||| 30 de setembro DE 2026 ||| 4ª feira ||| Dia da Secretária ||| # Reflexão: “É melhor conquistar a si mesmo do que vencer mil batalhas". -- Buda . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Thomas Jefferson (13 de abril de 1743 – 4 de julho de 1826) foi um Pai Fundador e o terceiro Presidente dos Estados Unidos, atuando de 1801 a 1809. Ele foi o segundo vice-presidente sob o mandato de John Adams de 1797 a 1801. Jefferson foi o principal autor da Declaração de Independência e um defensor fundamental do republicanismo e dos direitos humanos. Jefferson nasceu na classe de latifundiários da Colônia da Virgínia. Durante a Revolução Americana, ele representou a Virgínia no Segundo Congresso Continental, que adotou unanimemente a Declaração de Independência. A defesa de Jefferson pelos direitos individuais, incluindo a liberdade de pensamento, de expressão e de religião, ajudou a moldar os fundamentos ideológicos da revolução. Jefferson atuou como o segundo governador da Virgínia de 1779 a 1781. In 1785, o Congresso o nomeou como Ministro dos EUA na França, onde serviu de 1785 a 1789. O presidente George Washington então nomeou Jefferson como o primeiro secretário de estado da nação, cargo que exerceu de 1790 a 1793. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Jefferson]

 

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia 14 de outubro - Morre, na França e no exílio, a Princesa Isabel (1921)

14 de Novembro

Portal Terra
O Brasil nas urnas

Em 14 de novembro de 1982, ocorre a primeira eleição legislativa brasileira após 20 anos de regime militar. O PDS elegeu doze governadores e a oposição, dez, embora tenha ficado com os Estados mais importantes. O período autoritário estava chegando ao fim. Começava o projeto Diretas Já.

1765 - Nasce Robert Fulton, construtor do primeiro barco a vapor comercial.
1889 - A jornalista Nellie Bly começa, com carros e aviões, sua viagem ao redor do mundo que dura cerca de 80 dias.
1889 - Nasce Jawaharlal Nehru, que se tornaria primeiro-ministro da Índia.
1900 - Dr. Landsteiner, um cientista austríaco, descobre que existem diferentes tipos de sangue e os classifica como A, B e C.
1904 - A Escola Militar do Rio de Janeiro adere à revolta popular contra a vacinação obrigatória para a prevenção da varíola.
1906 - Em 130 anos, o norte-americano Theodore Roosevelt visita o Panamá e passa a ser o primeiro presidente norte-americano a visitar um país estrangeiro.
1913 - Publicação do primeiro volume da obra de Marcel Proust Em Busca do Tempo Perdido.
1918 - Tomas Massarick é eleito o primeiro presidente da Checoslováquia, país recém-formado que fora constituído por checos e eslovacos.
1922 - Diversos tremores de terra provocam a morte de mais de duas mil pessoas no Chile.
1925 - A primeira exposição de pinturas surrealistas é aberta na Galeria Pierre Loeb, em Paris.
1930 - É criado o Ministério da Educação no Brasil.
1936 - O governo alemão declara nulo o tratado de Versalles.
1940 - Segunda Guerra Mundial: a aviação alemã destrói Coventry, no Reino Unido.
1949 - A convenção estadual do PTB lança a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República.
1960 - Cuba se retira do Banco Mundial.
1972 - Pela primeira vez, o índice da bolsa de valores norte-americana Dow Jones ultrapassa os 1000 pontos fechando em 1003,16.
1975 - É firmada a declaração de Madrid, entre Espanha, Marrocos e Mauritânia, na qual a Espanha abandona o Saara.
1979 - Após sete anos de proibição da censura, o filme O último tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, é liberado sem cortes.
1982 - Realizada a primeira eleição legislativa no Brasil após 20 anos de regime militar.
1988 - O brasileiro João Baena Soares é reeleito por unanimidade, secretário geral da OEA.
1990 - Alemanha e Polônia fecham o tratado que fixa a linha Oder-Neisse como divisória entre os países.
1994 - O palmeirense Robson Arten, de 26 anos, morre atropelado durante um conflito entre torcedores palmeirenses e corintianos que saíam de um jogo no Morumbi, em São Paulo.
1999 - Morre o compositor e sambista carioca Zé Kéti.

oxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxoxo

Wikipédia
14 de Novembro
é o 318º dia do ano no calendário gregoriano (319º em anos bissextos). Faltam 47 para acabar o ano.

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.