26 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia da gula ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Gula é celebrado anualmente em 26 de janeiro. A gula é um dos sete pecados capitais, de acordo com a algumas doutrinas religiosas, estando relacionada com a condição de egoísmo do ser humano, quando este deseja ou obtém algo para além do necessário, apenas pelo prazer de possuir tal coisa. O Dia da Gula, no entanto, não tem nenhuma conotação religiosa, mas serve para alertar sobre um grave distúrbio alimentar que acomete as pessoas que consomem grandes quantidades de comida como uma compensação por se sentirem sozinhas, incompletas ou fracassadas em alguma outra área de suas vidas. Neste caso, a gula pode desencadear vários problemas de saúde, como a obesidade e o aumento do colesterol que, por sua vez, podem provocar problemas cardíacos e respiratórios, por exemplo. As pessoas que sofrem de gula devem seguir algumas regras para tentar evitar o instinto guloso, como: Evitar jejuns prolongados; Não fazer refeições com muita fome; Refeições saudáveis a cada três horas; Evitar rodízios e self-services; Ficar atento ao consumo de guloseimas; Praticar exercícios físicos regularmente; Ingerir fibras e proteínas; Manter-se sempre hidratado.


Mariano José Pereira da Fonseca, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Maricá (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1773 – Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1848), foi um escritor, filósofo e político brasileiro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Jos%C3%A9_Pereira_da_Fonseca)


domingo, 8 de julho de 2012

7 Dicas para Manter-se Focado e ser mais Produtivo (RHPortal)

Vi, li e gostei. Recebi pelo e-mail o mais recente newsletter do RHPortal que vem sempre cheio de novidades.
Desta feita foi apresentado um artigo intitulado "7 maneiras criativas de ser manter focado e ser produtivo". O título é meio presunçoso, mas as dicas são interessantes e merecem ser conhecidas pelos leitores da Oficina de Gerência.
Na verdade manter-se focado é uma habilidade cada vez mais preciosa entre os "habitantes" do mundo corporativo. Com tanta coisa para fazer ao mesmo tempo, com a internet dando sopa ali na nossa frente e o(s) companheiro(s) ao lado batendo papo ou atendendo a terceiros fica cada vez mais difícil concentrar-se em um determinado assunto.
Na minha época de chefe de divisão muitas vezes tive de buscar o isolamento da biblioteca da empresa para poder me concentrar para emitir um parecer ou uma análise importante.
Imagine o trabalho em bancos. Aquele movimento incessante e todos trabalhando "em campo aberto" com suas mesas coladas umas nas outras? E é gente que passa, que conversa, que pede informação... Ufa! E o trabalhador ali, solitário na sua mesa, focado em algo muito importante que ele tem de fazer com urgência. Quem não passou por essa situação?
O artigo abaixo lista sete atitudes e comportamentos que estão direcionados para a obtenção de foco por parte daqueles que trabalham em ambientes (aparentemente) caóticos. Li todas e algumas delas eu já praticava, mas gostei muito do conjunto e da aparente simplicidade da lista. Disse aparente? Sim, porque apesar de à primeira vista o conjunto parecer de fácil execução, não é. Façam uma experiência e depois venham aqui no blog dar seu testemunho. Dou exemplo com o item quatro "Tenha disciplina". Procure tratar de um assunto de cada vez no seu dia-a-dia.
Aproveitem a lista e mãos à obra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.