||| 01 de agosto DE 2026 ||| sábado ||| Dia Internacional da amamentação ||| *Reflexão: "Acredite em milagres, mas não dependa deles". (Immanuel Kant) |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O dia mundial da amamentação é comemorado em 1 de agosto, data escolhida pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) em evento realizado na cidade de Nova Iorque no ano de 1991. Inicialmente, a data visava comemorar a Declaração de Innocenti, que trata da necessidade do aleitamento materno no combate à mortalidade infantil, aprovada em 1 de agosto de 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) . Em 1992, foi criada a Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM, de 1 a 7 de agosto, também pela WABA, para intensificar a conscientização sobre a amamentação. No Brasil, o Ministério da Saúde promove a campanha no país desde 1999 com temas voltados para o aleitamento, distribuição de materiais informativos, apoio às secretarias de saúde, organizações não governamentais, hospitais, entre outros. bebê mamando A importância da campanha A OMS recomenda que até os primeiros 6 meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno. Entretanto, segundo dados do Unicef, apenas 4 entre 10 bebês no mundo têm a alimentação conduzida dessa forma. A campanha busca da mesma forma fortalecer a doação para os bancos de leite, auxiliando as crianças que não puderam receber o leite de suas mães. No Brasil, por exemplo, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH–BR) promove a distribuição de leite para recém-nascidos abaixo do peso e que estão internados em unidades neonatais. No mês de agosto, é realizada a campanha agosto dourado para conscientização sobre a importância do aleitamento. Saiba mais sobre as cores dos meses e o seus significados. Os benefícios da amamentação A amamentação é importante porque além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho promove o desenvolvimento da criança nos seis primeiros meses de vida, sendo capaz de suprir suas necessidades nutricionais. Através dela, é possível garantir o desenvolvimento do cérebro, da defesa do organismo e diminuir o risco de doenças, como obesidade e diabetes. Há benefícios também para a saúde da mulher que amamenta, pois diminui o risco de câncer de mama e ovário.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mayse Braga de Oliveira (Rio de Janeiro, 1957) é uma médium, escritora e uma das mais notórias palestrantes espíritas do Brasil. Reconhecida internacionalmente por sua atuação na divulgação da doutrina codificada por Allan Kardec, ela acumula mais de cinco décadas de dedicação voluntária às atividades da Comunhão Espírita de Brasília. Suas preleções públicas são marcadas por um estilo afetuoso e acolhedor, acumulando milhões de visualizações em plataformas digitais.Biografia e JuventudeNascida na cidade do Rio de Janeiro, Mayse Braga mudou-se para Brasília com a família ainda na primeira infância. Aos 13 anos de idade, começou a manifestar os primeiros sinais visíveis de sua mediunidade, com episódios marcantes de vidência e audiência. Pouco tempo depois, aos 14 anos, aproximou-se formalmente do Espiritismo.Sua trajetória como oradora iniciou-se de forma inesperada aos 15 anos de idade na Comunhão Espírita de Brasília. Na ocasião, devido à ausência do palestrante escalado para o momento da prece direcionada aos espíritos suicidas, Mayse voluntariou-se para falar ao público, dando início à sua carreira de pregações evangélico-doutrinárias. (criado pela IA /Google)

 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Dicas de Portugues: Traz ou trás?





Traz ou trás?

É comum a permuta das palavras “traz” e “trás” na linguagem escrita, pois na falada não há uma maneira exata de saber qual dos dois termos está sendo utilizado.

Você já deve ter ouvido esta oração em algum lugar: O dinheiro trás ou não felicidade?
A resposta dependerá de cada um, mas vamos nos ater à gramática.

O termo “trás”  (com acento e grafado com “s”) tem o mesmo significado de atrás, detrás. Tem função de advérbio de lugar, vem sempre acompanhado de uma preposição, formando com esta uma locução adverbial.

Exemplos
  • Ela olhou para trás e se arrependeu do que fez.
  • O menino surgiu de trás da moita.
  • Na coreografia você deve passar por trás do seu par e não na frente dele.
O termo “traz” (sem acento e escrito com “z”) tem o mesmo significado de conduzir, transportar, causar, ocasionar, oferecer. É a conjugação do verbo “trazer” na terceira pessoa do singular do indicativo ou na primeira pessoa do singular do imperativo.

Exemplos
  • Ele traz notícias boas para nós!
  • A água contaminada da enchente traz doenças à população, como a leptospirose.
  • Ele traz café da manhã todos os dias para mim.
  • Só dinheiro não traz felicidade a ninguém.
Retomando a pergunta em questão “O dinheiro trás ou não felicidade?” e de acordo com a análise do que foi exposto, observamos que o emprego da palavra “trás” está errada, pois não se trata de um advérbio e sim de um verbo. Veja quando substituímos pelo verbo “trazer”:

O dinheiro traz ou não felicidade? ou O dinheiro pode ou não trazer felicidade?

Ou ainda, na substituição de um similar do verbo “trazer”:

O dinheiro ocasiona (traz) ou não felicidade? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.