15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

domingo, junho 21, 2020

Não desprezem a experiência de vida.



Leia abaixo uma das incontáveis histórias que circulam na Internet que ilustram coisas do universo corporativo. Gosto de colecioná-las. Esta é uma delas. Divertida, bem escrita e com uma mensagem verdadeira. 

A utilização de fábulas, piadas, anedotas e historietas divertidas para ilustrar as facetas nas vidas das corporações é um habito salutar que deve ser praticado pelos futuros gerentes. 

No dia a dia de quem comanda, existem mensagens difíceis para se fazer uma preleção, um discurso ou uma adertência. Às vezes - e ai entra a habilidade de cada um para escolher o momento - uma citação, uma metáfora ou um vídeo, resolvem melhor o problema do que aquela (às vezes) terrível conversa face a face. 

A historinha abaixo valoriza a experiência adquiridade pelo passar dos anos e pelas vivências que a vida nos oferta. E é verdade, salvo as exceções de praxe.

Acrescentaria, segundo minha própria experiência, que para se chegar ao ponto em que chegou o velho cão da fábula, deve-se acrescentar que não só a idade traz a boa carga das experiências. É necessário cultivar, pari-passu com o passar dos anos, o valor da humildade para aprender as lições - boas e más - que a vida nos traz. 

Pensem nisso e comecem já as suas coleções.

👇
A sabedoria do vira-latas

Uma velha senhora foi para um safári na África e levou seu velho vira-lata com ela.
Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta de que estava perdido.

Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço.

Cientistas descobrem o que passa pela cabeça dos animais | SuperO cachorro velho pensa:

- "Oh, oh! Estou mesmo enrascado! Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cão ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador".
Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto:

- Cara, este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí?
Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.

- Caramba! Pensa o leopardo, essa foi por pouco! O velho vira-lata quase me pega!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que vira: em troca de proteção para si, informaria ao predador que o vira-lata não havia comido leopardo algum...

Vector O Baner Vertical Da Floresta úmida Da Selva Com O Macaco Do ...E assim foi rápido, em direção ao leopardo. Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa:

-Aí tem coisa!

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo.

O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz:

- "Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que acontece com aquele cachorro o abusado!"

Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa:

-E agora, o que é que eu posso fazer?

Mas, em vez de correr (sabe que suas pernas doídas não o levariam longe...), o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz:

- "Cadê o safado daquele macaco? Estou com fome! Eu o mandei buscar outro leopardo para mim!"

Moral da história: "Não mexa com cachorro velho... Idade e habilidade se sobrepõem à juventude e intriga. Sabedoria, no mais das vezes,  vem com idade e experiência".






Nenhum comentário:

Postar um comentário