19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Gafes nos eventos sociais da empresa. Proteja-se delas...




Apesar de todos os cuidados para se proteger dos efeitos da pandemia são inevitáveis os convites para você  participar de alguns eventos sociais - mesmo que reservados - neste período de final do ano. Além do mais a pandemia não durar para sempre e os eventos sociais do trabalho fazem parte da vida dos habitantes da selva corporativa.

Volto ao tema, para reforçar que esses eventos, muitas vezes, são palcos para "exibição" de qualquer um que tenha pretensões de "aparecer" para o público interno da sua corporação. São muitos os candidatos ao posto de estrela da festa. É comum que alguns desses postulantes cometam gafes tão estrondosas que perdem qualquer oportunidade de serem vistos como alguém para ser considerado como componente do primeiro time.

É exatamente aí que o artigo escolhido para ilustrar essa tese aponta como se deve proceder para não cair nas armadilhas dos eventos sociais da empresa.

É uma reportagem antiga da internet, mas como todas as coisas de alto nível não perde a temporalidade; e são sempre atuais porque tratam do comportamento humano.

Leiam com atenção, pois a matéria apresenta além dos conceitos, testes e ilustrações que a tornam muito rica e muito acessada no site da Universa.


Clique e visite o site


É possível faltar a eventos sociais do trabalho, mas não a todos.

Rita Trevisan e Suzel Tunes
Do UOL, em São Paulo

 

Se você não quiser ou não puder ir a um evento social do trabalho, seja sincero

Convites para almoços e festas da empresa são daqueles eventos, teoricamente opcionais, que pensamos duas vezes antes de recusar. Afinal, ninguém quer ficar com a fama de chato e, além disso, o relacionamento interpessoal tem sido cada vez mais valorizado pelas organizações. É o que confirma a diretora executiva da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Sirley Carvalho: "É importante ter uma boa relação com os colegas e, de maneira equilibrada, participar de alguns compromissos sociais com eles. Quando o grupo é coeso, essa aproximação facilita o trâmite interno dos processos e a comunicação".

O psicólogo José Roberto Heloani, professor e pesquisador da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), nas áreas de ética e saúde do trabalho, já constatou essa afirmação na prática. Em uma pesquisa sobre as condições de trabalho de pilotos de avião –categoria que tem sofrido sobrecarga devido à popularização da aviação civil–, Heloani observou que os pilotos bem relacionados são os que conseguem agendar as escalas de maneira mais favorável.

"Quem mantém um bom relacionamento com os colegas, obtém um nível de cooperação maior", afirma. Segundo o professor, entre os executivos, o peso do relacionamento também é considerável: "Depois de um certo grau hierárquico, a subida se dá mais pela capacidade de se relacionar socialmente do que por mérito estritamente profissional".


Veja dez coisas que você jamais deve dizer para um chefe (11 fotos)


Veja as fotos (clique no link)

Seu chefe é compreensivo e adepto da linha "amigão"? Sorte a sua. Ainda assim, por mais tolerante e camarada que ele seja, existem certas frases que não devem ser ditas em nenhuma circunstância. Elas transmitem descaso, falta de profissionalismo e desinteresse pelo trabalho. Veja quais são para evitá-las, pois até mesmo os chefes do tipo bonzinho não engolem determinadas desculpas e justificativas. Por Heloísa Noronha, do UOL, em São Paulo Orlando/UOL

Respeito aos próprios limites

É claro que, em nome da boa convivência com os colegas e até mesmo da ascensão profissional, ninguém precisa aceitar todo o tipo de convite. Pessoas mais reservadas, tímidas ou que tenham filhos pequenos podem não se sentir tão animadas ou disponíveis para um happy hour toda sexta-feira, por exemplo. E, nesse caso, o conselho do especialista é ser sincero.

"Quando não puder ou não quiser ir, explique o motivo. Se é mais reservado, seja honesto, essa é uma característica sua, não um defeito, e as pessoas entenderão. O problema é vender a aparência de que é extrovertido e bem relacionado e nunca ir aos eventos. Aí, sim, os colegas interpretarão como falta de interesse e engajamento", diz Heloani.

Para a psicóloga Daniele Almeida Duarte, professora de Psicologia do Trabalho da UEM (Universidade Estadual de Maringá), o lazer, fora do horário de trabalho, não deve ter o caráter de obrigatoriedade nem ser a única aposta para integrar pessoas em uma instituição. "Festividades fora do trabalho são significativas quando já há uma boa convivência dentro da instituição. Se esses momentos de lazer passam a se confundir com os momentos de trabalho, então, algo está errado. Em longo prazo, essa tática não funciona", diz.

A professora afirma que, muitas vezes, os trabalhadores se sentem pressionados a participar dos eventos sociais. Quando isso acontece, de oportunidades de descontração e convivência, esses eventos tornam-se "onerosos e ameaçadores". "Em um universo marcado por intensa competitividade, os compromissos sociais entre colegas de trabalho comportam diferentes sentidos e intenções. Eles podem ser tanto uma oportunidade de aproximação quanto um suplício", afirma.

Thinkstock


Você sabe se promover no "happy hour"?

Atividades sociais são ótimas oportunidades para se promover para seu gestor. Mas é preciso ter cuidado e agir discretamente. Faça o teste e veja se você usa o "happy hour" a seu favor.


Etiqueta empresarial


Se depois de pesar os prós e contras você decidir aceitar o convite, a principal orientação é usar e abusar do bom senso, para saber como se comportar durante o evento. "As pessoas não podem ser ingênuas a ponto de pensar que, por estarem fora do espaço organizacional, não estarão sendo observadas", diz Daniele. Segundo o professor Heloani, uma indiscrição ou desabafo realizado em uma festa, por exemplo, pode ser julgado com um rigor até maior. "Por ser feito fora da empresa, qualquer comentário negativo pode ser visto como uma traição", afirma.

"A maioria dos profissionais precisa desenvolver a inteligência social", fala o economista Cláudio Pelizari, diretor da Etiqueta Empresarial Executive Manners Consulting, empresa que dá cursos e palestras sobre o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Ele explica que a inteligência social é a "capacidade de obter cooperação das pessoas" e um de seus componentes é, justamente, a "consciência situacional", ou seja, a percepção do tipo de ambiente em que se está e de como se adaptar a ele.

Tal como outros tipos de competência, a inteligência social também pode (e deve) ser desenvolvida, pois alguns detalhes podem ser determinantes para o sucesso dentro das organizações. "A gente tropeça é nas pedras pequenas, que não enxerga", afirma Cláudio. A seguir, ele enumera dez orientações para quem quer aproveitar esse tipo de compromisso social sem arranhar a imagem profissional.

Dez conselhos para não fazer feio na festa da empresa

  • 1. Seja pontual
    É claro que você não tem cartão de ponto para bater. Mas ser o último a chegar (ou a sair) não é nada elegante;
  • 2. Segure a língua
    Não fale mal do chefe nem de outros colegas. Não é hora nem lugar para desabafos;
  • 3. Controle o tom de voz
    Mesmo em uma festa ou happy hour, evite gritar ou falar muito alto;
  • 4. Beba moderadamente
    Não abuse do álcool, um dos maiores inimigos do bom senso e da discrição;
  • 5. Seja comedido na hora de se servir
    Para não parecer esfomeado, coma algo antes de chegar ao local do encontro com os colegas;
  • 6. Respeite o espaço pessoal alheio
    Nada de passar a mão nas costas, dar tapinhas ou cochichar no ouvido de um colega, a menos que você seja muito íntimo dele;
  • 7. Use roupas e maquiagens discretas
    O local da festa da empresa deve ser visto como uma continuação do ambiente de trabalho. Deixe a ousadia para as baladas;
  • 8. Não fale o que não deve
    Não confidencie informações que não queira ver divulgadas depois. Lembre-se: quando as pessoas estão relaxadas, a capacidade de guardar segredos fica ainda mais prejudicada;
  • 9. Não seja inconveniente
    Cuidado com as brincadeiras e apelidos. Festeje com bom humor e respeito;
  • 10. Conheça o Código de Conduta da empresa
    Comportamentos que não são admitidos dentro da organização dificilmente serão aceitos na festa.
Se preferir, para ler a matéria na edição original, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.