15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

sexta-feira, novembro 28, 2008

Sofrimento das pessoas em Santa Catarina comove o Brasil.

Não vou fazer nenhum post para transcrever notícias. Televisões (principalmente), rádios, jornais e revistas estão fazendo uma maciça cobertura da tragédia que se abateu sobre diversas regiões de Santa Catarina.
O que se requer agora é um esforço de solidariedade de todos os brasileiros que prezem a cidadania em favor do povo sofrido daquele estado irmão.
O que se vê nas televisões não chega a dez por cento da realidade. Mortes brutais, famílias inteiras trucidadas, patrimônios de uma vida inteira arrastados pela lama e infelicidade para todos os lados que se olhe. O próprio retrato do inferno dantesco.
Postei três gráficos que copiei da Folha de São Paulo de ontem (27/11) no sentido de situar os leitores do blog no sentido de poder contribuir com a corrente de generosidade que está criada por todo o país; também coloquei dois vídeos (do UOL Notícias) que dão uma pálida idéia do sofrimento daquelas famílias.
  • Mapa de Santa Catarina situando as áreas atingidas. Já é uma informação ultrapassada, mas dá para ter uma idéia da contundência da catástrofe. Vejam a abrangência dos eventos e o número de mortos e desabrigados que ainda está longe daquele que vai aparecer no final.
mapa enchentes

  • Um gráfico explicando as dificuldades de se levar ajuda às regiões atingidas onde a fome e as doenças e epidemias começam a grassar.
logística

  • Banner orientando como as pessoas podem participar do esforço de ajuda às populações vitimadas.
como ajudar
*
  • Dois vídeos copiados do UOL notícias que dão uma idéia do impacto de abandono, tristeza e miséria que cerca aquelas pobres famílias.

.




Nenhum comentário:

Postar um comentário