28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os 80 blogs que você não pode perder

(clique na imagem)
Lá vamos nós, de novo, enfrentar a empreitada de postar uma reportagem inteira da revista Época. Me refiro à matéria de capa da semana passada cujo título é "Os 80 blog que você não deve perder" (clique na imagem ao lado).
Quando uma publicação do porte Época produz uma matéria tão longa e a coloca na capa é porque o assunto está na "quente", como se diz hoje em dia. Ou seja, blogosfera é importante.
Como blogueiro não posso desconhecer uma reportagem desse porte. Considerando que nem todos os visitantes e leitores, principalmente a turma que não tempo ou os brasileiros e portugueses que visitam o blog a partir do exterior não lerão a revista ou navegarão pelo seu site, prefiro postar a matéria inteira mesmo que em vários posts. Acho melhor do que colocar os links e "deixar o clique por conta de cada qual". Não é meu estilo e creio, também o de muitos blogueiros e navegantes de blogs e sites. Acho melhor conhecer a matéria toda de uma vez no mesmo post ou seqüência - se ela me interessar - do que estar pulando de link em link para completar a leitura.
Espero que dê certo e agrade aos internautas. Ao final de todos os posts registrarei meu comentário.
(clique no logotipo)


Para visitar o link do infográfico, no site da revista clique neste link . As instruções para manejá-lo estão ao lado da imagem. É interessante e de certa forma inédito entre as publicações semanais brasileiras a utilização deste recurso.

"Nas últimas 24 horas, cerca de 900 mil blogs receberam novos posts no mundo todo, em dezenas de idiomas. Textos, fotos, vídeos, quadrinhos. Algo difícil de imaginar quando os simples diários virtuais com relatos cotidianos começaram a ganhar espaço na internet, há dez anos. Era até inusitado dizer que se tinha um. O cenário mudou radicalmente. Hoje existem 133 milhões de blogs no mundo. A facilidade de criá-los foi fundamental para ampliar as possibilidades de expressão. Isso permitiu a publicação de uma quantidade imensurável de conteúdo. Os blogs não se tornaram apenas mais numerosos: eles deixaram o universo alternativo e ganharam influência nas mais variadas áreas. Um simples post pode fazer estourar a venda de um produto eletrônico ou mantê-lo para sempre no fundo do estoque de uma empresa. Pode mostrar como um político age nos bastidores de uma campanha eleitoral. Ou inaugurar uma ação viral de denúncia capaz de fazer cair o valor das ações de uma grande multinacional. Não existe limite para o conteúdo da blogosfera. Os principais blogs, incluindo muitos brasileiros, têm equipes para criar conteúdo. Blogueiros amadores têm se tornado profissionais – e postado compulsivamente – para se manter com anúncios publicitários e patrocínios.
Num universo tão grande, como distinguir os milhões de blogs poucos inspirados daqueles que você nunca mais vai conseguir viver sem ler? ÉPOCA pediu ajuda a 25 dos principais blogueiros do país. Cada um mandou seus 14 blogs preferidos. Juntamos à lista as indicações dos especialistas da redação. Das duas centenas de blogs, peneiramos os mais votados, os mais surpreendentes, os mais legais. Ficaram 50 brasileiros e 20 internacionais. Além dos nossos, que você já conhece. O resultado não é um ranking. Nosso objetivo não foi montar uma lista dos melhores blogs, mas sim uma espécie de guia de navegação pela blogosfera.Os blogs foram dispostos em ordem alfabética e separados em categorias. A variedade dos assuntos reflete a pluralidade de temas. Para cada blog há um resumo do que é imperdível e um trecho literal, para dar voz aos próprios blogueiros."
.
Blogs nacionais
Blogs internacionais
E os nossos blogs, claro

(continua no post seguinte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.