24 DE ABRIL DE 2024 – 4ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Maradona permite-se ser usado como um "factóide" do futebol (argentino).

Podem recostar-se nas poltronas porque vamos assistir mais um triste episódio, ao estilo "dejá vu", por conta desta "montagem" que - lamentavelmente - envolve o ídolo argentino e mundial, Diego Maradona.

Ao se "oferecer" para ser o técnico da seleção argentina de futebol o ex-craque cometeu (mais um) grande erro na sua conturbada carreira extra-campo. Permitiu-se, a exemplo do atual técnico da seleção brasileira, Dunga, ser manipulado pelos cartolas como um simples factóide.

A grande questão é que Maradona não é Dunga. Jamais poderá - ou poderia - ser comparado com o ex-atleta brasileiro que tinha como sua característica principal o chamado "anti-jogo"(sem deméritos para seu valor como jogador nos clubes e na seleção brasileira).

Não tenho a menor dúvida em afirmar que Maradona não irá demorar muito como técnico. Seu histórico não o recomenda como um comandante, como um gerente. Pelo contrário. É uma personalidade única, um superstar, quase uma lenda no futebol. Um dos raros atletas na história que podem querer se comparar com o Rei Pelé (aos leitores argentinos, desculpem o meu "tom brasileiro"). Quem aconselhou Don Diego a postular e aceitar o cargo cometeu um erro e uma maldade. Desconfio que ninguém o tenha orientado e seja coisa da cabeça (?) dele mesmo.

Infelizmente vai sair do episódio menor do que entrou. Manchará sua imagem e irá criar mais tumulto ainda na, já atormentada, corporação do futebol argentino (tal como a brasileira). Não foi por acaso que Pelé jamais cogitou ser técnico de futebol ou político. O nosso Rei é um dos melhores exemplos de quem sabe administrar - e com muita competência - sua imagem e reputação.

Coloco o fato em destaque, no blog, para chamar a atenção dos leitores sobre a "administração da imagem" de cada um.

Sim senhor! Todos, temos uma imagem!

O conceito não se aplica só às pessoas públicas, aos artistas, atletas ou políticos. Eu, você, seus amigos, nossos filhos, todos temos nossas "imagens". Elas são construídas ao longo das nossas existências. Observem que vocês leram existências e não carreiras. É essencial, fundamental, importante, indispensável e necessário, para o equilíbrio de nossas vidas (na plenitude do termo), que nossas imagens sejam bem administradas. E cada um é soberano e solitário para fazê-lo. Um erro, um tropeço uma má decisão e podemos jogar no lixo - literalmente - todo o esforço que tenhamos feito, durante anos e anos, para ganhar o respeito do mundo à nossa volta. A família, os amigos, os colegas de trabalho, de clube e de onde for serão sempre afetados - positiva ou negativamente - pelas oscilações que ocorram em nossas imagens. Já pensou nisso? Não? Então, por favor, reflita e logo .

Mesmo que não saiba ou não tenha consciência, você tem uma imagem. Cuide muito bem dela! Olhe à sua volta com atenção e verá - a cada dia - reputações de pessoas famosas e comuns, até então sólidas e respeitáveis, perdidas - algumas inapelavelmente - pelos erros cometidos por seus "proprietários". É só ler os jornais e revistas ou assistir aos noticiários das redes de televisão. E no mundo inteiro.

Nossa! Escrevi demais? Era só para comentar sobre o erro do grande Diego Maradona ao deixar que sua imagem seja usada pelos eternos "cartolas" do futebol. Espero que os danos causados a ele mesmo não sejam tão profundos que diminuam a sua história como um dos mágicos que o futebol mundial viu desfilar pelos gramados ao longo da história do futebol e do desporto em geral. Espero, sinceramente, estar errado na minha, digamos, profecia.

.
ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.