14 DE JULHO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - DIA DA QUEDA DA BASTILHA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo



José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

dia 21 de novembro: Rei Juan Carlos: assume o trono da Espanha (1975); Fujimori é destituído pelo Congresso Nacional do Peru (2.000)

(clique nas imagens e veja informações diferentes daquelas do texto)


Eventos históricos


Nascimentos

Falecimentos


Feriados e eventos cíclicos

*************************************
.
A queda de Fujimori
Em 21 de novembro de 2000, Alberto Fujimori é destituído do cargo de presidente do Peru. Em setembro, a oposição divulga um vídeo em que o assessor de Fujimori, Vladimiro Montesinos, suborna um deputado da oposição para que ele apóie o governo. Com as evidências, o Congresso o retira do cargo



1783 - Dois inventores franceses, Jean François Pilatre e François-Laurent d'Arlandes, realizam o primeiro vôo num balão de ar quente.
1789 - Carolina do Norte torna-se o décimo segundo Estado norte-americano a ratificar a Constituição dos Estados Unidos.
1830 - Líbero Badaró é assassinado por inimigos políticos. Sua morte agitou a opinião pública e precipitou a saída de Dom Pedro.
1913 - A justiça de São Petersburgo queima manuscritos de Leon Tolstoi.
1916 - Charles I é proclamado imperador da Áustria e rei da Hungria.
1930 - É criado o Ministério do Trabalho no Brasil.
1934 - Morre o escritor brasileiro Coelho Neto, no Rio de Janeiro.
1946 - Harry Truman é o primeiro presidente norte-americano a viajar num submarino.
1947 - Dissolução dos partidos anticomunistas na Polônia e na Hungria.
1949 - A ONU faz um acordo para que se outorgue a plena independência a todas as antigas colônias italianas.
1952 - Firmado o tratado de amizade entre a Espanha e a Costa Rica.
1956 - O general Juarez Távora é preso por 48 horas em sua casa por ter criticado o governo de Juscelino Kubitschek durante um pronunciamento.

1962 - Um show de bossa nova, responsável pelo lançamento do movimento nos Estados Unidos, é realizado no Carnegie Hall, em Nova York. João Gilberto e Tom Jobim participam da apresentação.
1966 - O Brasil estuda o ingresso da China na ONU.
1966 - O Instituto Nacional da Previdência Social (INPS) é criado. Ele seria substituído pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
1973 - A URSS nega-se a participar da repescagem para o Copa do Mundo de futebol. A FIFA exclui o país do torneio.

1975 - A Espanha volta a ter um regime monárquico. O rei Juan Carlos I assume o trono, legaliza os partidos políticos e marca eleições legislativas.
1992 - A Igreja Anglicana da Austrália permite que mulheres se tornem pastoras.
1995 - Os presidentes da Sérvia, Slobodan Milosevic; da Croácia, Franjo Tudjman, e da Bósnia, Alia Izetbegovic, firmam acordo de paz em Dayton.
1995 - A França faz testes nucleares no Pacífico do Sul.



2 comentários:

  1. Oiêee!
    Vim agradecer novamente pelo carinho e ganhando um mimo hoje lembrei-me de você. Sinta-se á vontade para aceitá-lo ou não.
    Beijos e uma sexta cheia de alto astral.

    ResponderExcluir
  2. Aff... cliquei sem ver...sorry!!! segue o link do selinho:

    http://newxereta.blogspot.com/2008/11/mimo-blog-simptico.html

    + beijos

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.