15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

domingo, novembro 30, 2008

30 de novembro - Tratado encerrou a Guerra da Independência Americana (1783); Pink Floyd lançou seu "The Wall" (1979); Fernando Pessoa morreu (1935)

30 de Novembro

30 de Novembro é o 334º dia do ano no calendário gregoriano (335º em anos bissextos). Faltam 31 para acabar o ano.
*
Imagem:Washington Crossing the Delaware.png

Washington Crossing the Delaware .[Emanuel Leutze (1816 - 1868)]

*

WIKIPÉDIA

Eventos históricos

Nascimentos

Falecimentos

Feriados e eventos cíclicos

°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

PORTAL TERRA

1878 - Morre o genereal Francisco Linhares Alcântara, presidente de Venezuela.
1919 - Pela primeira vez na França, as mulheres votam em eleições legislativas..
1922 - Manifestação do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães reúne 50 mil pessoas em Berlim.
1930 - Inauguração de vôos comerciais entre Brasil e Estados Unidos pela Pan American Airlines.
1931 - Estréia no Rio de Janeiro o filme Coisas Nossas, primeiro musical longa-metragem brasileiro.
1961 - A União Soviética veta o direito do Kuwait de se tornar membro das Nações Unidas.
1966 - Barbados, um estado insular independente localizado dentro das Pequenas Antilhas, torna-se independente da Inglaterra.
1967 - O Iêmen torna-se independente da Grã-Bretanha.
1995 - Bill Clinton torna-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar a Irlanda do Norte.
1997 - Israel anuncia a retirada parcial da Cisjordânia, após 30 anos de ocupação.

Um comentário:

  1. Deste lado do Atlântico um Abraço.
    Passei por aqui há alguns meses e continuo a frequentar esta sua casa que muito aprecio.
    Devo-lhe um pedido de desculpa!
    O Herbert passou pelo estúdiodosul e fez um comentário muito simpático que não cheguei a agradecer, por isso aqui fica a rectificação.
    Pessoalmente, não considero media aquilo que faço no meu blog como media. Não sou de maneira nenhuma um produtor de conteúdos. Gostaria que fosse um Diário, mas não tenho nem a Disciplina nem o Tempo.
    Os blogs são para mim, por agora um escape emocional por um lado e por outro uma forma de ir praticando a escrita qie se degrada quando não a praticamos.
    Parabéns por este excelente sítio sobre administração e gestão.
    Não sei se sabe mas Fernando Pessoa apesar de muito estudado tem uma faceta que só há poucos anos tem sido divulgada. O de empreendedor e de teórico da administração. Foi um dos primeiros a traduzir os preceitos de gestão de Henry Ford para Português(pelo menos em Portugal)fundou várias empresas e negócios, registou patentes e colaborou com uma revista "Comércio e Contabilidade".
    Um Abraço

    ResponderExcluir