24 DE ABRIL DE 2024 – 4ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Estado Novo - Visite a História do Brasil

.
Aproveitei a oportunidade de - por meio da pesquisa para os eventos históricos de 10 de dezembro (post abaixo) - encontrar o site do Memória Viva e por ele alguns números de "O Cruzeiro"
Nele "descobri" o exemplar, da revista, que foi publicado dois dias antes do golpe do Estado Novo (8 de novembro de 1937), liderado por Getúlio Vargas (capa ao lado).
Não tive dúvidas. Resolvi publicar os itens daquele histórico exemplar para propiciar aos leitores uma "visita" à história, pela via da revista que era o principal veículo de comunicação da época. Algo assim como o Jornal Nacional da Rede Globo, somado às revistas Veja e Época, tudo ao mesmo tempo. Sem exagero.
Cliquem nos links que estão no post e leiam os textos publicado na época. Sintam o clima da ditadura que se instalaria dois dias depois (10 de novembro) quando Getúlio e seus aliados dissolveram o Congresso e promulgaram a constituição de 1937

Getulio - O Presidente Chefe da Revolução
Tendo assumido o commando em chefe das forças nacionaes, sigo, hoje, com meu estado-maior, para a zona das operações. Ás gloriosas forças armadas, esteio das instituições e da dignidade nacional, ás bravas milicias estaduaes,...





O Commandante das Forças do Norte
Juarez Tavora, um ideologo
e um soldado. Um mixto de
Bolivar e de Crowwell, numa
joven encarnação brasileira.
São Paulo acclama a victoria

O povo percorre as ruas
centraes da capital vivando a
Revolução e acclamando os
seus proceres mais eminentes.


°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.