue com a sua vida.

7. RESPEITE SEUS PRÓPRIOS PRINCÍPIOS

Seja honesto consigo mesmo e saiba com o que você concorda ou não, pois é isso que vai guiar os seus comportamentos durante a sua vida profissional. Toda vez que você se deparar com um problema ético/moral, lembre-se de quem você é e de tudo aquilo em que você acredita.

8. SAIBA QUE AS COISAS SE ENCAMINHAM PARA UM BOM RESULTADO

Imagem relacionada
Embora muitas coisas pareçam ter tudo para dar errado, é importante que você mantenha sempre o pensamento positivo. É claro que isso não significa sentar e esperar que tudo o que você deseja caia do céu, mas ter a certeza de que você alcançará bons resultados ao concluir os projetos dará a você muito mais motivação para guiar o processo.

9. ENTENDA QUE AS AÇÕES FALAM MAIS QUE AS PALAVRAS

Se você está em dúvida sobre a sinceridade de uma pessoa, certifique-se com as atitudes dela. Esse também é um ditado antigo e clichê, mas igualmente verdadeiro. Da mesma maneira, se você quer ser uma pessoa de confiança, procure agir de acordo com as suas palavras e vice-versa, assim você não precisará se preocupar em justificar atos ou conversas desnecessárias.

10. SAIBA ESCOLHER O LADO CERTO

Você não precisa ver as coisas sempre pelo lado negativo, mesmo que você conheça todos os problemas existentes na organização onde trabalha. Saber ser uma pessoa positiva faz toda a diferença na maneira como você lida com as suas obrigações, portanto, procure não perder a referência de como as coisas acontecem no seu ambiente de trabalho (clique no link para saber mais sobre o tema), mas esteja pronto para assumir sempre uma postura positiva em relação aos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário