||| 01 de novembro DE 2026 ||| domingo ||| dia de todos os santos ||| Reflexão: "Todas as grandezas do mundo não valem um bom amigo". --- Voltaire . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Dia de Todos os Santos é celebrado anualmente em 1º de novembro e não é feriado no Brasil. Esta data é dedicada à celebração e homenagem de todos os santos e mártires das igrejas cristãs, garantindo que aqueles que não têm uma data própria de festejo não sejam esquecidos. Ao longo do ano, todos os dias há a comemoração de um santo. Por exemplo, 4 de outubro é o Dia de Francisco de Assis, 28 de outubro é o Dia de São Judas Tadeu, mas há muitos santos que não são conhecidos. Assim, o dia 1 de novembro serve para homenagear esses santos. Santos são pessoas que praticaram o bem, que dedicaram a sua vida pelos outros e, por isso, a Igreja acredita que estejam junto de Deus. A celebração é reconhecida por várias denominações cristãs, como católicos romanos, ortodoxos, anglicanos e luteranos. O Dia de Todos os Santos é celebrado nesta data em todo o ocidente, enquanto nas igrejas do oriente, a comemoração acontece no primeiro domingo após o Pentecostes. Origem do Dia de Todos os Santos A ideia de homenagear todos os santos teria começado por volta do século IV, na Antioquia, quando se recordavam os santos mártires no primeiro domingo após Pentecostes. Nos primeiros anos da Igreja Católica, estima-se que mais de seis mil santos e beatos foram mortos pelos romanos. Mais tarde, no ano 835 d.C., o papa Gregório IV decidiu dedicar o dia 1º de novembro a todos aqueles que tiveram uma vida santa, mas não foram lembrados ao longo do ano, ou mesmo não foram reconhecidos como santos oficialmente pela Igreja. Como o Dia de Todos os Santos é celebrado? O Dia de Todos os Santos não é feriado no Brasil, mas sim no dia seguinte, dia 2 de novembro, que é o Dia de Finados. Em Portugal, o Dia de Todos os Santos é feriado, por isso, é nesse dia que as pessoas aproveitam para visitar as campas dos familiares nos cemitérios. No Peru, o Dia de Todos os Santos é bastante comemorado. Lá, além de visitar as campas dos entes queridos falecidos, os peruanos preparam pratos tradicionais para oferecer de forma simbólica aos mortos. As crianças são vestidas com roupas de festa. Ao encontrar uma criança semelhante a uma falecida, essa família presenteia tal criança com “anjos”. Os chamados "anjos" são pãezinhos típicos ou doce de batata-doce, que são decorados de forma bonita e cuidadosa. De acordo com as tradições da Igreja Católica, após a celebração da Festa de Todos os Santos (Festum Omnium Sanctorum, em latim) em 1º de novembro, celebra-se o Dia de Finados, em 2 de novembro.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Ambroise-Paul-Toussaint-Jules Valéry (Sète, 30 de outubro de 1871 — Paris, 20 de julho de 1945) foi um filósofo, escritor e poeta francês da escola simbolista cujos escritos incluem interesses em matemática, filosofia e música. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Val%C3%A9ry }

 

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Bandeira do Brasil: dia 19 de novembro é o dia de reverenciá-la; Pelé marca seu milésimo gol (1969)



Eventos históricos


Nascimentos


Falecimentos.


Feriados e eventos cíclicos


Esporte



Segurança é fundamental
Em 19 de novembro de 1990, é assinado o Tratado das Forças da Europa, entre os líderes da OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte e do Pacto de Varsóvia. Os signatários do documento deixaram de se encarar como adversários e passaram a considerar a segurança como indivisível.

1493 - Cristóvão Colombo desembarca na ilha de Borinquen, a qual chamou de San Juan Batista, hoje San Juan de Porto Rico.
1882 - Dardo Rocha, governador da província de Buenos Aires, funda a cidade de La Plata.
1889 - Decreto cria oficialmente o Dia Nacional da Bandeira.
1911 - Assassinado o presidente da República Dominicana, o general Ramón Cáceres.
1919 - O Senado americano rejeita o Tratado de Versalhes, que determinava os termos de paz na Europa depois da Primeira Guerra Mundial, e a Liga das Nações.
1933 - Durante uma apresentação na Alemanha, a Orquestra Filarmônica de Londres faz a primeira gravação de um concerto em fita magnética.
1942 - As tropas do Exército Vermelho soviético iniciam um ataque decisivo contra os alemães que estavam em Stalingrado, na Rússia..
1951 - A Grã-Bretanha utiliza, pela primeira vez, um reator atômico para gerar energia.
1969 - Os astronautas da Apollo 12, Charles Conrad e Alan Bean, realizam o segundo pouso de seres humanos na lua.
1970 - Albert Sabin, descobridor da vacina contra a poliomielite, chega ao Brasil para intensificar o intercâmbio científico com os Estados Unidos.
1976 - A Argélia realiza votação para uma nova Constituição e aumenta os poderes para um presidente eleito.
1977 - O presidente egípcio Anuar el-Sadat se torna o primeiro líder árabe a visitar Israel.
1979 - O revolucionário do rock, Chuck Berry, é solto da prisão. Ele havia sido acusado de corrupção fiscal.
1985 - O presidente Ronald Reagan se encontra com o líder soviético Michail Gorbachev em Genebra, Suíça..
1990 - Líderes da Otan e do Pacto de Varsóvia assinam o Tratado das Forças da Europa, acabando com armamentos atômicos. Esse é um dos marcos finais da Guerra Fria.
1992 - O presidente russo Boris Yeltsin anuncia em Seul a decisão do seu país de paralisar a fabricação de submarinos nucleares.
1996 - Uma entrevista histórica ocorre no Vaticano, entre o papa Joao Paulo II e Fidel Castro.

\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/\/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.