15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

domingo, novembro 30, 2008

Nana Mouskouri e Demis Rousos.

Sempre foi um mistério para mim que Nana Mouskoury não seja muito conhecida no Brasil. É uma das cantoras mais populares em todo o mundo. Sem exageros. Uma autêntica diva do mundo musical do mais alto nível.
Só a conheci (olha a intimidade do fã...) na época em que surgiram os primeiros CDs; por acaso, quando um amigo me presenteou com um "Nana Mouskoury". Olhei meio desconfiado. Nunca tinha ouvido falar dela. Coloquei o CD, com toda má vontade, naqueles aparelhos 3 em 1 (quem está lembrado?) e foi paixão de primeira vez. A voz pura e maviosa dessa deusa grega simplesmente me enfeitiçou... até hoje.
Na seqüência, sai comprando tudo que encontrava de Nana Mouskoury nas lojas especializadas ( e não encontrava muito); paralelamente procurava saber quem era aquela "desconhecida". Imagine! Ela era, simplesmente, uma das artistas mais conhecidas e requisitadas no planeta. Só depois fui pesquisar sobre ela, pois não havia internet. É isso ai, meus jovens, já houve época nesse planeta que vivíamos sem internet... Dá para imaginar?. Bem, não tenho nem dez por cento dos CDs dela. Na Wikipédia estão listados, como discografia parcial, 172 discos ou CDs e mais 5 concertos gravados em vídeos ou DVDs. Vale dizer que Nana canta em todas - eu disse todas - as línguas mais conhecidas e faladas do mundo. E com perfeição.
Acho que, nos dias de hoje, aqui em nosso país, ainda tem muita gente que não a conhece. Atualmente ela goza daquele prestígio dos artistas que chegaram no topo e só se apresentam em ocasiões muito especiais.
Coloquei dois vídeos colhidos no YouTube. Um, sensacional, em que ela canta com outro grande astro grego, Demis Rousos uma canção, da terra natal (deles), chamada "Aide to malono", linda e alegre como só as músicas gregas sabem ser. No outro vídeo ela interpreta a famosa e histórica canção inglesa "Amazing Grace" em um clip maravilhoso.
Pode confiar nas escolhas feitas. Para quem gosta da boa música são duas pedidas dignas de um belo domingo.





Um comentário:

  1. yo tampoco entiendo por qué Nana Mouskouri sea tan poco conocida en Latinoamerica, considerando que ha grabado varias canciones de nuestra región. En fin, los videos en los que hace duetos con Demis Roussos son una joya!!!

    ResponderExcluir