29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Conheça mais sobre o diabetes

Com este post encerro a participação do blog na campanha do Dia Mundial do Diabetes. Acho que até exagerei nas postagens relativas ao eventos, mas o combate - pela via do esclarecimento - do diabetes merece qualquer excesso. 
Posso falar por experiência própria. Estive no hall de entrada do diabetes. Fiquei enquandrado na "síndrome metabólica" que nada mais é do que o sinal que organismo nos envia avisando que "o próximo passo é o diabetes.
Tenho amigos muito próximos que são diabéticos e posso dizer que não é nada agradável conviver com a doença. Consegui controlar a minha síndrome, depois de um ano de tratamento endocrinológico e estou fora da faixa de risco, mas tenho que manter controle permanente. O diabetes, para quem - como eu - se descuidou nos anos mais "perigosos", não dorme. Ela está sempre pronta para "dar o seu bote".
Por isso me arrisco a saturar o blog no dia hoje. Leiam tudo que lhes chegar à mãoes (e aos olhos) e se informem, até com certo excesso. Divulguem o máximo de informações em seus blogs e bate-papos. A conciência do perigo que representa o diabetes é a melhor defesa contra a doença.

ººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº
.
Dia Mundial do Diabetes

logo_dia_mundial

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo.

Quando e Por Quê?

 Celebrado em 14 de novembro, e visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

Essa campanha global de conscientização, que a cada ano aborda um tema diferente, é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países. É uma iniciativa que reúne líderes de opinião, profissionais da saúde, pessoas com diabetes e o público em geral. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) destaca-se entre as entidades, mobilizando-se de forma muito ativa nos últimos anos.

Cloique nos links abaixo e informe-se sobre o diabetes:


  • ºººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººººº

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.