15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os blogs nacionais que você não pode perder (3)

Revista Época
37. Oficina de Estilo
oficinadeestilo.com.br
 Reprodução
> Dicas de moda, tendências vistas em desfiles internacionais, sugestões de liquidações e bazares. As consultoras de imagem Fernanda Resende e Cristina Gabrielli reúnem no Oficina de Estilo muitos dos conselhos que dão a suas clientes. Ensinam a compor looks básicos ou elaborados, sem deslizar em combinações erradas – no dia-a-dia, no trabalho, à noite.
No blog: “A gente nunca fala muito de jeans por aqui. Talvez porque sempre é a primeira opção de quase todas as mulheres...”

38. Papel Pop
www.papelpop.com
 Reprodução > Há dois anos no ar, o Papel Pop, do jornalista Phelipe Cruz, tem como tema as celebridades daqui e, principalmente, de fora. Diz o autor: “Papel Pop pode ser definido como a cobertura jornalística feita de forma bem-humorada do mundo do entretenimento”. Madonna e Britney Spears estão entre as mais destacadas.
No blog: Tara Reid sempre nos surpreende. Ela tem corpo flácido, barriga xexelenta, gelatinosa, mas nem se importa em ser fotografada de biquíni na praia. A atriz não se preocupa em usar um maiô para cobrir tudo. Tara também nunca foi de burca para a praia – essa seria a melhor opção para o caso dela”.

39. Papo de Homem
papodehomem.com.br
 Reprodução
> O Papo de Homem é uma espécie de revista masculina na blogosfera. Um grupo de blogueiros escreve sobre comportamento, sexo, carros, futebol, gastronomia. Tem espaço para saúde masculina, finanças pessoais e um cantinho feminino, o Ladies room, onde só mulheres escrevem. E, claro, há fotos de belas mulheres, como as que o blogueiro Guilherme Valadares fez no Salão do Automóvel, em São Paulo. O blog tem um fórum com boas discussões de leitores.
No blog: “On the Road: 63 músicas que você deveria escutar – Mais um post em nosso projeto semanal de música. Agora a lista das músicas para ouvir no carro, seja pisando fundo ou apenas apreciando a viagem”.

40. Paulo Coelho
colunas.g1.com.br/paulocoelho
 Reprodução > No blog de Paulo Coelho, os leitores encontram pílulas diárias de auto-ajuda. São mensagens curtas, que podem ou não ter um tema sugerido, mas que costumam passar uma mensagem positiva ou motivadora. Às vezes o escritor se dedica a posts maiores, como num texto sobre a vida das modelos, parte das pesquisas para escrever o livro O Vencedor Está Só.
No blog: “O medo não é sinal de covardia. Muito pelo contrário, é ele que nos dá possibilidade de agir com bravura e dignidade diante das situações da vida. Quem sente medo e, apesar disso, segue adiante, sem deixar-se intimidar, está dando uma prova de valentia. Quem, entretanto, enfrenta situações arriscadas sem dar-se conta do perigo, demonstra apenas irresponsabilidade”.

41. Pedro Doria
pedrodoria.com.br
 Reprodução > Pedro Doria é blogueiro desde os tempos do NoMínimo, um portal de blogs. Seus textos, hoje mais voltados para a política americana porque ele mora nos Estados Unidos, tratam de temas variados. Como “Uma mulher às segundas”, “Uma estante às quintas” e “Open Thread”, um espaço para discussão aberta entre leitores.
No blog: “Acontece que o discurso republicano tem um motivo de ser: foi cuidadosamente construído, ao longo das últimas décadas, para atrair eleitores e fontes de financiamento eleitoral. Se o governo Bush optou por ignorar, e por vezes fazer graça, do Aquecimento Global, é porque a indústria petrolífera é uma importante fonte de recursos de seu partido”.

42. Pensar Enlouquece
www.pensarenlouquece.com
 Reprodução > Um dos primeiros blogs a ganhar destaque, o Pensar Enlouquece é comandado por Alexandre Inagaki. Seus textos são mais longos, sobre temas variados. Inagaki escreve crônicas e discute literatura, quadrinhos e música, mídias digitais e a blogosfera.
No blog: “Ainda me lembro. O país havia sido contagiado por uma insônia voluntária coletiva. Era madrugada no Brasil, mas era visível a luz azulada em muitas das janelas de casas e apartamentos. Na madrugada do dia 30 de outubro de 1988, eu vi Ayrton Senna da Silva conquistar pela primeira vez o título mundial de Fórmula 1 no Grande Prêmio do Japão”.

Revista Época
43. Querido Leitor
queridoleitor.zip.net
> Rosana Hermann, escritora, roteirista e apresentadora de TV, é uma blogueira compulsiva. Está sempre conectada e posta em seu blog muito do que vê durante o dia (da hora que acorda até o momento de dormir), sem um tema determinado. Seus posts costumam ser curtinhos e cheios de links e sempre terminam com “um beijo, um browse e um aperto de mouse”.
No blog: “O mundo está lotado de balelas assim como nossas caixas postais estão repletas de spam. A somatória das balelas, erros, enganos, confusões e enganações forma o grande oceano da ‘pirataria do conhecimento’. São as coisas que temos por verdadeiras, mas que não são verdadeiras porque estão erradas”.

