21 DE JULHO DE 2024 - DOMINGO - DIA DA APROXIMAÇÃO DE PI


O Dia da Aproximação de Pi comemora-se no dia 22 de julho. Isso porque 22/7 é uma fração que representa Pi, escolhendo-se o dia 22 de julho para se celebrar esta constante matemática. A data numérica do dia (22/7) é igual a 3,14285714, o que é uma boa aproximação para Pi com duas casas decimais (3,14159). Assim, este dia é celebrado como a abordagem mais próxima de Pi do ano. Consoante a convenção adotada, o Dia de Aproximação de Pi também se pode comemorar a: 26 de abril (dia em que a Terra completa dois radianos de sua órbita); 10 de novembro (314º dia do ano); 21 de dezembro (355º dia do ano à hora 1:13, 355/113 - aproximação chinesa). O que é o Número Pi? Número Pi Número Pi é uma sequência infinita de dígitos. Seu valor é 3,14159265358979323846… Nos cálculos matemáticos em que é usado, o número é abreviado para 3,1416, ou 3,14. Trata-se da constante matemática mais antiga de que se tem conhecimento e que continua a ser estudada. Pi é objeto de estudo há mais de 2 000 anos. Além do Dia da Aproximação do Pi, também se celebra anualmente o Dia do Pi a 14 de março.

Bem vindo

Bem vindo

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

"Antes" ou "Dantes", qual é o certo?


O Blog da Oficina de Gerência traz, mais uma vez, a seção "Dicas de Português" com um novo tema: o uso dos advérbios "Antes" ou "Dantes".  Busquei a informação  no site "Dúvidas de Português" cujo acesso está no link abaixo do seu logotipo.

 A tag  das dicas é uma das mais visitados na Oficina de Gerência, inclusive com o post que é o campeão de visualizações, o "Àtoa", "À-toa" e "Atoa". Qual a diferença entre estas expressões?", que conta com mais de 740 mil visualizações.

Gosto de publicar as "Dicas de Português" no sentido de contribuir com o aprendizado do nosso idioma, principalmente nos requisitos da gramática, construção das frases, adjetivos e verbos.  Escrever bem, ler com clareza e postura são pré-requisitos para a boa formação de um gerente de qualquer nível.

Convido-o, pois, tirar essa dúvida que de vez em quando atormenta quem gosta e precisa ler e escrever.


Clique aqui e conheça a home page 

Antes ou dantes
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Os advérbios antes e dantes existem na língua portuguesa e estão corretos. Embora o advérbio antes apresente diversos significados, antes e dantes são palavras sinônimas quando indicam um tempo ou momento passado. 

Exemplos:

  • Meu pai antes usava bigode.
  • Meu pai dantes usava bigode.
  • Antes eu ia a pé para o colégio.
  • Dantes eu ia a pé para o colégio.
O advérbio antes indica principalmente algo que aconteceu em tempo ou momento anterior ou em tempo ou momento passado, sendo sinônimo de anteriormente, previamente, precedentemente, primeiramente, antigamente e outrora. Pode indicar também algo que ocorre ou é de preferência (melhor), pelo contrário (ao contrário) ou com tendência para (mais).

Exemplos:

  • Minha irmã saiu de casa antes de mim. (antes = anteriormente)
  • Antes eu conseguia correr 20 km. Agora já não. (antes = antigamente)
  • Antes procurar a resposta do que ser chamado de burro! (antes = melhor)
  • Ela não é injusta, antes é muito humana. (antes = pelo contrário)
  • Você é antes perspicaz do que estudioso. (antes = mais)

Já o advérbio dantes indica apenas algo que aconteceu em tempo ou momento passado, sendo sinônimo de antes apenas nessa acepção. É, assim, sinônimo de antigamente, outrora, anteriormente e noutro tempo.

Exemplos:

  • Dantes eu morava no Rio de Janeiro. (antes = antigamente)
  • Eu acho que eu era mais feliz dantes. (antes = antigamente)
  • Nada voltará a ser como dantes. (antes = antigamente)

 Se tiver interesse em pesquisar  um pouco mais, recomendo dois sites especializados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.