15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

sábado, março 23, 2013

Tim Maia - Vídeo Raro - Show em 1974 - Maravilha!


V
i esse vídeo no Facebook e fui ao YouTube para conhecê-lo. Após assistir não hesitei em trazê-lo para compartilhar com os leitores no blog. São dez minutos de Tim Maia no seu estado mais puro e desfrutando do enorme sucesso na fase inicial de sua carreira.
Ele ainda não tinha enveredado pelos caminhos tortuosos que o tiraram prematuramente do convívio de seu múltiplo público em 1998. O vídeo é histórico porque mostra o show de Tim na inauguração do Teatro Bandeirante em agosto de 1974 ao lado dos grandes artistas da MPB que se apresentaram naquela noite. A informação do vídeo no YouTube diz o seguinte: 
  • "Uma raridade dessas não pode ficar escondida, então eu tomei a liberdade de repostar este vídeo para que ele fique mais acessível aos fãs, como eu. Certamente essa é a maior raridade do Tim já postada até hoje no Youtube. Trata-se da inauguração do hoje extinto Teatro Bandeirantes em 12/08/1974 com shows, além do Tim, de Chico Buarque, Maria Bethânia, Rita Lee e Elis Regina. Mostra Tim um pouco antes da conversão ao Racionalismo, mas ainda, aparentemente chapado!! Confiram que esse registro.É raríssimo mesmo."
Para aqueles que - como eu - são fãs de Tim Maia o vídeo é uma ótima (e rara) oportunidade de vê-lo inteiro e livre das drogas pesadas que o consumiriam anos depois. Ele estava "limpo", com voz poderosa e animando o show com toda desenvoltura. Muito diferente das apresentações dele nos últimos anos antes de sua morte.  .
Na época do show Tim estava lendo o livro "Universo em Desencanto" - ele se refere a isso no show - que logo depois o levaria a aderir a uma esquisita doutrina chamada "Cultura Racional". Tim Maia apresentar pela primeira vez um dos seus maiores sucessos, "Que beleza" e vincula a canção à sua nova crença, mas isso é outra história.
Chega de conversa! Vamos assistir os dez minutos do mais puro Tim Maia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário