24 DE ABRIL DE 2024 – 4ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Blogs nacionais que você não pode perder (2) - Revista Época

Revista Época
19. Faça a Sua Parte
www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte
Marcelo Soubhia > Depois de assistir ao filme Uma Verdade Inconveniente, no ano passado, a bióloga Lúcia Malla escreveu um post em seu blog sobre mudanças climáticas. Recebeu dois comentários.
Das conversas entre os três surgiu a idéia de um blog coletivo sobre meio ambiente. Hoje eles são 12, de diversas profissões e locais do mundo. Mais importante: com visões antagônicas. A variedade permite discussões plurais – como os textos contra e a favor da energia nuclear. Só há uma restrição à participação: “É preciso ser verde. Somos todos marcianos”, diz Lúcia Malla.
No blog: “O que significa a eleição de Barack Obama para as políticas de combate às mudanças climáticas e reforma da matriz energética – americana e mundial?”.
ENGAJADOS
Lúcia Freitas, Jorge Cordeiro e Lúcia Malla mantêm blogs pessoais e escrevem para o Faça a Sua Parte

20. Fernando Rodrigues
uolpolitica.blog.uol.com.br
 Reprodução > Em momentos de crise como o atual, o blog de Fernando Rodrigues, colunista do jornal Folha de S.Paulo, se destaca pela agilidade nas atualizações. Durante as eleições municipais, seu ponto forte foram as boas tabelas de dados consolidados e a avaliação do impacto dos resultados para os partidos.
No blog: “O Senado de New Hampshire, um dos 50 Estados dos EUA, será dominado por uma maioria de mulheres a partir de 2009”.

21. Gizmodo Brasil
gizmodo.com.br
 Reprodução
> Mistura de novidades de tecnologia, cobertura ao vivo de grandes lançamentos de produtos eletrônicos e curiosidades, o Gizmodo Brasil é uma versão nacional de um dos principais blogs de tecnologia do mundo. Seus posts, tanto os traduzidos da versão americana quanto os produzidos aqui, têm uma pitada de humor própria.
No blog: “Relógio de pulso Fire da Tokyoflash parece ser quente, mas inútil para informar as horas”.

22. Grandes Tolices do Orkut
tolicesdoorkut.com
 Reprodução > Sabe aquele monte de bobagens que muita gente escreve no Orkut? Elas são garimpadas e reunidas no Grandes Tolices do Orkut (GTO). O blog recebe dicas do Brasil todo. O GTO ainda seleciona enquetes em comunidades e estimula as pessoas a votar numa das opções, para manipular o resultado final.
No blog: “É mais fácil ir ao Paraguai de navio ou de avião?” ou ainda “A Turma da Mônica é brasileira ou americana?”.

23. Hipopótamo Zine
hipopotamozine.blogspot.com
 Reprodução
> Que tal chegar para um famoso ou alguém conhecido e pedir que ele desenhe um hipopótamo? “Hein, um hipopótamo?” Geralmente é com tal espanto que as pessoas reagem ao pedido do estudante de Jornalismo Stefano Azevedo, de 20 anos. Ele tem sido bem-sucedido. Desde junho, publica desenhos de hipopótamos (não, ele não é apaixonado por hipopótamos!) com uma pequena descrição do momento em que o bicho foi desenhado. David Lynch, Nando Reis, Win Wenders, Paulo Maluf, Geraldo Alckmin e muitos outros já têm seu desenho na galeria do blog.

24. Irmãos Brain
www.irmaosbrain.com
 Reprodução > Para quem está acostumado a ler tirinhas na horizontal, os quadrinhos do publicitário Geraldo Neto, do Irmãos Brain, parecem estranhos no primeiro momento: eles são verticais. Isso não os impede de fazer sucesso. Ao contrário, o Irmãos Brain é um dos principais blogs de quadrinhos do país. As histórias de Id, Ego e Superego são mostradas em fotomontagens e demoram de três a quatro horas para ficar prontas. “Não consigo fazer tirinha rápida. Elas foram criadas para a internet”, diz Neto, que agora mora em Londres e reestréia o blog nesta semana

Revista Época
25. Jacaré Banguela
www.jacarebanguela.com.br
 Reprodução > Piadinhas, telas de MSN com conversas esdrúxulas e fotos de muita gente imitando a pose de uma boca de jacaré aberta são alguns dos ingredientes de humor que atraem milhares de internautas para o Jacaré Banguela todos os meses. Quem entra no blog do publicitário cuiabano Rodrigo Fernandes, de 23 anos, tem a certeza de boas risadas. E ele tem consciência disso. “Não posso me dar ao luxo de estar cansado de fazer blog”, diz. “Não posso acreditar que um dia vou acordar e não fazer piada. Faço isso em respeito ao leitor.” O blog começou a crescer depois da cobertura de um evento no Rio de Janeiro. Na ocasião, Rodrigo e Fred Fagundes, que deixou o Jacaré e abriu o blog Quem Matou a Tangerina?, pediram à atriz Juliana Paes para fazer a pose característica do blog. Ela já conhecia o símbolo e topou. “Naquele momento senti que poderia acontecer alguma coisa. Se ela conhecia o blog, algo grande estava para acontecer”, afirma. Deu tão certo que o Jacaré Banguela é a principal fonte de renda de Fernandes desde o começo do ano passado.
No blog: “Sim, está atrasada, mas e daí? Quem disse que sexta-feira é o único dia de Vadiagem? Já dizia o sábio: ‘Quem trabalha demais erra demais, quem não trabalha não erra e quem não erra é promovido!’ Portanto, pratique a Morcegada e pense na sua promoção”.
IRREVERENTE
Rodrigo Fernandes na tradicional pose das fotos enviadas ao blog

