O Blog da Oficina de Gerência traz, mais uma vez, a seção "Dicas de Português" com um novo tema: o uso dos advérbios "Antes" ou "Dantes". Busquei a informação no site "Dúvidas de Português" cujo acesso está no link abaixo do seu logotipo.
A tag das dicas é uma das mais visitados na Oficina de Gerência, inclusive com o post que é o campeão de visualizações, o "Àtoa", "À-toa" e "Atoa". Qual a diferença entre estas expressões?", que conta com mais de 740 mil visualizações.
Gosto de publicar as "Dicas de Português" no sentido de contribuir com o aprendizado do nosso idioma, principalmente nos requisitos da gramática, construção das frases, adjetivos e verbos. Escrever bem, ler com clareza e postura são pré-requisitos para a boa formação de um gerente de qualquer nível.
Convido-o, pois, tirar essa dúvida que de vez em quando atormenta quem gosta e precisa ler e escrever.
![]() |
Clique aqui e conheça a home page |
Antes ou dantes
Os advérbios antes e dantes existem na língua portuguesa e estão corretos. Embora o advérbio antes apresente diversos significados, antes e dantes são palavras sinônimas quando indicam um tempo ou momento passado.
Exemplos:
- Meu pai antes usava bigode.
- Meu pai dantes usava bigode.
- Antes eu ia a pé para o colégio.
- Dantes eu ia a pé para o colégio.
Exemplos:
- Minha irmã saiu de casa antes de mim. (antes = anteriormente)
- Antes eu conseguia correr 20 km. Agora já não. (antes = antigamente)
- Antes procurar a resposta do que ser chamado de burro! (antes = melhor)
- Ela não é injusta, antes é muito humana. (antes = pelo contrário)
- Você é antes perspicaz do que estudioso. (antes = mais)
Já o advérbio dantes indica apenas algo que aconteceu em tempo ou momento passado, sendo sinônimo de antes apenas nessa acepção. É, assim, sinônimo de antigamente, outrora, anteriormente e noutro tempo.
Exemplos:
- Dantes eu morava no Rio de Janeiro. (antes = antigamente)
- Eu acho que eu era mais feliz dantes. (antes = antigamente)
- Nada voltará a ser como dantes. (antes = antigamente)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.