10 de janeiro DE 2026 ||| sábado ||| dia das pessoas peculiares (EUA- Peculiar people day) ||| "existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã.” (Ghandi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Peculiar People Day's é comemorado em 10 de janeiro de 2026, principalmente nos Estados Unidos. É um dia dedicado a celebrar pessoas consideradas “peculiares”, ou seja, aquelas que desafiam normas sociais, vivem fora do padrão e trazem criatividade e inovação ao mundo. No Brasil não há uma data oficial equivalente, mas algumas celebrações culturais têm espírito parecido, como o Dia do Orgulho Nerd (25 de maio) ou o Dia da Criatividade (17 de novembro).


Esopo (Nessebar, 620 a.C. – Delfos, 564 a.C.) foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. Sua obra, que constitui as Fábulas de Esopo, serviu como inspiração para outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine. Malgrado sua existência permaneça incerta e pouco se saiba quanto à origem de várias de suas obras, seus contos se disseminaram em muitas línguas pela tradição oral. Em muitos de seus escritos, os animais falam e têm características humanas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Esopo)


segunda-feira, 2 de agosto de 2021

"Antes" ou "Dantes", qual é o certo?


O Blog da Oficina de Gerência traz, mais uma vez, a seção "Dicas de Português" com um novo tema: o uso dos advérbios "Antes" ou "Dantes".  Busquei a informação  no site "Dúvidas de Português" cujo acesso está no link abaixo do seu logotipo.

 A tag  das dicas é uma das mais visitados na Oficina de Gerência, inclusive com o post que é o campeão de visualizações, o "Àtoa", "À-toa" e "Atoa". Qual a diferença entre estas expressões?", que conta com mais de 740 mil visualizações.

Gosto de publicar as "Dicas de Português" no sentido de contribuir com o aprendizado do nosso idioma, principalmente nos requisitos da gramática, construção das frases, adjetivos e verbos.  Escrever bem, ler com clareza e postura são pré-requisitos para a boa formação de um gerente de qualquer nível.

Convido-o, pois, tirar essa dúvida que de vez em quando atormenta quem gosta e precisa ler e escrever.


Clique aqui e conheça a home page 

Antes ou dantes
Flávia Neves
Flávia Neves
Professora de Português

Os advérbios antes e dantes existem na língua portuguesa e estão corretos. Embora o advérbio antes apresente diversos significados, antes e dantes são palavras sinônimas quando indicam um tempo ou momento passado. 

Exemplos:

  • Meu pai antes usava bigode.
  • Meu pai dantes usava bigode.
  • Antes eu ia a pé para o colégio.
  • Dantes eu ia a pé para o colégio.
O advérbio antes indica principalmente algo que aconteceu em tempo ou momento anterior ou em tempo ou momento passado, sendo sinônimo de anteriormente, previamente, precedentemente, primeiramente, antigamente e outrora. Pode indicar também algo que ocorre ou é de preferência (melhor), pelo contrário (ao contrário) ou com tendência para (mais).

Exemplos:

  • Minha irmã saiu de casa antes de mim. (antes = anteriormente)
  • Antes eu conseguia correr 20 km. Agora já não. (antes = antigamente)
  • Antes procurar a resposta do que ser chamado de burro! (antes = melhor)
  • Ela não é injusta, antes é muito humana. (antes = pelo contrário)
  • Você é antes perspicaz do que estudioso. (antes = mais)

Já o advérbio dantes indica apenas algo que aconteceu em tempo ou momento passado, sendo sinônimo de antes apenas nessa acepção. É, assim, sinônimo de antigamente, outrora, anteriormente e noutro tempo.

Exemplos:

  • Dantes eu morava no Rio de Janeiro. (antes = antigamente)
  • Eu acho que eu era mais feliz dantes. (antes = antigamente)
  • Nada voltará a ser como dantes. (antes = antigamente)

 Se tiver interesse em pesquisar  um pouco mais, recomendo dois sites especializados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.