23 DE ABRIL DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| DIA DE SÃO JORGE |||

Bem vindo

Bem vindo

São Jorge (entre 275 e 280 — 23 de abril de 303), também conhecido como Jorge da Capadócia e Jorge de Lida foi, conforme a tradição, um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. Na hagiografia, São Jorge é um dos santos mais venerados no Catolicismo, na Igreja Ortodoxa, bem como na Comunhão Anglicana. É imortalizado na lenda em que mata o dragão. É também um dos catorze santos auxiliares. No cânon do Papa Gelásio (496 d.C.), São Jorge é mencionado entre aqueles que “foram justamente reverenciados pelos homens e cujos atos são conhecidos somente por Deus”. Considerado um dos mais proeminentes santos militares, a memória de São Jorge é celebrada nos dias 23 de abril e 3 de novembro – a primeira é a data de sua morte, e a segunda, a data da consagração da igreja dedicada a ele em Lida (Israel), na qual se encontram sua sepultura e suas relíquias. A igreja de São Jorge em Lida foi erguida a mando do imperador romano Constantino. (Wikipédia)


George Gordon Byron, 6.º Barão Byron FRS (Londres, 22 de janeiro de 1788 – Missolonghi, 19 de abril de 1824), conhecido como Lord Byron, foi um poeta britânico e uma das figuras mais influentes do romantismo. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão os extensos poemas narrativos Don Juan, A Peregrinação de Childe Harold e o curto poema lírico She Walks in Beauty. Byron é considerado um dos maiores poetas britânicos, e permanece vastamente lido e influente. Ele percorreu toda a Europa, especialmente Itália, onde viveu durante sete anos. No fim da vida, Byron juntou-se à Guerra de independência da Grécia contra o Império Otomano, motivo pelo qual muitos gregos reverenciam-no como um herói nacional. Morreu aos trinta e seis anos de idade de uma febre contraída em Missolonghi.

sábado, 23 de março de 2013

Tim Maia - Vídeo Raro - Show em 1974 - Maravilha!


V
i esse vídeo no Facebook e fui ao YouTube para conhecê-lo. Após assistir não hesitei em trazê-lo para compartilhar com os leitores no blog. São dez minutos de Tim Maia no seu estado mais puro e desfrutando do enorme sucesso na fase inicial de sua carreira.
Ele ainda não tinha enveredado pelos caminhos tortuosos que o tiraram prematuramente do convívio de seu múltiplo público em 1998. O vídeo é histórico porque mostra o show de Tim na inauguração do Teatro Bandeirante em agosto de 1974 ao lado dos grandes artistas da MPB que se apresentaram naquela noite. A informação do vídeo no YouTube diz o seguinte: 
  • "Uma raridade dessas não pode ficar escondida, então eu tomei a liberdade de repostar este vídeo para que ele fique mais acessível aos fãs, como eu. Certamente essa é a maior raridade do Tim já postada até hoje no Youtube. Trata-se da inauguração do hoje extinto Teatro Bandeirantes em 12/08/1974 com shows, além do Tim, de Chico Buarque, Maria Bethânia, Rita Lee e Elis Regina. Mostra Tim um pouco antes da conversão ao Racionalismo, mas ainda, aparentemente chapado!! Confiram que esse registro.É raríssimo mesmo."
Para aqueles que - como eu - são fãs de Tim Maia o vídeo é uma ótima (e rara) oportunidade de vê-lo inteiro e livre das drogas pesadas que o consumiriam anos depois. Ele estava "limpo", com voz poderosa e animando o show com toda desenvoltura. Muito diferente das apresentações dele nos últimos anos antes de sua morte.  .
Na época do show Tim estava lendo o livro "Universo em Desencanto" - ele se refere a isso no show - que logo depois o levaria a aderir a uma esquisita doutrina chamada "Cultura Racional". Tim Maia apresentar pela primeira vez um dos seus maiores sucessos, "Que beleza" e vincula a canção à sua nova crença, mas isso é outra história.
Chega de conversa! Vamos assistir os dez minutos do mais puro Tim Maia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.