26. Josias de Souza
josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br
 Reprodução > Colunista do jornal Folha de S.Paulo, Josias de Souza escreve sobre política nacional e internacional. Seus posts não se restringem a comentários de notícias, são reportagens. Ele se dedica aos bastidores do poder, principalmente em Brasília. Publica diariamente as manchetes dos principais jornais do país.
No blog: “Encontra-se em Fortaleza, (...) a nata financeira e política da nação. O poder foi assistir à celebração do casamento de Carla Queiroz Jereissati e Benjamin Holanda de Oliveira. Ela, filha de Renata e do tucano Tasso Jereissati. Ele, filho de um casal de médicos: Tânia e César Oliveira”.

27. Juca Kfouri
blogdojuca.blog.uol.com.br
 Reprodução > O blog do jornalista Juca Kfouri é um dos principais de esporte no país. Não é por acaso que se somam quase 43 milhões de visitas. Fala basicamente de futebol, com análises de jogos e campeonatos, mas também comenta outros esportes e bastidores. Além de seus textos, Kfouri publica contribuições de outros autores.
No blog: “Com gols de Chicão (o décimo do zagueiro no campeonato), aos 22, e de Cristian, aos 33, depois de lindo passe de Douglas, ambos no primeiro tempo, o Corinthians passou bem pelo Criciúma, em Santa Catarina”.

28. Kibe Loco
www.kibeloco.com.br
 Reprodução > Considerado por muitos como o principal blog de humor do país, o Kibe Loco, de Antonio Tabet, faz sucesso ao satirizar as “Notícias que vão mudar o mundo” (com todo o conteúdo ou apenas o título) e tecer comentários ácidos no final. As boas montagens de “separados no nascimento” são divertidas. Tabet também é conhecido por popularizar vídeos como o da Dança do Quadrado, já visto 12 milhões de vezes no YouTube.
No blog: “Gilberto Gil, Elke Maravilha e Preta Gil falam sobre a vitória de Obama nos EUA”. E o comentário de Tabet: “Nada como uma opinião abalizada, não é mesmo?”.

29. Lá em casa
bloglaemcasa.com.br
Evelyn Müller > O nome traduz o espírito intimista do blog da revista Casa e Jardim, da Editora Globo. Em tom de conversa de amiga, a diretora de redação Simone Quintas – agora, de licença-maternidade, substituída pela produtora Pixu – fala como aproveitar os espaços e mostra como ela e suas amigas se saem quando decoram a própria casa. É uma mistura de idéias no estilo “faça você mesma” com uma atualização dos álbuns de referências das moças prendadas de antigamente.
No blog: “Em dia de festa deixar apenas uma toalhinha de mão no lavabo é um problema… toda hora tem que trocar ou tem que encarar aquela toalhinha nojenta… Fui na casa de uma amiga e achei a solução que ela deu bem legal. Um cesto em cima da pia com várias toalhinhas enroladas e no chão outro para jogar as sujas”.

30. Lilian Pacce
www.lilianpacce.com.br
 Reprodução
> O blog da jornalista e crítica de moda Lilian Pacce, apresentadora do GNT Fashion, traz as últimas novidades e tendências, além de antecipar detalhes e fazer um balanço de desfiles. Tem entrevistas e histórias curiosas de modelos e indica bazares, promoções e eventos de moda.
No blog: “O Rio Summer foi um sucesso, a começar pelo show inspirado de um Caetano Veloso intimista, passando por uma Bebel Gilberto cheia de bossa, 15 desfiles e um luau. Mais um Valentino mega-escoltado, uma Alice Dellal seminua, uma Natalia Vodianova em desfile off-catwalk...”.

Revista Época
31. Luis Nassif
www.luisnassif.com.br
 Reprodução > O blog de Luis Nassif é a favor de idéias desenvolvimentistas, contra a política de juros do Banco Central e contra Daniel Dantas. Em geral, defende a ampliação do papel do Estado na economia. Seus leitores participam de uma grande comunidade. As contribuições mais relevantes, de temas variados como políticas públicas, música e economia, costumam ser publicadas.
No blog: “Pensei na música mais linda que pude, fui na Comunidade e estava lá. (...) Fiquem com ‘Eu não existo sem você’ – uma homenagem do Tom Jobim ao FHC e ao Lula, que não vivem um sem o outro”.

