15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

sexta-feira, outubro 02, 2020

Martin Luther King "Eu Tenho um Sonho" - Discurso Histórico Completo -

Neste 2 de outubro de 2020, Dia Internacional da Não Violência não gostaria de perder a oportunidade de trazer à memória dos leitores da Oficina de Gerência, principalmente os mais jovens que não viveram os tempos da luta de Martin Luther King contra a segregação racial nos EUA, o seu famoso discurso "I Have a Dream" ("Eu tenho um sonho").

No dia 28 de agosto de 1963, ele discursou para cerca de 250 mil pessoas sobre seu sonho de ver uma sociedade em que todos seriam iguais sem distinção de cor e raça.

Esse discurso ainda ressoa, nas lutas contra o racismo nos no planeta, como um dos momentos mais impressionantes na história do humanismo.

Deixo o vídeo aqui no blog como um registro para a consulta daqueles que como eu, comungam dessa e de outras lutas contra as violências e a favor dos direitos humanos.

Já devo ter ouvido esse discurso de Martin Luther King dezenas de vezes. Inteiro ou em partes. Mesmo depois de tantos anos, ainda me emociono pela força e pela paixão que o Dr. King colocou na sua fala e no seu sonho. 

Os dois vídeos abaixo trazem, no primeiro o discurso completo (em preto e branco), com legendas em português. O segundo vídeo (em cores) está resumido, com a parte final e mais famosa do discurso.   

Logo a seguir, para quem estiver mais curioso e interessado, está um link com o discurso completo traduzido para o português.

Espero que gostem.

Primeiro vídeo com o discurso completo (17min 28)


Segundo vídeo com o discurso resumido (6 min 52)


Clique aqui e leia o discurso do Dr. Martin Luther King traduzido para o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário