12 de jan de 2012

Executivo de verdade administra qualquer negócio. Acredite!

http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_608/13067879305Wm9LB.jpg
Tenho dito e repetido ao longo de minha trajetória no mundo corporativo que um administrador preparado tecnicamente e temperado pelas vivências em cargos de chefia ou seja um executivo desses que de uns tempos para cá passaram a ser denominados de CEO e enfim seja um cara com experiência, perícia, prática, saber e conhecimento sobre a arte do comando tem condições de administrar qualquer negócio mesmo que não seja um técnico com formação naquela área negocial.
Em tom de blague costumo dizer em palestras e rodas de conversas entre amigos e colaboradores que só existem dois negócios que não me sinto em condições de administrar, um hospital ou um hotel. Certamente que é uma brincadeira.
Curiosamente ainda não havia lido nada que tecesse considerações sobre essa questão. Não havia lido até agora... Passando as vistas pelas páginas de uma recente edição digital do Estadão encontrei o artigo abaixo escrito exatamente por um CEO. Ele é o Frederico Vilar, CEO da Neoris Brasil e considerado um profissional de sucesso.
O título da matéria é direto, "O Executivo Administra Qualquer Negócio". Chamou-me a atenção imediatamente porque até então não havia lido nada que coincidisse com aquilo que eu defendo há muito tempo. Não tinha conhecimento de nenhum consultor que se dispusesse a afirmar algo semelhante. Tenho cá minhas desconfianças a respeito dessa digamos... timidez dos consultores, mas prefiro não criar polêmicas.
A matéria que lhes apresento abaixo é uma entrevista com o Frederico Vilar onde ele responde a seis ou sete perguntas sobre sua carreira como administrador de empresas e outras questões relativas à arte de gerenciar, de liderar e comandar. A pergunta que deu título à matéria está no texto: "Como foi ser administrador dessas empresas sem ter formação técnica na área?". Leiam a resposta com a qual concordo inteiramente.
Administrar em alto nível consiste em saber utilizar-se de todos os recursos disponíveis colocados à disposição do administrador. Sejam os recursos humanos, os técnicos, os tecnológicos... Os negócios, de uma forma geral têm a mesma formatação e os objetivoshttp://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_380/12381504240T44v4.jpg das organizações giram em torno dos mesmos eixos. Lucros, inovações, conquista de mercados, orçamentos, metas... Poderia ficar aqui listando itens quase indefinidamente para sustentar a tese de que um profissional que tenha a vivência de muitas experiências corporativas como executivo é capaz de administrar qualquer negócio mesmo sem ter formação técnica na área. E ai, falando sério, incluo hospitais e hotéis.
Acho que já disse aqui mesmo na Oficina de Gerência que para ser um gerente de sucesso são necessárias duas grandes qualidades e talentos:
  1. Gostar de gente - Isto significa interessar-se em lidar com os problemas das pessoas; ouvi-las com atenção e importância; querer compreender e envolver-se com suas personalidades e personalismos. Principalmente respeitar seus espaços mesmo na condição de ser o chefe, o líder, o gerente.
  2. Gostar de resolver problemas – Tem muita gente que foge de problemas e estes jamais serão gerentes e muito menos executivos. Podem até – como diz a conhecida frase de Abraham Lincoln- “enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.”. É isso ai! Se alguém detesta problemas não aceite convites para ser executivo. É a matéria prima que qualquer gerente tem de manusear para exercer sua função.
Dito isso os convido-os a ler a matéria e pensar a respeito. Se alguns dos leitores sonham em ocupar aquela cadeira onde seu chefe está sentado agora e desfrutar das mordomias e do poder que o cargo oferece trate de começar a perceber se tem esses e outros talentos para segurar a barra que é administrar.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs que me encantam!


..saia justa......† Trilha do Medo ♪....Blogueiros na Web - Ensinando o Sucesso no Blogger e Wordpress!..Emprego Virtual..Blog Ebooks Grátis....http://3.bp.blogspot.com/_vsVXJhAtvc8/ShLcueg5n2I/AAAAAAAACqo/sOQqVTcnVrc/S1600-R/blog.jpg..http://lh6.ggpht.com/_vc1VEWPuSmU/TN8mZZDF9tI/AAAAAAAAIJY/GWQU-iIvToI/banner-1.jpg....Divulgar textos | Publicar artigo....tirinhas do Zé........

Estatística deste blog: Comentários em Postagens Widget by Mundo Blogger

Safernet



FinderFox

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin