24 de jan de 2013

O primeiro dia no emprego... Você lembra do seu?


http://www.aiesec.org/cms/aiesec/AI/Western%20Europe%20and%20North%20America/PORTUGAL/AIESEC%20LISBOA%20ISEG/Resources/Images/recursos_humanos.jpg
 

F
iz uma rápida busca no Google sobre o "Primeiro Dia no Emprego"  e... Surpresa! Não encontrei quase nada que valesse a pena transcrever para ilustrar o post. Isso só confirma que o tema ainda não está no círculo de interesse dos grandes sites de consultoria e palestras corporativas.  Nas nossas vidas - por comum e principalmente nos dias de hoje - vivemos vários primeiros dias no(s) emprego(s). 
Eu mesmo, trabalhei em poucas instituições. Uma só empresa privada e outras seis ou sete na Administração Pública.  Posso lhes dizer que as diferenças são muito poucas e sem importância. Em todas elas o primeiro dia sempre ficou na memória. Alguns pontos em comum entre eles, mas para cada corporação houve um primeiro dia especial.
É fato que quanto mais "macaco velho" a gente vai ficando ao mudar de emprego menos impacto isso causa em nossa experiência. A partir do terceiro emprego as manhas principais já estão todas dominadas. Todavia nos primeiros empregos vamos concordar que o primeiro dia é marcante e eu direi com experiência bem vivida que é decisivo e determinante para o sucesso da "vítima". 
Sim! Pode acreditar que quando você entra naquele ambiente de trabalho no seu primeiro dia não passa de uma... vítima. Todos (salvo as exceções de sempre) vão lhe observar com o "rabo do olho" e se puderem vão tirar suas casquinhas. É bullying mesmo!
Só para ilustrar e quebrar um pouco o texto assistam o vídeo abaixo. É uma sátira muito bem produzida. Ria um pouco e lembre-se do que foi (ou como poderá ser) o seu... primeiro dia no emprego. E depois continue a ler o post.

Na função de executivo tive a oportunidade de assistir e conviver com muitos primeiros dias nos empregos de colegas e subordinados. Muitos mesmo! Vou resumir, para quem interessar possa, tudo o que já vi e já passei em situação semelhante nos oito itens seguintes: 
  1. Chegue cedo - No seu primeiro dia todos os colegas ou subordinados vão ficar de olho em você. Ninguém vai olhar assim, diretamente, tudo pelos cantos dos olhos, mas serão capazes de descrever cada gesto e palavra que você fez e disse naquele dia.
  2.  Observe muito - é da capacidade de saber observar e capturar, nos menores detalhes: como é o ambiente, como são as pessoas, como se comportam. Ah! Procure aprender e guardar os nomes daqueles mais próximos e que lhe forem apresentados. 
  3.  Fale pouco, escute muito - isto é importantíssimo. Novato falador vai ficar marcado por muito tempo. Não dê palpites ou opiniões sobre nada, principalmente sobre o tradicional: política, futebol e religião. Nada! Bico fechado! Fale só banalidades do tipo "vai chover amanhã", "onde é o banheiro"  e coisas semelhantes.
  4. Faça com atenção o que o lhe for pedido  - Não esqueça que é o seu primeiro dia. Embora todos digam o contrário você não pode errar! Vou repetir: você não pode errar no seu primeiro dia de emprego!!!  Portanto preste atenção e se não souber como se faz ou do que se trata pergunte. Perguntar pode, mas errar não.
  5. Não se assuste com nada - Conto uma historinha. Eu era diretor e tive um engenheiro na equipe que no primeiro dia de seu novo emprego recebeu do seu gerente um carrinho de supermercado lotado com um processo que tinha quinze volumes de 200 páginas cada um. O gerente o chamou e disse que tinha quinze dias para fazer uma revisão no projeto e produzir um relatório. O jovem engenheiro suou frio, entrou em "estado de choque" e correu para minha sala para pedir transferência de diretoria (era concursado). No primeiro dia! Imagine o meu trabalho para dissuadi-lo e depois dar uma "chamada" no gerente. Tudo foi ajustado e o engenheiro continuou na diretoria e pelo que sei fazendo sucesso. Acho que o exemplo fala por si.
  6. Saia junto com sua nova turma, mas se for convidado -  Se não for fique na sua. Se for convidado vá. Valem todos os itens anteriores e mais alguns do tipo "não seja dos primeiros a sair da mesa, mas nunca seja dos últimos". Não beba quase nada... só para "molhar o bico". Os novos colegas podem querer testar seu "coeficiente alcoólico". 
  7. Vá direto para casa - em qualquer situação - saindo do trabalho ou do "happy hour" vá direto para sua casa. Não aceite dar nenhuma "esticada". No primeiro dia do emprego uma noitada pode ser fatal para seu futuro.
  8. Prepare-se para o segundo dia de trabalho - esse é o melhor conselho de todos os anteriores para o primeiro dia no emprego.
Coloquei abaixo um vídeo muito bem humorado -  copiado do site da revista Você S/A (confesso, sem autorização, mas estou informando a fonte e dando contrapartida) - que é sensacional. Não é "puxando o saco" não, mas o site da Você S/A é, atualmente, o melhor que encontrei para assuntos corporativos. Para quem gosta de estar por dentro das magias do mundo corporativo vale muito estar logado nele todos os dias, assinar newsletter, baixar app, curtir no Facebook..
O vídeo cujo título é "Primeiro Dia de Trabalho" é o oitavo uma série de dez que eles produziram sob o título "Selva Corporativa" (clique aqui e procure o link). É uma "série fora de série" (redundância proposital) e ainda não foi colocada na página da Você S/A do YouTube e por isso tive que me "apropriar" dele. Não deixe de assisti-lo.

http://vocesa.abril.com.br/css/img/logotipo-voce-sa.png
video
 Clique no logotipo para acessar o site

Clique no banner. Publicidade voluntária do blog em contrapartida à utilização de material da revista no post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin