15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 16 de novembro de 2008

16 de novembro - No Peru, Pizarro derrota e captura Atahualpa (1532); Trotsky, à frente do exercito vermelho põe fim à revolução russa (1917)

(clique nas imagens para ler novas informações)
.
.

Eventos históricos



Nascimentos



Falecimentos


Feriados e eventos cíclicos



.
1870 - As cortes espanholas elegem Amadeo de Saboya para ocupar o trono do país.
1885 - George Eastman, fundador da empresa Kodak, inventa a película de nitrocelulose para imprimir imagens.
1889 - O Governo provisório envia a mensagem a Dom Pedro II, exigindo a retirada da família real do Brasil dentro do prazo de 24 horas.
1894 - Seis mil armênios são massacrados por forças turcas.
1908 - Arturo Toscanini dirige pela primeira vez a Ópera Metropolitana de Nova York.
1917 - Uma vez vitoriosa em Petrogrado, a revolução russa estende-se rapidamente a todo o país.
1918 - O Império Austro-Húngaro é oficialmente dissolvido e é proclamada a República Democrática Húngara.
.
1920 - Fim da guerra civil russa: as forças do general Wrangel são derrotadas pelo Exército Vermelho liderado por Leon Trotski.
1931 - No Brasil, o ministro da Fazenda, J.M. Whitaker, deixa o governo Vargas por não concordar com a queima do estoque regulador de café.
1933 - Os Estados Unidos reconhecem oficialmente a URSS.
1947 - As tropas britânicas retiram-se da Palestina.
1952 - O governo norte-americano anuncia que a bomba de hidrogênio já pode ser utilizada.
1959 - A peça A Noviça Rebelde estréia na Broadway.
1965 - A espaçonave Vênus III, lançada pela União Soviética, atinge seu destino, tornando-se a primeira a aterrissar em outro planeta.
1972 - A Alemanha Oriental indeniza a Polonia em 100 milhões de marcos, destinados as vítimas dos experimentos médicos durante o III Reich.
1977 - Aprovada a inclusão da Espanha no Conselho da Europa.
.
1988 - Benazir Bhutto vence as eleições diretas no Paquistão e torna-se a primeira mulher a governar um país muçulmano.
1992 - O Partido Democrata Trabalhista, formado por ex-comunistas, vence as eleições na Rússia na primeira disputa depois do fim da União Soviética.
1994 - O parlamento da Ucrânia aprova a adesão do país ao tratado de não proliferação nuclear.
1995 - O líder sérvio-bósnio Radovan Karadzic e Ratko Mladic são condenados por genocídio pelo Tribunal das Nações Unidas.
1996 - Refugiados hutus saem do Zaire e retornam a Ruanda, na África, mesmo sob o temor de encontrar suas casas tomadas pelos inimigos tutsis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.