15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

quarta-feira, abril 23, 2014

Lambada. Matem as saudades com o Grupo Kaoma.

http://doaltodosalto.files.wordpress.com/2011/04/lambada-kaoma.jpg

Quem das gerações desde 1940 até os recentes anos 90 não dançou ao ritmo da lambada e ao som do Grupo Kaoma? Das vovós até as netinhas todos mexeram seus bumbums cantando "Chorando se Foi" na voz quente e sensual de Loalwa Braz.
Passei pelo YouTube e naquelas pesquisadas que todos os blogueiros fazem no site deparei-me com um vídeo do Kaoma e resolvi matar as saudades.
Espero que gostem pois foi um momento fugaz, mas marcante de alegria e ritmos bem brasileiros que se manteve no topo das paradas de sucesso por muitos anos nas vozes de cantores famosos como Beto Barbosa, Sidney Magal, Sandy e Júnior, Fafá de Belém e o grupo Trem da Alegria. Saudades, muitas saudades... Vamos ver ouvir?

Arrows gif file Este post é reeditado. Publiquei-o no blog em 04/01/2010. Vale a pena ver de novamente.


http://rainbowdivider.com/images/dividers/divider_5.gif

Um comentário:

  1. Elza Rosa da Silvasábado, 15 maio, 2010

    Todo comentário saudável, educado e informativo é bom, mas eu acho que entendi mal, pois em 1940 ainda não existia o grupo Kaoma. Mas que legal este comentário “Das vovós até as netinhas todos mexeram seus bumbuns cantando "Chorando se Foi" na voz quente e sensual de Loalwa Braz". Gostei! Não estou sozinha,estamos de olho.

    ResponderExcluir