32. Manual do Cafajeste
www.manualdocafajeste.com
 Reprodução > Tudo o que as mulheres querem saber sobre o que está na cabeça dos homens – e o melhor, contado por um homem que se diz cafajeste. O Cafa, autor do blog, responde a dúvidas femininas (e algumas masculinas também), dá dicas de sexo e diz com todas as letras o que pensa sobre um relacionamento. Fala de suas “piriguetes” (para ele, as mulheres que não se valorizam, são facilmente manipuladas e que consideram o dinheiro e a aparência física os maiores atrativos) e das “mulheres-lanchinho” (para ele são as garotas que topam sair de vez em quando com os mesmos homens apenas para sexo).
No blog: “Acho que todo mundo já identificou essa onda de mulher beijar mulher na balada. E pra mim isso era só uma modinha entre as garotas pra fazer graça para os homens, já que 90% deles têm tesão em ver duas mulheres se pegando”.

33. Marcelo Tas
marcelotas.blog.uol.com.br
 Reprodução > O blog de variedades de Marcelo Tas faz mais que repercutir o programa CQC, que ele apresenta com um time de humoristas na TV Bandeirantes. Tas escreve sobre política e problemas sociais de forma simples e instigante, com assuntos polêmicos e imagens bem selecionadas. Com isso, a participação dos leitores em debates nos comentários é alta.
O blog não é fonte de notícias, mas repercute os principais acontecimentos da semana em seus artigos. No ano passado, foi eleito pelo júri da rede alemã Deutsche Welle como o melhor blog em português e pelo público como o melhor blog.
No blog: “Tá cheio de gente louca para injetar um pânico geral com a crise. Mas pergunto a vocês: nós, que já somos sobreviventes de outras crises muito mais graves: ditadura, Sarney, Itamar, Collor, FHC, Lula... não temos condições de encarar mais uma crisezinha sem medo?”.

34. Meio Bit
meiobit.pop.com.br
Shutterstock > Um dos pioneiros entre os blogs de tecnologia no país, o Meio Bit é o lugar certo para quem gosta de novidades, internet e novos produtos eletrônicos. Além das notícias, o blog dá dicas práticas de como personalizar o celular, converter arquivos ou remapear o teclado do computador que você comprou fora do Brasil, por exemplo.
O blog ainda tem um fórum e um canal dedicado a games, com resenhas e novidades.
No blog: “O ano que vem por aí não parece animador para o mercado de celulares. As previsões são desanimadoras e a maioria dos analistas espera um crescimento mundial de apenas 3%, tanto no fechamento deste último trimestre como em 2009, bem menos que os 10% atingidos nos últimos anos”.

35. Miriam Leitão
oglobo.globo.com/economia/miriam
 Reprodução > O blog da jornalista da TV Globo Miriam Leitão discute novidades da área econômica. Tem material diário com análises sobre taxa de juro, o sobe-e-desce das Bolsas pelo mundo e temas de macroeconomia. Reproduz suas colunas de jornal, TV e rádio.
No blog: “Apesar de a última reunião ter sido apresentada como uma ‘parada técnica’ daquele ciclo de alta de taxas de juros, o Banco Central não deve elevar os juros mesmo com as pressões inflacionárias da alta da taxa de câmbio. Essa é a leitura que vários economistas estão fazendo da ata do Copom e de outros sinais dados pelo Banco Central”.

36. Mulheres Guerreiras
mulheresguerreiras.blog.terra.com.br
 Reprodução > Quando terminou sua tese de mestrado sobre a doação de leite materno, a nutricionista brasiliense Lucienne Alencar percebeu que havia necessidade de divulgar as dificuldades que as mães enfrentam para doar o leite que sobra da amamentação. Com a experiência que tinha do trabalho em bancos de leite, há cerca de um ano ela criou o Mulheres Guerreiras – Doação de leite humano: um desafio à vida. Penou um pouco para aprender a publicar no blog e ainda gasta horas para produzir o conteúdo de um post. “Não consigo atualizá-lo sempre, mas procuro escrever próximo de datas comemorativas, como a semana de aleitamento materno”, diz. A relevância de seu blog está na prestação de serviço à sociedade. Para Lucienne, que trabalha na Secretaria de Estado de Saúde do DiNo blog: “1º de outubro – Dia Nacional de Doação de Leite Humano. Doadoras são mulheres-mães solidárias com outras mulheres-mães e seus filhos e se dispõem a doar o excesso do seu leite. Assim salvam vidas!”strito Federal, a doação de leite amplia o conceito da maternidade, somando o carinho que as pessoas têm pelas crianças. Surpresa com a aceitação do Mulheres Guerreiras, ela não esperava que seu blog pudesse figurar entre os primeiros no ranking do Blog Blogs, uma espécie de ranking dos principais blogs nacionais.

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.