19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 21 de outubro de 2007

A Importância do "Não Sei"

Este é um dos muitos artigos do genial Max Gehringer que vou, a partir de agora, publicar no Blog. Este, particularmente, traduz uma realidade da vida corporativa. Eu mesmo, muitas vezes, fui vítima dessa síndrome. Só consegui me livrar dela quando tomei consciência da bobagem que era querer ter sempre a resposta pronta para "mostrar serviço" ao chefe. Eu ainda não conhecia este texto, mas cheguei à Diretoria Executiva da minha empresa... Vale conhecer.


Se vc ainda não sabe qual é a sua verdadeira vocação, imagine a seguinte cena: Você está olhando pela janela, não há nada de especial no céu, somente algumas nuvens aqui e ali...aí chega alguém que também não tem nada para fazer e pergunta: - Será que vai chover hoje?
  • Se você responder "com certeza"... a sua área é Vendas: O pessoal de Vendas é o único que sempre tem certeza de tudo.
  • Se a resposta for "sei lá, estou pensando em outra coisa"... então a sua área é de Marketing:O pessoal de Marketing está sempre pensando no que os outros não estão pensando.
  • Se você responder "sim há uma boa probabilidade"... você é da área de Engenharia:
    O pessoal da Engenharia está sempre disposto a transformar o universo em números.
  • Se a resposta for "depende"... você nasceu para Recursos Humanos: - uma área em que qualquer fato sempre estará na dependência de outros fatos.
  • Se você responder "ah, a meteorologia diz que não"... você é da área de Contabilidade: O pessoal da Contabilidade sempre confia mais nos dados no que nos próprios olhos.
  • Se a resposta for "sei lá, mas por via das dúvidas eu trouxe um guarda-chuva”... - Então seu lugar é na área Financeira que deve estar sempre bem preparada para qualquer virada de tempo.
  • Agora, se você responder "não sei"... há uma boa chance que você tenha uma carreira de sucesso e acabe chegando à Diretoria da Empresa.

De cada 100 pessoas, só uma tem a coragem de responder "não sei" quando não sabe. Os outros 99 sempre acham que precisam ter uma resposta pronta, seja ela qual for, para qualquer situação. Não sei, é sempre uma resposta que economiza o tempo de todo mundo, e pré-dispõe os envolvidos a conseguir dados mais concretos antes de tomar uma decisão. Parece simples, mas responder "não sei" é uma das coisas mais difíceis de aprender na vida corporativa. Por quê? Eu sinceramente "não sei". (Max Gehringer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.