44. Reinaldo Azevedo
veja.abril.com.br/blogs/reinaldo
 Reprodução > Ligado à revista Veja, este blog se tornou uma referência para a comunidade daqueles que não gostam do governo Lula, do PT e das idéias esquerdistas de modo geral. Tio Rei, como o autor se intitula, costuma discutir o noticiário político e assumir posições sobre quase tudo – das células-tronco à MP dos bancos. Pode-se discordar dele, mas é difícil ficar indiferente.
No blog: “O Itamaraty resolveu seguir a dica deste blog, não é? Eu havia comentado que Barack Obama estava ignorando Lulovsky Apedeutaoba e recomendei: ‘O Itamaraty tem de dar um jeito de isso não passar de hoje’. E o ministério agiu. Telefonou para a assessoria do presidente eleito”.

45. Ricardo Freire
viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/viaje-na-viagem.shtml
 Reprodução > Ricardo Freire, colunista de ÉPOCA, é um turista profissional. Seu blog dá dicas fundamentais para quem planeja viajar. Freire está sempre atento a melhorias ou problemas com os destinos, sobretudo os brasileiros. Nos posts de fórum, os leitores pedem e compartilham informações como hotéis bons e baratos pelo mundo, roubadas para evitar em viagens e lugares imperdíveis.
No blog: “Mesmo se a Bahia não tivesse praias ótimas, eu continuaria indo só por causa das caipiroskas. A Bahia é tão caipiroskamente evoluída que a gente nunca vai poder dizer que já experimentou de tudo”.

46. Sedentário e Hiperativo
www.sedentario.org
 Reprodução > Cultura pop e variedades é a fórmula do Sedentário. O blog replica muito conteúdo de destaque na internet, com fotos e vídeos. Os posts vão de tatuagens de famosos a bizarrices. Os cinco autores têm estilos bem diferentes, o que dá ao Sedentário uma boa mistura.
No blog: “Claro que não devemos generalizar, mas esse flagrante registrado em que uma professora chinesa parece tentar disciplinar com um rigor exagerado a molecada é meio preocupante”.

47. Sexpedia
blogsexpedia.com.br/colunasexpedia
 Reprodução > Sexo é o tema central do Sexpedia, comandado pela jornalista Fernanda Colavitti, da revista Galileu. Em tom bem-humorado e divertido, ela mostra propagandas inusitadas de motel, vibradores, discussões que vão de depilação íntima feminina a pesquisas e lingerie.
No blog: “Roteiros toscos, diálogos péssimos e cenários ruins. Os filmes ‘PG Porn’ seguem a fórmula básica dos filmes pornôs, com uma exceção: o sexo. Os criadores da série usam todos os clichês, mas sem as cenas de sexo. O resultado é muito divertido”.

48. Tecnozilla
tecnozilla.info
 Reprodução > Que tal receber duas propostas de trabalho aos 15 anos? Parece surreal demais? Pois o blogueiro gaúcho Júlio Câmara, que tem só 15 anos, teve um convite de uma empresa paulista e de outra carioca. Não pôde aceitar a proposta paulista porque ainda não tem 16 anos! Ele afirma que se sentiu um pouco frustrado, mas pretende ficar mais um tempo em Porto Alegre. É de lá que, há cerca de dois anos, escreve seus blogs. Tem dois. O principal é feito em conjunto com outros blogueiros espalhados pelo país, o Tecnozilla. Especializado em tecnologia, passou por mudanças recentes e tem pouco mais de quatro meses. Para manter o blog sempre atualizado, Júlio diz dedicar dez horas por dia a ele. Estuda pela manhã e passa tardes e noites em frente ao computador. Assina alertas de 800 sites e blogs. “Filtro pelos títulos, mas sei que assim corro o risco de fazer o mesmo que julgar um livro só pela capa”, afirma. Com banners e posts patrocinados, Júlio consegue juntar algum dinheiro. Além disso, conserta computadores e configura redes domésticas. Júlio conhece outros blogueiros de sua idade, mas nenhum outro que encare o blog como um trabalho.
No blog: “A Google assumiu que o formato do YouTube, que disponibiliza vídeos caseiros e amadores, não é uma boa jogada para faturar. Por isso, no próximo mês, deverá passar a disponibilizar filmes completos para os seus usuários”.
PRECOCE
Júlio Câmara tem 15 anos e mantém um blog de tecnologia. Passa dez horas por dia trabalhando nele

49. Te Dou um Dado?
tedouumdado.virgula.com.br
 Reprodução > Fofocas ácidas e debochadas de celebridades, principalmente brasileiras, estão no blog comandado por Ana Paula Barbi, a Polly, Diego Ferreira, o Didi, que apresenta o programa Gay Show na MTV, e por Alessandra Siedschlag, a Lele. O trio é afiado, e o blog recebe cerca de 80 mil visitantes por dia – uma prova de que destilar veneno sobre os outros atrai muita gente. O nome do blog foi inspirado num diálogo da apresentadora Luciana Gimenez com uma prostituta.
No blog: “Uma das coisas que a gente mais admira em Luana Piovani é que a nega não perde tempo. A atriz foi vista ontem aos beijos com um exemplar do show business brasileiro que carinhosamente categorizamos como ‘exs de Ivete”.

49. Update or Die
www.updateordie.com
 Reprodução > O Update or Die é praticamente uma revista de variedades atualizada constantemente com posts nacionais e internacionais (em português). Tem textos sobre: tecnologia, música, gastronomia, design, publicidade, moda etc. Isso porque o blog é abastecido com conteúdo produzido por cerca de cem pessoas (os Updaters).
No blog: “Os tênis customizados (deve ter um nome mais hype mas eu não sei) vieram mesmo para ficar. O Nike Lobster Dunk é hilário. É um par de lagostas vermelhas e escaldantes, com direito a um estiloso elástico azul para se colocar na ponta do tênis, como aqueles que se colocam nas garras das bichinhas em restaurantes”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.