28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 22 de maio de 2011

Professora Amanda Gurgel do Rio Grande do Norte é a nova voz do protesto no Brasil.


Poucas vezes tivemos, eu e a população brasileira que tem acesso à internet, oportunidade de assistir um depoimento tão verdadeiro e expressado com tanta clareza quanto este da Professora Amanda Gurgel no Rio Grande do Norte.

Em uma reunião de audiência publica realizada na Assembleia Legislativa sobre o Cenário Atual da Educação no RN foi concedida a palavra à professora Amanda que estava inscrita para falar. E ai a professora com sua figura humilde, comum, vestida de forma digna, mas mostrando a sua condição de pessoa pobre subiu na tribuna e transformou-se numa gigante.

Os acessos ao vídeo, já espalhado em várias páginas no YouTube e outros canais, já devem ter ultrapassado a casa dos 1.500.000 desde o dia 10 de maio passado. Em oito minutos e meio a Professora Amanda demoliu os discursos rebuscados e cheios de estatísticas das autoridades presentes, incluindo a Secretaria de Estado da Educação. Se fosse uma profissional da oratória não teria sido mais direta, objetiva e clara no seu discurso.

Foi um discurso de protesto sim, mas muito bem articulado onde tudo que tinha que ser dito o foi; e de forma dura, direta, cara a cara e sem perder a compostura e o tom. Na verdade, embora tenha se expressado sobre o problema no Rio Grande do Norte sabemos que a realidade apresentada pela professora é mesma para todos os Estados do país, principalmente os mais pobres e carentes.

Amanda Gurgel não voltará a ser a mesma que subiu naquela tribuna. Ela assumiu uma responsabilidade mesmo que não tivesse essa intenção quando falou naquela Audiência. Ela transformou-se numa figura nacional na luta pela educação no pais. Virou uma liderança para os milhões de professores das escolas publicas que como ela vivem em condições sociais precárias embora tendo a responsabilidade de educar as crianças do Brasil. Vamos acompanhar a trajetória da Professora Amanda, mas acho difícil que ela esteja fora dos futuros movimentos e campanhas pela educação.


Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública. (10/05/2011)

2 comentários:

  1. gostei, adorei, amei, mas fici com medo de encontrar esse rostinho na próxima politica suja do pais.com td respeito,ñ accredito na boa intenção

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Visitei o teu blog e adorei a proposta. Espero que você ou vocês se dediquem a ele. Um blog é algo muito pessoal e vivo. Tem que ser cuidado, amado e bem tratado para crescer e espalhar a mensagem que se queira.
    Sobre o teu comentário não posso discordar dele. Realmente o passado nesses casos é terrível. Foram muitas as lideranças que surgiram em eventos memoráveis e depois se perderam nos labirintos sujos da politica. Todavia temos exemplos também que correram no sentido inverso. Sou mais otimista que você. O tempo é quem nos responderá.
    Muito grato pela visita e pelo comentário. Volte sempre.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.