||| 29 de maio DE 2026 ||| 6ª feira ||| Dia Internacional dos Mantenedores da Paz das Nações Unidas ||| “Tudo parece impossível até que seja feito.” ― Nelson Mandela |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Internacional dos Soldados da Paz das Nações Unidas celebra-se anualmente a 29 de maio e presta homenagem a todos os homens e mulheres que participam nas missões de paz da ONU em diferentes regiões do mundo. Quem são os Soldados da Paz? Conhecidos popularmente como “capacetes azuis”, os soldados da paz integram forças militares, policiais e civis que atuam sob a coordenação das Nações Unidas. O seu principal objetivo é contribuir para a estabilidade em regiões afetadas por conflitos armados, violência ou crises humanitárias. Estes profissionais trabalham frequentemente em condições extremamente difíceis, enfrentando elevados riscos enquanto procuram proteger populações civis e apoiar processos de reconstrução, mediação e reconciliação. Missões de paz no mundo Atualmente, milhares de capacetes azuis encontram-se destacados em várias regiões do mundo, participando em diferentes missões de manutenção da paz. Estas operações têm como objetivos: proteger civis em zonas de conflito; apoiar processos de cessar-fogo; monitorizar acordos de paz; promover os direitos humanos; auxiliar na reconstrução de instituições locais. As missões das Nações Unidas desempenham também um papel importante na assistência humanitária e no apoio às populações deslocadas por guerras ou catástrofes. soldados de paz em missão Origem das missões da ONU As primeiras missões de manutenção da paz da ONU tiveram início em 1948, no contexto dos conflitos no Médio Oriente. Desde então, estas operações evoluíram significativamente, tornando-se uma das principais ferramentas internacionais para a prevenção de conflitos e promoção da estabilidade global. Reconhecimento internacional Pelo seu contributo para a paz e segurança internacionais, as forças de manutenção da paz das Nações Unidas foram distinguidas com o Prémio Nobel da Paz em 1988. A distinção reconheceu o esforço contínuo dos capacetes azuis na promoção da cooperação internacional, da proteção dos direitos humanos e da resolução pacífica de conflitos. (https://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-dos-soldados-da-paz-das-nacoes-unidas/)

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mohandas Karamchand Gandhi (Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Deli, 30 de janeiro de 1948), mais conhecido como Mahatma Gandhi ("Venerável Gandhi", sendo Mahatma um título), foi um advogado estadista, líder espiritual e ativista indiano. Considerado também um líder religioso, além de nacionalista, anticolonialista e especialista em ética política indiana. Ficou conhecido por ter empregado a resistência não violenta para liderar a campanha bem-sucedida pela independência da Índia do Reino Unido e, por sua vez, por inspirar movimentos pelos direitos civis e pela liberdade em todo o mundo. O título honorífico Mahātmā (do sânscrito: "de grande alma", "venerável"), aplicado-lhe pela primeira vez em 1914 na África do Sul, é agora usado em todo o mundo. O aniversário de Gandhi, 2 de outubro, é comemorado na Índia como Gandhi Jayanti, um feriado nacional e em todo o mundo como o Dia Internacional da Não Violência. Gandhi nasceu e foi criado em uma família hindu no litoral de Guzerate, oeste da Índia, e se formou em Direito no Inner Temple, Londres, Inglaterra. É comumente — embora não formalmente — considerado o Pai da Pátria indiana, também chamado de Bapu (Guzerate: carinho por pai, papa). Seguia o princípio da não violência incorporado à desobediência civil, e empregou pela primeira vez a desobediência civil não violenta como advogado expatriado na África do Sul, na luta da comunidade indiana pelos direitos civis. Após seu retorno à Índia em 1915, começou a organizar camponeses, agricultores e trabalhadores urbanos para protestar contra o imposto sobre a terra e a discriminação excessiva. Assumindo a liderança do Congresso Nacional Indiano em 1921, Gandhi liderou campanhas nacionais para várias causas sociais e para alcançar o Swaraj ou o autogoverno. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Mahatma_Gandhi}

 

imagem

imagem

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia 14 de outubro - Morre, na França e no exílio, a Princesa Isabel (1921)

14 de Novembro

Portal Terra
O Brasil nas urnas

Em 14 de novembro de 1982, ocorre a primeira eleição legislativa brasileira após 20 anos de regime militar. O PDS elegeu doze governadores e a oposição, dez, embora tenha ficado com os Estados mais importantes. O período autoritário estava chegando ao fim. Começava o projeto Diretas Já.

1765 - Nasce Robert Fulton, construtor do primeiro barco a vapor comercial.
1889 - A jornalista Nellie Bly começa, com carros e aviões, sua viagem ao redor do mundo que dura cerca de 80 dias.
1889 - Nasce Jawaharlal Nehru, que se tornaria primeiro-ministro da Índia.
1900 - Dr. Landsteiner, um cientista austríaco, descobre que existem diferentes tipos de sangue e os classifica como A, B e C.
1904 - A Escola Militar do Rio de Janeiro adere à revolta popular contra a vacinação obrigatória para a prevenção da varíola.
1906 - Em 130 anos, o norte-americano Theodore Roosevelt visita o Panamá e passa a ser o primeiro presidente norte-americano a visitar um país estrangeiro.
1913 - Publicação do primeiro volume da obra de Marcel Proust Em Busca do Tempo Perdido.
1918 - Tomas Massarick é eleito o primeiro presidente da Checoslováquia, país recém-formado que fora constituído por checos e eslovacos.
1922 - Diversos tremores de terra provocam a morte de mais de duas mil pessoas no Chile.
1925 - A primeira exposição de pinturas surrealistas é aberta na Galeria Pierre Loeb, em Paris.
1930 - É criado o Ministério da Educação no Brasil.
1936 - O governo alemão declara nulo o tratado de Versalles.
1940 - Segunda Guerra Mundial: a aviação alemã destrói Coventry, no Reino Unido.
1949 - A convenção estadual do PTB lança a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República.
1960 - Cuba se retira do Banco Mundial.
1972 - Pela primeira vez, o índice da bolsa de valores norte-americana Dow Jones ultrapassa os 1000 pontos fechando em 1003,16.
1975 - É firmada a declaração de Madrid, entre Espanha, Marrocos e Mauritânia, na qual a Espanha abandona o Saara.
1979 - Após sete anos de proibição da censura, o filme O último tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, é liberado sem cortes.
1982 - Realizada a primeira eleição legislativa no Brasil após 20 anos de regime militar.
1988 - O brasileiro João Baena Soares é reeleito por unanimidade, secretário geral da OEA.
1990 - Alemanha e Polônia fecham o tratado que fixa a linha Oder-Neisse como divisória entre os países.
1994 - O palmeirense Robson Arten, de 26 anos, morre atropelado durante um conflito entre torcedores palmeirenses e corintianos que saíam de um jogo no Morumbi, em São Paulo.
1999 - Morre o compositor e sambista carioca Zé Kéti.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

Wikipédia
14 de Novembro
é o 318º dia do ano no calendário gregoriano (319º em anos bissextos). Faltam 47 para acabar o ano.

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.